Ney Matogrosso é presença confirmada no Festival Literário Internacional de Óbidos 2023
PublishNews, Redação, 03/10/2023
Em parceria com o Flipoços, artista participa pela primeira vez de um festival literário em Portugal

Parceria de Folio e Flipoços leva Ney Matogrosso a Portugal
Parceria de Folio e Flipoços leva Ney Matogrosso a Portugal
Aclamado pela crítica musical do Brasil e do mundo, um dos artistas contemporâneos mais influentes e completos, Ney Matogrosso participa pela primeira vez do Festival Literário Internacional de Óbidos (Folio), em Portugal, no dia 21 de outubro.

Ele vai para o país europeu a convite do Folio, por meio da parceria com o Flipoços – Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, que ocorre no sul de Minas Gerais há 18 anos.

A trajetória de sucesso e a ascensão do artista está retratada na biografia escrita pelo jornalista Julio MariaNey Matogrosso – A biografia (Companhia das Letras). Além do artista, o jornalista e biógrafo Julio Maria também estará no Folio, dividindo a mesa com Gisele Ferreira, curadora do Flipoços.

A biografia apresenta os acontecimentos mais relevantes de 50 anos da vida de Ney, mas é sobretudo um documento que registra a resistência e a resiliência de alguém que quis vencer por meio do trabalho e talento, sem nunca abrir mão de sua dignidade e essência. Sem dúvida, é um outro lado do artista que o público do Folio poderá conhecer: sua timidez fora dos palcos, sem maquiagem, e sem as roupas extravagantes, Ney se apresentará como um “jovem” senhor que ainda ama muito a vida, tem muitos sonhos e faz tudo o que gosta.

Para Ney Matogrosso, este momento da vida tem sido bastante especial e está muito feliz em retornar à Portugal para este encontro literário. “Voltar à Portugal é sempre um prazer muito grande para mim. No Brasil tenho participado de alguns festivais literários. É fora do universo musical, mas ainda assim, eu gosto de estar presente. Esse encontro no Folio de poder conversar com as pessoas, de quebrar aquela distância do palco e a plateia, será um momento especial de me aproximar do público português de outra maneira. É o primeiro festival literário que participarei em Portugal”, enfatiza Ney Matogrosso, em comunicação do Flipoços.

A mesa sería no dia 21 de outubro, às 18h, na Tenda Vila Literária. Após bate papo, Ney Matogrosso e Julio Maria autografam os livros, em parceria com a Livraria Ler Devagar, da Vila Literária de Óbidos.

Mesa “Ney Matogrosso, a biografia” no Folio

Dia 21 de outubro – 18h – Tenda vila Literária – Óbidos, Portugal, com as presenças do artista Ney Matogrosso e Julio Maria, biógrafo. Mediação Gisele Ferreira, curadora do Flipoços.

Fotos Bruno Alves

[03/10/2023 09:48:08]