Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 22/08/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Guilherme Sobota, 22/08/2023

Depois de uma juíza de São Paulo ter concedido uma ordem de despejo sobre o imóvel da Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2073, São Paulo / SP), o Tribunal de Justiça de São Paulo suspendeu a decisão até que o recurso da empresa sobre a sua falência seja julgado no plenário do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A juíza cita uma dívida de R$15 milhões de aluguel com a empresa Bombonieres Ribeirão Preto Ltda, que foi quem pediu o despejo. "A Recuperação Judicial não pode significar blindagem patrimonial das empresas em recuperação, notadamente perante os credores que não se sujeitam ao concurso de credores", diz a primeira decisão. "Não há qualquer razão jurídica ou econômica que justifique a manutenção das Recuperandas no imóvel em referência. Portanto, autorizo a desocupação das Recuperandas do imóvel situado na Avenida Paulista, nº 2.073, Conjunto Nacional, nesta Capital", diz outro trecho. No TJ, entretanto, o despejo foi barrado em razão do julgamento que corre no STJ sobre a falência da empresa. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Guilherme Sobota, 21/08/2023

A Sabatina PublishNews #17 recebe nesta quinta-feira (24) o trio de curadores da Bienal do Livro Rio 2023 (Clara Alves, Mateus Baldi e Stephanie Borges) para uma conversa sobre o evento – considerado o maior do mercado editorial brasileiro – e sobre assuntos atuais do setor. O programa é transmitido ao vivo às 15h, pelos canais do PN: Youtube, Facebook e Linkedin. Depois, a entrevista fica disponível em vídeo, podcast e como matérias no site e na newsletter. Este ano, um coletivo curador montou a programação da Bienal para, segundo a organização, apontar para o futuro e se renovar com atrações em formatos variados e experiências para fãs de histórias, literatura, audiovisual, games e outras narrativas. Eles serão entrevistados por uma bancada composta por Ruan de Sousa Gabriel, repórter de livros do jornal O Globo; Ana Lima Cecilio, gerente de conteúdo da Livraria Dois Pontos; e Guilherme Sobota, editor-chefe do PublishNews. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 22/08/2023

O prazo de inscrições para editoras e outras iniciativas relacionadas à leitura participarem do III Festival Mário de Andrade – 85 anos da Missão de Pesquisas Folclóricas está chegando ao fim. As inscrições podem ser feitas até às 17h59 do dia 25/08/2023 (esta sexta-feira), exclusivamente por este formulário eletrônico. Podem se inscrever editoras, livrarias, bibliotecas, feiras e/ou festas literárias, grupos e instituições dedicadas ao livro e à leitura, de todo o território nacional, constituídas como pessoas jurídicas. É preciso se atentar para uma mudança no edital deste ano, que prevê a apresentação de algumas certidões no ato da inscrição, como a certidão negativa de débitos relativos a tributos federais e a certidão negativa de débitos trabalhistas (CNDT). O Festival ocorre entre os dias 13 e 15 de outubro de 2023, no entorno da Biblioteca Mário de Andrade, na Avenida São Luís e na Praça Dom José Gaspar, em São Paulo. Os proponentes interessados em ocupar, expor e/ou comercializar seus trabalhos nos espaços devem observar todo o conteúdo do edital e preencher corretamente o formulário. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Guilherme Sobota, 22/08/2023

A The Walt Disney Company – uma das marcas de entretenimento mais reconhecidas do mundo – completa 100 anos em 2023, e o centenário, que motivou diversas celebrações e produções ao redor do globo, também impacta a produção editorial da empresa no Brasil. De acordo com a gerente sênior de Publicações, Ana Emilia, a data é uma oportunidade para revisitar o catálogo e explorar novas formas de se engajar com o público. Esse é também um dos objetivos da campanha anual Festival de Histórias, este ano com o tema "100 anos de histórias – Viva seu personagem". Além de um plano de mídia, que vem sendo desenvolvido ao longo do ano, a iniciativa realiza contação de histórias em livrarias de diversas cidades do país. Ana Emilia respondeu a três perguntas do PublishNews. Clique no Leia Mais para ler a entrevista completa.

PublishNews, 21/08/2023

A Editora Melhoramentos está com um vaga aberta para gerente editorial. Entre as principais atividades, estão gestão e planejamento editorial e estratégico; gestão de equipe editorial, de produção e mídias digitais; desenvolvimento de projetos editoriais; prospecção de obras e análise de mercado educacional e entretenimento infanto-juvenil; gerenciamento de projetos, feiras literárias nacionais e internacionais; contato com editoras internacionais, agências literárias; negociações internacionais e nacionais, com autores, agentes. Os requisitos são experiência comprovada na área Editorial Educacional e Entretenimento infanto-juvenil, conhecimento de contratos de direitos autorais, ensino superior em Editoração, Letras, Jornalismo, Comunicação ou áreas correlatas, e domínio do Pacote Office e Adobe Profissional. Os benefícios incluem plano de saúde, vale alimentação e refeição, PLR, entre outros. O local de trabalho é no bairro da Lapa, na cidade de São Paulo, em regime híbrido (3x2). O e-mail para envio de cvs é trabalhe-conosco-melhor@melhoramentos.com.br.

PublishNews, Redação, 22/08/2023

Painel sobre povos originários e afrodescendentes na literatura latinoamericana @ Sté Frateschi A 22ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto terminou no último domingo (20) e registrou um público de 253 mil pessoas, segundo a organização. Foram 10 dias de evento, desde a abertura no dia 11 de agosto, com a programação aberta de 12 a 20 de agosto, em 16 locais da cidade. Ao todo, foram cerca de 100 horas de programação presencial gratuita à população. Neste ano, o tema que movimentou os debates nos mais variados formatos foi “Entre os extremos, as dualidades: a literatura como elo”. Para mergulhar nesta proposição, a agenda propiciou encontros com mais de 200 autores e um cardápio de atividades formado por salões de ideias, conferências, palestras, bate-papos, mesas-redondas, espetáculos musicais e teatrais, oficinas, contações de histórias, exposições, saraus, performances, entre outras. A curadora da FIL e vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Adriana Silva, considera que essa edição da feira dialogou com questões socioculturais que ainda precisam passar por transformações através dos tempos. “A 22ª FIL foi marcada por uma pluralidade de percepções e muita emoção – tanto por parte dos escritores e artistas envolvidos como pelo público. Uma verdadeira festa literária que permitiu amplificar a voz dos autores e suas ideias para diversas camadas da sociedade e ecoou muitos exemplos dos extremos que fazem parte da história da humanidade”, afirma, em comunicado. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 21/08/2023

Estão abertas as inscrições do novo Prêmio Filex, uma ação do Filexpandido – Festival de Ilustração e Literatura Expandido, que ocorre desde 2013 em Salvador (BA). O prêmio tem o objetivo de estimular e destacar a produção brasileira de ilustração e livros ilustrados. As pessoas interessadas em participar deverão apresentar uma série de ilustrações e um projeto de livro ilustrado até o dia 24 de novembro de 2023. Dois projetos serão contemplados com um prêmio em dinheiro e com a publicação dos livros pelas editoras parceiras, Boitatá e Pallas. A primeira tiragem das obras será distribuída pelos clubes parceiros – Quindim no Brasil e Canto da Sabiá na Europa. Ao realizarem a inscrição, os artistas deverão apresentar um conjunto de três a cinco imagens finalizadas e um projeto de livro ilustrado ao qual essas imagens estão associadas. Um júri formado por artistas, editores e pensadores do livro ilustrado selecionará dois projetos que receberão um prêmio e serão publicados. Clique aqui para ler o edital do concurso. O link para as inscrições está no site do Festival: https://www.ilustrafestival.co.... Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 22/08/2023

A Balada Literária promove, em doze encontros, um por semana, durante três meses, via plataforma Zoom, a oficina Escrever Literatura Para Aprimorar A Expressão Pessoal, com o premiado escritor João Silvério Trevisan. As aulas serão realizadas todas às terças-feiras, de 3 de outubro até 19 de dezembro de 2023. As inscrições estão abertas pelo site www.baladaliteraria.com.br. As vagas são limitadas. “Acho importante que as pessoas conheçam o percurso expressivo de quem escreve profissionalmente", explica Trevisan, em nota. "Tenho uma longa história como escritor. Na oficina, pretendo dar exemplos da minha experiência no trato literário. Não apenas questões relacionadas à escritura dos livros mas também aquilo que a literatura me ensinou para me expressar”. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

“Somente os muito fracos se recusam a ser influenciados pela literatura e pela poesia.”
Cassandra Clare
Escritora estadunidense
1.
Liberdade na alma e dinheiro na conta
2.
Chega de ser empresidiário
3.
Amorização
4.
Café com Deus pai
5.
Onde estão as flores
6.
Nunca foi segredo
7.
O poder da autorresponsabilidade
8.
A biblioteca da meia-noite
9.
Mais esperto que o diabo
10.
Pai, me conta a sua história?
 
PublishNews, Redação, 22/08/2023

Os escritores Pedro Augusto Baía e Taiane Santi Martins, vencedores da edição 2022 do tradicional Prêmio Sesc de Literatura, participam do Circuito de Vencedores nas Unidades Culturais do Sesc Paraná nesta semana. As unidades que recebem os encontros são as seguintes: Sesc Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, 189 – Curitiba / PR), no dia 23 de agosto; Sesc Estação Saudade (R. Fernandes Pinheiro, 77 – Ponta Grossa / PR), no dia 24; no sábado, dia 26, no Sesc Cadeião Cultural (R. Sergipe, 52 – Londrina / PR) – evento que marca as atividades de abertura das novas instalações da Biblioteca, no Museu do Café, anexo à Unidade de Serviços. Na ocasião, os autores irão se encontrar com leitores e participantes dos Clubes de Leitura para conversar sobre suas premiadas publicações. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 22/08/2023

Em parceria com a Editora Paralela – selo da Companhia das Letras – a Livraria da Vila está oferecendo descontos de até 30% de desconto em livros de Paulo Coelho. A promoção é válida até 31 de agosto de 2023 para as unidades do Parque Shopping Maia, Park Shopping São Caetano, Shopping Ribeirão Preto, Shopping JK Iguatemi, Shopping Anália Franco, Shopping Center Norte, Shopping Pátio Paulista e site da Vila. Entre as obras estão best-sellers como O alquimista e O diário de um mago, sucessos que transformaram o brasileiro num fenômeno literário global, publicadas em mais de 170 países e traduzidas para 88 idiomas. Os livros do autor – que desde 2002 ocupa a cadeira 21 da Academia Brasileira de Letras – conjugam religião, filosofia e entretenimento. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 22/08/2023

Primavera nos dentes (Record, 364 pp, R$ 79,90) acompanha a vida de cada um dos membros do Secos & Molhados desde antes da fama; o caminho que uniu João Ricardo, Gérson Conrad e Ney Matogrosso; o estouro de suas músicas; a performance única que eles inauguravam em período de repressão; os conflitos que levaram ao fim do grupo. Ao contar essa história, Miguel de Almeida traça também a história do movimento cultural brasileiro durante os duros anos da ditadura militar. Ney fugiu de casa aos 17 anos, brigado com o pai — um militar da Aeronáutica que não aceitava um artista na família. Muitas vezes não tinha o que comer, morava em casas de amigos e tinha uma vida simples, buscando seguir sua carreira de ator, até que conheceu João Ricardo, um jornalista português, e Gérson, um jovem estudante de arquitetura, que procuravam um cantor para sua banda de rock. Nenhum deles imaginava o sucesso que estaria por vir. O primeiro álbum do Secos & Molhados foi lançado em 1973. Em um ano, cerca de um milhão de LPs foram vendidos. Em fevereiro de 1974, a banda protagonizou outro recorde: uma apresentação para 20 mil pessoas no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Nunca antes o show de um único nome brasileiro havia atingido tamanho público — sendo que mais 20 mil pessoas ficaram do lado de fora, sem conseguir comprar ingresso. A rebeldia criativa do grupo driblava a censura, fazendo uso sobretudo da poesia e do teatro, e, com suas performances inusitadas, dava espaço a discussões de gênero e de liberdade, mesmo num período histórico de repressão.

PublishNews, Redação, 22/08/2023

Alberto Giacometti não é somente um artista essencial do século XX; é também uma de suas personalidades mais originais. Fruto de novas pesquisas, a biografia Alberto Giacometti (Estação Liberdade, 368 pp, R$ 98 – Trad.: Mauro Pinheiro) nos coloca na intimidade de um artista assombrado por sua própria obra, sempre impulsionado por uma exigência sem concessões. Após uma juventude vivida no ateliê do pai na Suíça, e então no ateliê do escultor Antoine Bourdelle em Paris, o jovem artista se emancipou dos primeiros mentores, voltando-se para o cubismo, depois para o surrealismo. Apesar do veloz reconhecimento de seu trabalho e da amizade admirativa de André Breton, ele se afastou rapidamente dos objetos surrealistas que o tornaram célebre, para embarcar numa fuga solitária que o levaria à margem das correntes em voga. Amigo de grandes artistas e intelectuais, ele traçou um caminho particular na intimidade solitária de seu mítico ateliê na rua Hippolyte-Maindron, no bairro parisiense de Montparnasse. Profundamente ligado à representação humana, influenciado pelas artes arcaicas e não ocidentais, afastou-se de uma representação naturalista para adotar uma visão sintética e por vezes alucinada da figura do ser humano, carregada de um poder misterioso. Catherine Grenier conta-nos o destino e o percurso único de Alberto Giacometti, sua vida e sua obra, numa biografia para ser lida como um romance. O volume, ademais, contém um caderno de imagens com reproduções de obras do artista e fotografias de sua carreira. Um fato que comprova a importância imanente de Alberto Giacometti no universo das artes é que as três esculturas de valor mais alto jamais negociadas atualmente são dele: L’Homme au doigt [O homem que aponta], vendida por US$ 141,3 milhões, seguido de L’Homme qui marche I [O homem andando I], US$ 104,3 milhões, e Chariot [A carruagem], US$ 101 milhões. Todas as três obras são citadas por Grenier no livro e ajudam a contar a história do artista.

PublishNews, Redação, 22/08/2023

Exposto a movimentos diversos como a arte povera, o Fluxus, a arte conceitual e a pintura analítica, Antonio Dias opta por um caminho singular: em vez de aderir a uma ou outra tendência, explora poeticamente a tensão entre as questões que o formaram em meio aos debates da vanguarda carioca e sua inflexão num cenário outro, fortemente marcado tanto pela cultura material da sociedade de consumo quanto pela hegemonia das relações de mercado. Sérgio Martins discute em Arte negativa para um país negativo – Antonio Dias entre o Brasil e a Europa (Ubu, 256 pp, R$ 89,90) a trajetória do artista Antonio Dias entre as décadas de 1960–70 em perspectiva transnacional, buscando compreender como sua obra se tornou palco de um diálogo entre questões caras às neovanguardas brasileira e europeia, ao mesmo tempo que toma distância crítica de ambas.

PublishNews, Redação, 22/08/2023

Aos dez anos, no verão de 1950, Annie Ernaux escuta uma conversa da mãe com uma cliente e descobre que, antes dela, seus pais tiveram outra filha, morta aos seis anos. A mãe relata à confidente que nunca contaram nada a Annie para não entristecê-la e emenda: “ela era mais boazinha do que aquela ali”. A irmã mais velha jamais voltou a ser mencionada, exceto quando tias ou amigos deixavam escapar alguma lembrança. Ernaux escreve frases breves e cortantes para lidar com a sombra de alguém que nunca conheceu e com a dor da comparação implícita. “Você é a própria impossibilidade do erro e do castigo”, diz à irmã. E vai além, conectando a morte dela com o próprio princípio de sua existência: “eu vim ao mundo porque você morreu e eu te substituí”. Em seu esforço para dar contornos a um fato impreciso de sua história em A outra filha (Fósforo, 64 pp, R$ 54,90 – Trad.: Marília Garcia), Ernaux hesita entre interpretar a morte da irmã como a gênese de seu destino de escritora ou como um mero dado biográfico. Sem resolver essa ambivalência, ela testa os limites da linguagem e, como de costume, reflete a respeito da própria escrita: “Você está fora da linguagem dos sentimentos e das emoções. Você é a antilinguagem.” Num jogo de espelhos, A outra filha evoca duplos como pulsões de morte e vida, sonho e realidade, revelações e tabus. Entretanto, a própria autora adverte que as matérias do inconsciente também têm a ver com a História e rejeita interpretações que não tenham em conta seu contexto. Para a vencedora do Nobel, atrelar memória, história privada e social é o único modo de escrever a vida.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.