Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 03/10/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Talita Facchini, 03/10/2023

Na manhã desta terça-feira (3), a Audible iniciou oficialmente sua operação no Brasil. Subsidiária da Amazon e uma das principais criadoras e distribuidoras de entretenimento em áudio do mundo, a empresa lança sua plataforma no Brasil com um serviço de assinatura que dá acesso a mais de 100 mil audiolivros globais, incluindo cerca de 4 mil títulos em português, por R$ 19,90 por mês. Os assinantes ainda têm a opção de comprar qualquer um dos outros 500 mil títulos do catálogo adicional com 30% de desconto. Desde 2016 o mercado editorial brasileiro ouve rumores sobre a entrada da empresa no país, mas a construção de um time local começou a tomar forma em maio de 2022 com a contratação de Adriana Alcântara como country manager. A partir daí, a empresa montou equipes de marketing e conteúdo – que hoje conta com 13 pessoas – e iniciou o contato com as editoras brasileiras. Segundo a Pesquisa Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro, e-books e audiolivros representam apenas 6% do mercado editorial brasileiro. Dentro da produção digital, a participação do áudio chegou em 2022 a 12%. “Essa porcentagem é pequena porque até hoje muitos dos principais títulos não estavam disponíveis em áudio. Não havia essa opção”, argumenta Alcântara. Segundo Adriana, o segmento ainda está nos estágios iniciais por aqui e foi preciso entender como o mercado funciona e o padrão dos ouvintes brasileiros antes de começar a operação. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta matéria.

PublishNews, Redação, 03/10/2023

Fachada da Biblioteca Nacional @ ShutterstockEstão abertas as inscrições para a seleção de bolsistas do Programa de Apoio à Pesquisa – Iniciação Científica (PAP-IC), edição 2023, da Fundação Biblioteca Nacional (FBN). A seleção é destinada a alunos brasileiros, natos ou naturalizados, ou estrangeiros com residência e visto permanentes no Brasil, regularmente matriculados em cursos de graduação reconhecidos pelo MEC. Os candidatos concorrerão a bolsas com vigência de até 12 meses e valor total de R$ 6 mil. Os bolsistas selecionados trabalharão presencialmente em projetos de pesquisa desenvolvidos na FBN, sob supervisão de pesquisadores da instituição. O edital busca estudantes com perfil para atividades científicas nos campos de História e Biblioteconomia/ Ciência da Informação, para colaborarem em dois projetos: “Periódicos e literatura: publicações efêmeras e memória permanente”; e “Programa Nacional de Apoio à Pesquisa, 20 anos: um balanço”. As inscrições vão até 1º de novembro. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Guilherme Sobota, 03/10/2023

A Academia Brasileira de Letras realiza nesta quinta-feira (5), a partir das 16h, no Petit Trianon, a eleição para a Cadeira 5 do Quadro dos Membros Efetivos, vaga com a morte do acadêmico José Murilo de Carvalho. Há uma expectativa de que Ailton Krenak seja eleito, embora Mary del Priore e Daniel Munduruku também tenham chances. A disputa suscitou uma polêmica nos jornais entre Krenak e Munduruku, com discordâncias sobre a forma como os dois autores se inscreveram para a mesma vaga. “Espero que o eleito seja eu. Krenak não vai fazer nada pela Academia; pode ser que se encaixe como ativista, para preencher cota”, disse Daniel Munduruku ao Valor, na semana passada. Autor de dezenas de livros infantojuvenis e também ator, ele disse ainda que considerou a inscrição de Krenak uma traição, apontando um acordo que eles teriam feito para que Daniel fosse o primeiro autor indígena na ABL. "É grave o Daniel fazer um comentário desse. Nunca fiz um trato com ele, sequer tomamos um café", disse Krenak à Folha. "Nunca falei com ele sobre Academia Brasileira de Letras. Nunca reivindiquei nada, nunca fiz acordo para nada".

PublishNews, Redação, 03/10/2023

Aclamado pela crítica musical do Brasil e do mundo, um dos artistas contemporâneos mais influentes e completos, Ney Matogrosso participa pela primeira vez do Festival Literário Internacional de Óbidos (Folio), em Portugal, no dia 21 de outubro. Ele vai para o país europeu a convite do Folio, por meio da parceria com o Flipoços – Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, que ocorre no sul de Minas Gerais há 18 anos. A trajetória de sucesso e a ascensão do artista está retratada na biografia escrita pelo jornalista Julio MariaNey Matogrosso – A biografia (Companhia das Letras). Além do artista, o jornalista e biógrafo Julio Maria também estará no Folio, dividindo a mesa com Gisele Ferreira, curadora do Flipoços. Para Ney Matogrosso, este momento da vida tem sido bastante especial e está muito feliz em retornar à Portugal para este encontro literário. “Voltar à Portugal é sempre um prazer muito grande para mim. No Brasil tenho participado de alguns festivais literários. É fora do universo musical, mas ainda assim, eu gosto de estar presente. Esse encontro no Folio de poder conversar com as pessoas, de quebrar aquela distância do palco e a plateia, será um momento especial de me aproximar do público português de outra maneira. É o primeiro festival literário que participarei em Portugal”, enfatiza Ney Matogrosso, em comunicação do Flipoços.

PublishNews, Redação, 03/10/2023

A H1 Editora, empresa do grupo O Novo Mercado, anuncia nesta semana a sua nova identidade visual e a venda de livros nas livrarias físicas com o objetivo de ampliar o perfil do público leitor. O rebranding foi realizado em parceria com a agência VVe. O site da H1 também passará por reformulações, com perfil mais "clean" e organização dos elementos na tela, além de opções de filtragem dos livros por tema ou por autor. A partir do dia 5 de outubro, todo o catálogo de livros da H1 estará disponível também para ser adquirido pelas livrarias físicas de todo o Brasil, além do próprio e-commerce da marca. São obras idealizadas por autores consagrados e referências mundiais em áreas como marketing, negócios, finanças e comunicação. Inicialmente, os livros poderão ser encontrados nas unidades físicas das livrarias Cabeceira e Martins Fontes, localizada na avenida Paulista, em São Paulo, e também na Realejo, em Santos (SP). Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 03/10/2023

Pedro Bandeira © Ayumi YamamotoNesta quinta-feira (5), às 19h, será promovido, pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e pelo Theatro Municipal de São Paulo (Praça Ramos de Azevedo, s/n – São Paulo / SP), mais uma conversa da série Encontros com Autores 2023, que integra a celebração dos 65 anos do Prêmio Jabuti. Desta vez, o papo será com o autor Pedro Bandeira, Personalidade Literária da 65ª edição do Prêmio Jabuti. A mediação será da jornalista Maria Fernanda Rodrigues. Bandeira é um dos mais influentes autores da literatura infantojuvenil brasileira, e é o homenageado do ano por sua contribuição para o mundo literário e seu compromisso em enriquecer a imaginação de leitores de todas as idades. Ao longo de sua carreira, Bandeira escreveu mais de 130 livros, com a venda de mais de 28 milhões de exemplares. Sua dedicação à literatura e a qualidade de suas narrativas renderam-lhe uma série de prêmios além do Prêmio Jabuti, com a obra O fantástico mistério de feiurinha (1986); Troféu APCA; Adolfo Aizen; o da Academia Brasileira de Letras; e da União Brasileira de Escritores, além do reconhecimento pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 03/10/2023

Patrícia Breccia © Divulgação CCXPA quadrinista argentina Patricia Breccia é a mais nova convidada do Artists’ Valley by Bis da CCXP23, conforme revelado pela organização do evento. Em parceria com a Editora Risco, Breccia é a 42ª artista confirmada para a edição de 10 anos do maior festival de cultura pop do mundo. Autora de grandes trabalhos, como Sin Novedad en el Frente, publicado na Fierro entre 1986 e 1987, a artista estará presente todos os dias de Artists' Valley by Bis onde aproveitará para lançar o seu novo quadrinho: O Amante de Lady Frankenstein (Risco), com roteiro de Hernán Migoya. A CCXP23 ocorre entre os dias 30 de novembro a 3 de dezembro. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 03/10/2023

A editora Carambaia, em parceria com a editora Letramento, promove evento para celebrar a nova edição de Pequeno país, de Gaël Faye, e o lançamento de Na companhia de um mais novo, de autoria de Marina Candido. Marcado para esta terça-feira dia 03 de outubro, às 19h na Livraria Megafauna (Av. Ipiranga, 200 – São Paulo / SP), em São Paulo, o encontro terá a participação de Marina Candido e da jornalista e historiadora Paula Carvalho, com mediação de Carolina Ferreira. Pequeno país é o romance de estreia do rapper Gaël Faye. A história se passa em 1993, no Burundi, onde Faye nasceu, e tem fortes traços autobiográficos. Gaby é um menino de dez anos com mãe ruandesa e pai francês que, de repente, vê a corrosão de seu país, destruído pelo conflito entre os tútsis e os hútus, e de sua família. Já Na companhia de um mais novo apresenta uma leitura afrocentrada de Bom dia camaradas, do angolano Ondjaki, e de Pequeno país, de Gaël Faye. A pesquisadora Marina Candido analisa as duas obras, que tratam do tema da infância. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

“Toda a poesia – e a canção é uma poesia ajudada – reflecte o que a alma não tem. Por isso a canção dos povos tristes é alegre e a canção dos povos alegres é triste.”
Fernando Pessoa
Escritor português (1888 - 1935)
1.
Liderança e gestão de alta performance em vendas
2.
Assuma o controle das suas telas
3.
Onde estão as flores
4.
Da Silva: a grande fake news da esquerda
5.
A biblioteca da meia-noite
6.
Mais esperto que o diabo
7.
Minutos de sabedoria
8.
Café com Deus pai - 2024
9.
É assim que acaba
10.
Café com Deus pai
 
PublishNews, Redação, 03/10/2023

Escrito entre 2015 e 2023, O pinguelo rígido – um surto baiano (Exu de dentro) constrói uma polaroide urbana com textos precisos, a partir de cenas que o autor presenciou nas ruas de Salvador, cidade que conhece desde o dia 2 de julho de 1971, quando, vindo do Recife, chegou com sua família para viver no bairro da Liberdade. O lançamento do novo livro de crônicas de Diógenes Moura ocorre em São Paulo, dia 5 de outubro, às 18h30, no A Dama e os Vagabundos Bar (Casa anexa, Rua Camerino, 94 – São Paulo / SP). No livro, entre violência e paixão, o escritor fala sobre o seu incômodo com os turistas e/ou agregados que, vindos em grande parte do Sudeste do país, chegam à cidade para, em menos de uma semana, se tornarem filhas ou filhos de santo, entre outros detalhes de intimidade perversa e sintomática. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 03/10/2023

Dividido em cinco partes, o Guia do explorador psicodélico (Degustar, 330 pp, R$ 79 – Trad.: J. M. Bertolote), do autor James Fadiman, descreve o uso bem pesquisado de psicodélicos para fazer progredir a busca espiritual, tratamentos, autoconhecimento, psicoterapia e para facilitar a exploração e a invenção científica. O livro inclui ainda um primeiro relato sobre um uso emergente: incrementar o desempenho geral. O livro contém diretrizes para sessões espirituais e científicas, para que as pessoas que escolherem tomar ou oferecer um psicodélico possam fazê-lo com maior segurança e confiança. As diretrizes também podem ser úteis para quem previamente tomou psicodélicos por prazer, obter insights ou sabedoria, ou para quem nunca os tomou. Este livro explora os usos benéficos dos psicodélicos, particularmente do LSD. "Tornar-se mais consciente é seu direito natural", diz a editora no material de divulgação do livro. "Negar acesso a qualquer faceta da realidade em nome da religião, da ciência, da medicina ou da lei não serve nem ao indivíduo nem à sociedade. Sempre que as oportunidades de autorealização são suprimidas ou colocadas em risco de serem perdidas, surge o imperativo moral de protegê-las e restaurá-las. Este livro foi escrito para que certo conhecimento e certas experiências e técnicas para aumentar a conscientização não desapareçam".

PublishNews, Redação, 03/10/2023

A concepção comum da ciência como um sistema algorítmico, regido por rigorosas regras metodológicas, dista muito da realidade. Na realidade, ela é uma busca potencialmente turbulenta, que percorre territórios desconhecidos, trilhando caminhos errados, descobrindo falsas verdades, e enfrentando uma boa dose de fracasso, tudo em busca de um possível sucesso que a aproxime da verdade. A ideia equivocada de uma ciência sempre assertiva e infalível se deve, em grande parte, ao fato de que o processo de pesquisa raramente é revelado em sua totalidade, sendo conhecido apenas o resultado final, especialmente quando é bem-sucedido. E é esse caminho que o neurocientista Stuart Firestein percorre no atraente e agradável Fracasso: por que a ciência é tão bem-sucedida (Unesp, 232 pp, R$ 54 – Trad.: Luiz Antonio Araújo). “Este livro tem fracasso escrito em toda parte”, escreve Firestein. “Literalmente, é claro, mas também metaforicamente. De modo que o fracasso perseguirá este livro e, ocasionalmente, pode vencer uma rodada. Mas, se eu acertar, você entenderá que esses fracassos são uma parte importante do livro, um ingrediente absolutamente necessário. Um livro sobre o fracasso não pode ser uma mera palestra; também deve ser um tipo de demonstração. E agora, mediante um truque de prestidigitação, eu me vacinei pelo menos parcialmente contra o fracasso contando-lhe que o tema do livro é a grande importância dos fracassos. Pensando bem, este também é um tema: que devemos abrir e defender um espaço para o fracasso não catastrófico, um lugar em que o fracasso possa acontecer regularmente.”

PublishNews, Redação, 03/10/2023

Aborrecência? A questão aqui é mais complexa do que simplesmente rebeldia, hormônios em ebulição e muita bagunça no quarto. Depois da puberdade, o cérebro humano passa por uma verdadeira revolução: os neurônios estão se multiplicando (e depois se especializando e fazendo novas conexões), e as áreas relativas à empatia, à previsão de consequências e ao pensamento crítico estão amadurecendo, tudo isso enquanto os jovens estão sob a pressão da sociedade para se dar bem na escola, socializar e se encaixar entre os amigos. Primeiro livro a falar direto com os adolescentes sobre os impactos desta fase da vida na mente, o best-seller A culpa é do meu cérebro! (Rocco, 224 pp, R$ 59,90 – Trad.: Bruno Fiuza) ganha nova edição. No capítulo O cérebro social, a autora Nicola Morgan detalha como as telas do celular são projetadas para satisfazer demandas que dão origem a hábitos incrivelmente difíceis de serem interrompidos, por gerarem uma espécie de sistema de recompensa para o jovem, ávido por construir novas interações. O livro também ajuda a desmontar alguns mitos, como a crença equivocada de que todo o desenvolvimento relevante concentra-se nos primeiros três anos de vida do ser humano.

PublishNews, Redação, 03/10/2023

Esta é a história da célula, a partícula que está no centro da vida e que se acumula e se organiza para possibilitar funções que vão da imunidade à reprodução. É a história do que acontece quando essas estruturas se tornam disfuncionais e prejudicam o próprio corpo, resultando em moléstias dos mais variados tipos ― fratura de quadril, parada cardíaca, Alzheimer, aids, pneumonia, câncer de pulmão, insuficiência renal e artrite. E de como a compreensão do funcionamento celular ― e a manipulação dessas estruturas microscópicas ― significou uma revolução para a medicina. Em A canção da célula (Companhia das Letras, 552 pp, R$ 104,90 – Trad.: Berilo Vargas), Siddhartha Mukherjee combina a história das descobertas científicas, relatos de pacientes e a própria experiência como médico para investigar o que é microscópico como a célula e amplo como as grandes questões que nos afligem. Segundo o Oprah Daily, “A canção da célula combina pesquisa de ponta, conhecimento científico impecável, jornalismo destemido e prosa deslumbrante em um estudo enciclopédico que parece um romance impossível de parar de ler.”

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.