Pedro Bandeira participa do Encontros com Autores do Prêmio Jabuti
PublishNews, Redação, 03/10/2023
Conversa com o autor faz parte de série de eventos que ocorre até o início de dezembro, e que contará com participações de Aline Bei, Itamar Vieira Jr, Jeferson Tenório e Conceição Evaristo

Pedro Bandeira © Ayumi Yamamoto
Pedro Bandeira © Ayumi Yamamoto
Nesta quinta-feira (5), às 19h, será promovido, pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e pelo Theatro Municipal de São Paulo (Praça Ramos de Azevedo, s/n – São Paulo / SP), mais uma conversa da série Encontros com Autores 2023, que integra a celebração dos 65 anos do Prêmio Jabuti. Desta vez, o papo será com o autor Pedro Bandeira, Personalidade Literária da 65ª edição do Prêmio Jabuti. A mediação será da jornalista Maria Fernanda Rodrigues.

Bandeira é um dos mais influentes autores da literatura infantojuvenil brasileira, e é o homenageado do ano por sua contribuição para o mundo literário e seu compromisso em enriquecer a imaginação de leitores de todas as idades. Ao longo de sua carreira, Bandeira escreveu mais de 130 livros, com a venda de mais de 28 milhões de exemplares. Sua dedicação à literatura e a qualidade de suas narrativas renderam-lhe uma série de prêmios além do Prêmio Jabuti, com a obra O fantástico mistério de feiurinha (1986); Troféu APCA; Adolfo Aizen; o da Academia Brasileira de Letras; e da União Brasileira de Escritores, além do reconhecimento pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Nascido em Santos, São Paulo, em 1942, Pedro trilhou um percurso diversificado antes de se destacar como escritor. Com experiências no teatro, como ator, diretor e cenógrafo, e também na produção de comerciais de televisão, Bandeira iniciou sua incursão na literatura em 1972 com a publicação de suas primeiras histórias infantis. A partir de 1983, dedicou-se integralmente à escrita, marcando o início de uma prolífica jornada literária com O dinossauro que fazia au-au. O ápice de sua carreira ocorreu em 1984, com o lançamento de A droga da obediência, que deu origem à famosa série "Os Karas". Sua versatilidade literária abrange contos, poemas e narrativas de diversos tons, e sua habilidade de envolver leitores de todas as idades, aliada à excelência de suas criações, o consagra como um verdadeiro pioneiro na literatura infantojuvenil.

A mediadora Maria Fernanda Rodrigues é jornalista, repórter de literatura e colunista do jornal O Estado de S. Paulo. É responsável pelas colunas Babel e Um Livro Por Semana. Foi editora do PublishNews e fez assessoria de imprensa para editoras e eventos literários e culturais. É formada pela Universidade Católica de Santos e fez pós-graduação em Semiótica e Psicanálise na PUC-SP.

Os encontros seguirão até o mês de dezembro, com a participação de renomados autores finalistas e ganhadores do Prêmio Jabuti, como Aline Bei, Itamar Vieira Junior, Jeferson Tenório e Conceição Evaristo. Os escritores abordarão temas ligados à Literatura, à criação e à formação do autor e abordarão como produzir obras nos diversos gêneros de ficção e não ficção. O mês de dezembro contará ainda com um encontro especial, com o autor contemplado com o Livro do Ano de 2023.

Confira abaixo a programação completa:

  • 5 de outubro, quinta-feira, 19h – Encontro com Pedro Bandeira – Mediação Maria Fernanda Rodrigues
  • 18 de outubro, quarta-feira, 19h. Encontro com Aline Bei - Mediação de Cláudio Leal
  • 27 de outubro, sexta-feira, 19h. Encontro com Itamar Vieira Junior
  • 16 de novembro, quinta-feira, 19h. Encontro com Jeferson Tenório
  • 23 de novembro, quinta-feira, 19h. Encontro com Conceição Evaristo
  • 7 de dezembro, quinta-feira, 19h. Encontro especial, com o autor contemplado com o Livro do Ano de 2023. Mediação – Hubert Alquéres
[03/10/2023 10:00:00]