Novo Prêmio Filex vai premiar projetos inéditos de ilustração e livros ilustrados
PublishNews, Redação, 21/08/2023
Dois projetos serão contemplados com um prêmio em dinheiro e com a publicação dos livros pelas editoras Boitatá e Pallas; clubes Quindim e Canto da Sabiá também farão tiragens

Inscrições estão abertas até o dia 24 de novembro | © FILEX
Inscrições estão abertas até o dia 24 de novembro | © FILEX
Estão abertas as inscrições do novo Prêmio Filex, uma ação do Filexpandido – Festival de Ilustração e Literatura Expandido, que ocorre desde 2013 em Salvador (BA). O prêmio tem o objetivo de estimular e destacar a produção brasileira de ilustração e livros ilustrados. As pessoas interessadas em participar deverão apresentar uma série de ilustrações e um projeto de livro ilustrado até o dia 24 de novembro de 2023.

Dois projetos serão contemplados com um prêmio em dinheiro e com a publicação dos livros pelas editoras parceiras, Boitatá e Pallas. A primeira tiragem das obras será distribuída pelos clubes parceiros – Quindim no Brasil e Canto da Sabiá na Europa.

Ao realizarem a inscrição, os artistas deverão apresentar um conjunto de três a cinco imagens finalizadas e um projeto de livro ilustrado ao qual essas imagens estão associadas. Um júri formado por artistas, editores e pensadores do livro ilustrado selecionará dois projetos que receberão um prêmio e serão publicados.

O júri também selecionará duas menções especiais e mais 35 artistas, que participarão de uma exposição coletiva e de um catálogo, que terá o objetivo de visibilizar parte da produção contemporânea brasileira.

O concurso é aberto para obras destinadas a um público diverso e multigeracional, mas nesta primeira edição serão priorizadas aquelas que também possam ser lidas e acessadas por um público infantil e juvenil.

Podem concorrer ilustradora(e)s brasileira(o)s, amadora(e)s e profissionais, maiores de 18 anos, que residam dentro ou fora do território nacional; e estrangeira(o)s que vivam em território brasileiro há, no mínimo, dois anos. A participação pode ser individual ou coletiva. Cada participante pode apresentar até dois projetos diferentes.

A inscrição deve ser feita em língua portuguesa. Não podem participar pessoas vinculadas às instituições proponentes, parceiras e apoiadoras do prêmio.

Clique aqui para ler o edital do concurso. O link para as inscrições está no site do Festival: https://www.ilustrafestival.co....

Desde 2013, o FILEX ativa a cena da literatura ilustrada reunindo em Salvador ilustradores, performers, escritores, editores, educadores, designers, músicos e leitores interessados em pensar e experimentar relações entre imagem e palavra em livros ilustrados, impressos e paisagens.

O Primeiro Prêmio Filex é uma realização do Festival de Ilustração e Literatura Expandido (Filexpandido) em parceria com a Produtora Multi, o Clube de Leitura Quindim, o Clube de Leitura Canto da Sabiá, a Editora Boitatá e a Editora Pallas. A concepção e coordenação artística do festival é de Flávia Bomfim e a produção executiva é da Multi Planejamento Cultural (Renata Hasselman e Ana Paula Vasconcelos).

[21/08/2023 15:03:31]