H1 Editora dobra o número de lançamentos e busca faturamento maior e entrada em livrarias
PublishNews, Guilherme Sobota, 16/3/2023
Editora criada em Santos e vinculada a grupo educacional quer expandir base de clientes; modelo de negócio une venda dos livros a conteúdos multimídia

Rodrigo Simonsen, publisher da H1 Editora | © H1
Rodrigo Simonsen, publisher da H1 Editora | © H1
Criada em 2021, em Santos (SP), com uma proposta de unir os lançamentos editoriais a projetos multimídia e de educação, a H1 Editora mira 2023 com objetivo de crescer no mercado, ocupar novos espaços e aumentar seu faturamento. Se em 2022 a editora afirma ter faturado R$9,5 milhões, neste ano a casa pretende mais do que dobrar o número de lançamentos (serão 36 novos títulos, contra 14 no ano passado) e chegar a R$14 milhões.

Outro projeto da editora é a mudança do estoque para um novo galpão próprio, agora no bairro da Lapa, em São Paulo – que ficou pronto nesta semana e já deve começar a operar. O galpão tem capacidade para armazenar até 200 mil livros e vai permitir à editora controlar a operação logística completa, processo antes terceirizado.

Entrar nas livrarias é outro plano da casa para 2023. A mudança de estoque permitiu manejar a operação para vender nas lojas, e não apenas no e-commerce próprio. Os livros devem começar a aparecer na Amazon nas próximas semanas, e para livrarias físicas o plano é priorizar, num primeiro momento, livrarias de rua e de menor tamanho, mas com preocupação em curadoria. "Acho que é uma movimentação interessante, porque são lojas bem preocupadas com o catálogo, e a entrada nesse tipo de livraria casa bem com o projeto da H1", explica Rodrigo Simonsen, um dos fundadores e publisher da editora, ao PublishNews. Os outros fundadores são Ícaro de Carvalho e Jonatas de Figueiredo.

O "projeto" passa por autores consagrados e referências em áreas como marketing, negócios, finanças e comunicação. O modelo de negócio busca oferecer ao leitor cuidado estético e editorial com os livros – volumes com capa dura, papel de alta qualidade, cores – mas também soluções e experiências educacionais relacionadas ao conteúdo, como cursos on-line, podcasts e documentários.

“A H1 Editora inaugura uma nova maneira de se ler livros de negócios", segundo o publisher. "É uma editora que oferece também um acompanhamento de leitura por meio de curso on-line e da comunidade ativa, com acesso gratuito para discussão das obras”.

Entre os títulos já definidos para este ano, está As 22 leis imutáveis do marketing, escrito pela dupla Al Ries e Jack Trout, conhecida pelo livro Posicionamento, referência na área. O livro vem acompanhado por um temporada de podcasts, sobre as relações entre marketing tradicional e digital, com convidados como a psicóloga Amanda Fitas, a jornalista Carol Costa e as empreendedoras Camila Vidal e Marcella Estevs. As entrevistas podem ser conferidas no canal do Youtube da H1 Editora.

A H1 Editora lançará também um curta-metragem narrado por Carlos Henrique Corrêa. O filme apresenta uma carta do marketing para o marketing digital e ficará disponível no canal do Youtube a partir do dia 20 de março.

Em abril, a editora publica seu primeiro livro de um autor brasileiro, do doutor em neurociências e comportamento e professor adjunto da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Álvaro Machado Dias. De futuro em futuro é uma coletânea de ensaios sobre temas relacionados ao futuro (como inteligência artificial e metaverso), sempre com um embasamento científico. A editora também prepara um documentário sobre o autor, colunista da Folha de S. Paulo.

Outros lançamentos previstos para 2023 são o livro de Seth Godin, Aperte a campainha, e Atenção e esforço, livro escrito por Daniel Kahneman, vencedor do Prêmio Nobel de Economia. Um box especial sobre criatividade vai reunir quatro obras e será lançado em agosto. Um dos títulos é 12 notas sobre a vida e a criatividade, do músico e produtor Quincy Jones.

A H1 é um braço editorial do grupo O Novo Mercado, escola de marketing e negócios fundada em Santos e que já atendeu mais de 150 mil alunos.

[16/03/2023 10:48:49]