O International Latino Book Awards, prêmio que contempla autores, ilustradores e tradutores de livros lançados em inglês, espanhol ou português, anunciou os vencedores da sua edição de 2023.
Com uma centena de categorias, a 25ª edição da premiação deu à obra Mayra e a floresta viva (Trilha Educacional), dos autores Adriana Kortlandt, Marcelo Capucci e Marcos Linhares, ilustrado por André Cerino, a medalha de ouro na categoria Melhor Livro Infantil em português.Mayra e a floresta viva é o primeiro de uma série de livros infantojuvenis que a um só tempo sublinha e homenageia a riqueza dos saberes, acadêmico e popular, contemporâneo e ancestral. A história apresenta aos leitores um encontro de culturas/mundos, com a proposta de abordar a diversidade cultural brasileira e evidenciar a riqueza de cada um, desde que seja reconhecida como tal e respeitada.
Em Melhor Livro Young Adult, o vencedor foi O grande desafio (InVerso), de Og Maciel. Em Não Ficção, o escolhido foi Eu, na medida de mim mesma: 88 crônicas fantásticas, filhas da pandemia (LiteraturaBR), de Ana Rossi; e em Ficção, o prêmio foi para Paulo Pera e a obra Amigos têm dez contos (Clube de Autores).
O prêmio é produzido pela Empowering Latino Futures (ELF), uma organização sem fins lucrativos fundada em 1997, com sede hoje em Fallbrook, Califórnia. O ILBA é conhecido por seu processo de avaliação rigoroso em que um painel de jurados específicos revisa e avalia as inscrições com base em critérios de originalidade, qualidade literária, relevância cultural e contribuição para a literatura latina.
Todas as categorias, incluindo inglês, espanhol e português foram avaliadas por 221 juízes entre professores, bibliotecários, educadores, jornalistas, membros da REFORMA e Las Comadres – parceiros da premiação.
Clique aqui para conferir a lista completa dos vencedores.