Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 06/03/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Guilherme Sobota e Talita Facchini, 06/03/2023

O Prêmio PublishNews, em parceria com a Catavento Distribuidora, anuncia a primeira edição do Prêmio Catavento, nova categoria do Prêmio PN que pretende prestigiar um dos elos mais importantes da cadeia do livro: as livrarias. A ideia é conhecer e divulgar projetos e pessoas que encontraram maneiras de manter a livraria crescendo, trouxeram novas ideias para vender livros e desenvolveram projetos inovadores dentro desses espaços, contribuindo também para o incentivo à leitura no país. Para isso, o Prêmio Catavento terá duas categorias: Livraria Destaque e Livreiro do Ano. Os interessados têm até o dia 18 de março para se inscreverem. Para colocar o prêmio no ar, a Catavento conta com a parceria da Bookinfo, Casa Educação, Konekta, Via Logus, Versa e Literários, empresas do setor que também farão parte da comissão julgadora das categorias. O Prêmio PublishNews 2023 está com inscrições abertas também em duas outras categorias: Profissional de Marketing e Vendas e Inovação do Ano. A cerimônia de premiação do 7º Prêmio PublishNews – que tem como objetivo reconhecer os livros mais vendidos do ano anterior e os profissionais por trás destes sucessos – ocorre no dia 4 de abril de 2023, no Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974), a partir das 18h30. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota com os detalhes de cata categoria e como se inscrever.

PublishNews, Redação, 06/03/2023

Um dos debates mais acalorados, na política, no ambiente acadêmico e no mercado editorial atualmente é o uso da linguagem neutra, ou melhor, linguagem não-binária de gênero. Neste episódio do Podcast do PublishNews, conversamos sobre o assunto com o linguista e professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Iran Melo, que pesquisa a relação entre língua e gênero. Iran investiga a subversão de gênero na língua portuguesa do Brasil e constrói uma cartografia nacional da linguagem não-binária. Nesta conversa, falamos sobre a construção da linguagem, de como ela sempre está em constante evolução, e das consequências de não reconhecermos as diferenças, as diversidades das pessoas, bem como da importância do mercado editorial debater sobre um dos temas mais relevantes atualmente. O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.

PublishNews, Redação, 06/03/2023

Com início nesta segunda (6), a Feira do Livro Infantil de Bolonha foi destaque no Estadão por conta da sua programação. Vale lembrar que o Brasil dobrou sua presença em Bolonha com 22 editoras presentes no estande do Brazilian Publishers (BP). Outro destaque nos jornais neste fim de semana foi a morte de Paulo Caruso. Laerte o definiu como um herói do quadrinho brasileiro. A fato foi destaque também no Globo e diversos veículos, e nesta segunda-feira (6) o Metrópoles também noticiou que o enterro do corpo do cartunista será em São Paulo. No Painel das Letras, o destaque foi a onda de livros históricos com perspectiva de mulheres que domina o mercado editorial. A coluna falou sobre a Planeta que adquiriu os direitos de Emperor of Rome, de Mary Beard, e prepara uma edição especial de Mulheres e poder. O G1 destacou a história de um adolescente paraibano de 12 anos já leu mais de 500 livros. Algumas listas de livros foram publicadas nos últimos dias: o Nexo publicou uma relação para entender o papel das Forças Armadas na política brasileira; a Gama reuniu 10 livros sobre solidão; o GShow listou livros sobre feminismo, por conta do Dia Internacional da Mulher. Duas matérias discutiram as adaptações de obras literárias em relação a linguagem que pode ser considerada ofensiva. O DW abordou as obras de 007, e o portal Terra falou sobre a série de terror Goosebumps. O The New York Times discutiu a criação de um novo cânone da literatura afro-americana. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 06/03/2023

O Instituto Emília terá um estande (H29 C34) na Feira do Livro Infantil de Bolonha (6 a 9/03) reunindo editoras brasileiras cujos catálogos se destacam pela qualidade e diversidade na cena editorial para crianças e jovens brasileira. Em comum, as editoras presentes têm títulos que já passaram pelo Destaques Emília, publicação que é referência em termos de análise crítica dos livros infantis. A iniciativa pretende dar visibilidade ao trabalho destas editoras, mas também reforçar a potência e qualidade de parte da de nossa produção editorial. Participam do estande as editoras Aletria, Barbatana, Caixote, Jujuba, Mazza, Miguilim, Peirópolis, Piu, Selo Emília, Solisluna e WMF. E ainda a representação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (que com o Instituto Emília apresentará o percurso com a leitura literária na primeira infância). Além do estande, o Instituto participa de três mesas que integram o programa oficial da feira. A primeira delas ocorre nesta terça (7), às 10h30, e falará sobre a censura de livros infantis com a presença de David Levithan, Dora Batalim, Doris Breitmoser, Giorgia Grilli, Jon Machiko Wakatsuki e mediação de Barbara Marcus. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 06/03/2023

A Alta Books está à procura de um novo integrante para o seu time comercial para ocupar a vaga de assistente comercial. A pessoa contratada atuará diretamente com atendimento ao cliente e apoio nos processos de recebimento, digitação e faturamento de pedidos. É necessário ter experiência na área e residir no Rio de Janeiro. A Alta Books está há 21 anos no mercado editorial, registrando amplo crescimento nos últimos anos e solidificando a presença como uma das principais editoras do Brasil. Interessados devem encaminhar currículos para claudio@altabooks.com.br.

PublishNews, Redação, 06/03/2023

Nélida Piñon | © Simone MarinhoNesta quarta (8), no Dia Internacional da Mulher, o CCBB Rio (Rua Primeiro de Março, 66 – Rio de Janeiro / RJ) inicia a temporada do Clube de Leitura CCBB 2023. O encontro reunirá os escritores Antônio Torres, Lilian Fontes e em participação virtual, Ana Maria Machado, para ler e lembrar Nélida Piñon, que morreu no final de 2022. Nélida é um dos nomes mais importantes da ficção brasileira, traduzida em mais de 30 países e a primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras (ABL). A mediação será da curadora do evento, Suzana Vargas, e o microfone será aberto para a plateia nos 30 minutos finais do evento. No dia, os convidados vão comentar um dos livros de Nélida, O calor das coisas, escolhido pelo próprio público no Twitter do CCBB Rio. A plateia terá a oportunidade de ouvir Antônio Torres conversar sobre vida e obra de uma grande autora. Além de colegas na ABL, Torres tinha por Nélida uma grande admiração e escreveu algumas vezes sobre sua obra. “Torres diz que ela é um dos maiores nomes da literatura em língua portuguesa, em estilo e participação da memória histórica da América Latina”, reforça Suzana Vargas. Os encontros são gratuitos, mas é necessário a retirada dos ingressos na bilheteria do CCBB RJ ou pelo site. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 06/03/2023

Para celebrar seu aniversário de 166 anos de fundação, a Biblioteca Pública do Paraná lança na próxima terça-feira (7) o projeto de leituras guiadas Ler Junto. Ao longo de 10 encontros, o professor de literatura Guilherme Shibata lê e discute com o público contos da literatura brasileira e mundial — começando por Felicidade clandestina e Restos de carnaval, de Clarice Lispector. A atividade ocorre no auditório da Biblioteca (Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba / PR), a partir das 18h, com entrada gratuita. Não há a necessidade de inscrição e a BPP emite certificado de participação. Coordenador da área de Literatura da rede de colégios Bom Jesus e criador do canal do YouTube Palavrão, Shibata explica que o projeto é voltado para pessoas maiores de 16 anos que sentem a necessidade de ler mais e obter novos conhecimentos literários. “Não é preciso nenhum pré-requisito além da vontade de ler e conversar. Também não é exigida nenhuma leitura anterior, já que nós vamos ler no momento do encontro e discutir”, diz o professor, em comunicado. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 06/03/2023

A Fábrica de Cultura Sapopemba promoverá um evento para os interessados em literatura feminina. O encontro de leitores ‘Mulheres que escrevem’ acontecerá na próxima quarta-feira (8), ás 15h, na instituição (R. Augustin Luberti, 300 – São Paulo / SP). A entrada é gratuita. Como revelou em uma entrevista a famosa autora Virginia Woolf, “ainda vai levar muito tempo até que uma mulher possa se sentar e escrever um livro sem um fantasma que precise matar, sem uma rocha que precise enfrentar”. Tendo como base essa reflexão, para comemorar o Dia Internacional das Mulheres, a equipe da Biblioteca propõe um olhar sobre a estética de mulheres escritoras, como Audre Lorde, Isabel Allende, Mary Del Priore entre outras. Para saber mais sobre as iniciativas da instituição, clique aqui.

“Acreditar em nossa própria mentira é o primeiro passo para o estabelecimento de uma nova verdade”
Carlos Drummond de Andrade
Poeta brasileiro (1902 - 1987)
1.
Café com Deus pai
2.
É assim que começa
3.
O poder da autorresponsabilidade
4.
É assim que acaba
5.
Plenitude
6.
Mais esperto que o diabo
7.
A biblioteca da meia-noite
8.
A mandíbula de Caim
9.
Mindset
10.
Mulheres que correm com os lobos (capa dura)
 
PublishNews, Redação, 06/03/2023

Fonte: DivulgaçãoA biografia de Marco Nanini será lançada na próxima terça-feira (7) no espaço do Itaú Cultural (Av. Paulista, 149 – São Paulo / SP) às 19h. Junto com o evento de lançamento e a sessão de autógrafos, haverá um bate papo com a autora do livro, a jornalista e biógrafa Mariana Figueiras. A entrada é gratuita, mas há a necessidade de reservar ingresso. Intitulada O avesso do bordado – uma biografia de Marco Nanini (Companhia das Letras), a obra conta a trajetória e o legado desse artista com atuações memoráveis no cinema, teatro e TV. O ator de 74 anos – quase 60 deles dedicados aos palcos e aos sets de cinema e televisão – conversa com o público sobre a sua vida e carreira, que se entrelaçam entre si e com a história da dramaturgia brasileira. Com mais de 100 produções artísticas realizadas nessas quase seis décadas de atuação, Nanini estreou em 1969 na novela A Ponte dos Suspiros da Rede Globo, como um soldado figurante em cenas que simulavam batalhas. De lá para cá, não parou de atuar no teatro, no cinema e na televisão, realizando comédias, musicais, dramas e outros gêneros. Clique no Leia mais e confira como reservar seu ingresso.

PublishNews, Redação, 06/03/2023

Foto da autora e jornalista Simone Duarte | Fonte: Fósforo EditoraO Insper promoverá um bate-papo sobre o livro O vento mudou de direção: o Onze de Setembro que o mundo não viu na próxima terça-feira (7) com participação da autora, a jornalista Simone Duarte, de Baker Atyani, o último jornalista a entrevistar Osama Bin Laden, em junho de 2001, e do novo presidente do Insper, Marcelo Knobel. A obra, publicada pela Fósforo, foi indicada ao 64ª Prêmio Jabuti, na categoria Biografia e Reportagem. O evento acontece presencialmente na sede do Insper (Rua Quatá, 300 – São Paulo / SP) ao meio-dia, com entrada gratuita, mas com necessidade de inscrição, que pode ser feita neste link. O livro traz histórias de sete pessoas de quatro nacionalidades distintas que nada teriam em comum não fosse a tragédia e suas consequências. A autora Simone Duarte cobriu de Nova York os atentados de Onze de Setembro ao vivo pela TV Globo, onde trabalhou durante quinze anos. Essas diferentes realidades são uma dica, como a ponta de um iceberg, e lembra ao leitor os perigos de aceitar uma única versão da história. Clique no Leia mais e confira a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 06/03/2023

Imagem da capa da revistaA Edições Chão da Feira lança, em março, o quarto volume da revista Gratuita, cujo título é Animais. Com organização de Maria Carolina Fenati e curadorias de Cecília Rocha, Ian Packer, Julia de Carvalho Hansen e Maria Carolina Fenati, a revista reúne 32 textos de mais de 40 autores de diferentes gerações e nacionalidades para falar sobre o tema e suas relações com a literatura. O lançamento acontecerá em São Paulo no dia 17, a partir das 18h30, na livraria Megafauna (Av. Ipiranga, 200 - loja 53 - São Paulo / SP) , com leituras de Júlia de Carvalho Hansen, Marcelo Ariel, Micheliny Verunschk e Rodrigo Lacerda, a partir das 19h30. Gratuita é a revista literária das Edições Chão da Feira, e o seu objetivo é compilar, traduzir, escrever e publicar textos inéditos em língua portuguesa e materiais recolhidos por meio de pesquisa em arquivos e bibliotecas. Distribuída gratuitamente em três formatos (impresso, digital e em áudio), a revista é montada a partir de um tema tomado como questão e desafio. Em Animais, a proposta é pensar os bichos nas suas relações com a literatura através de questões como: a afirmação de formas de vida, as relações interespécies, o imaginário, a política, o instinto, a domesticação e a rebeldia. Para os interessados em ler a revista, clique no Leia mais e faça o download.

PublishNews, Redação, 06/03/2023

Na voz singular de Joan Didion, a coletânea Vou te dizer o que penso (HarperCollins, 144 pp, R$ 59,90 - Trad.: Mariana Delfini) reúne ensaios que trazem vislumbres das mais diversas temáticas sobre as quais ela se debruçaria durante a carreira: o jornalismo, a política, a cena californiana, seu processo de escrita e as próprias inseguranças enquanto autora. Um clássico instantâneo, Vou te dizer o que penso é a última obra publicada em vida por Joan Didion e, com prefácio do escritor e curador de arte Hilton Als, destaca a importância de Didion e nos mostra o porquê de ela ser considerada por muitos leitores e apaixonados por jornalismo como uma das mais reverenciadas autoras da literatura contemporânea.

PublishNews, Redação, 06/03/2023

Entre o final dos anos 1940 e a primeira metade dos anos 1950, o Rio de Janeiro era a capital do Carnaval no Brasil. Os salões eram frequentados pela nata da sociedade, por estrelas de Hollywood e por todos aqueles que queriam se entregar ao profano sob o reinado de Momo. Mas ninguém superava uma figura: Luz del Fuego. O alter ego de Dora Vivacqua, uma moça nascida na provinciana Cachoeiro de Itapemirim (ES), era a presença mais aguardada na entrada dos grandes bailes da época. Nem as maiores personalidades estrangeiras, nem os políticos poderosos ou socialites que estampavam as colunas sociais da época superavam a apoteose que era a aparição de Luz del Fuego, seminua, envolta por uma cobra. Figura mítica, atriz do teatro de revista, modelo e ativista avant la lettre, ela superou barreiras e enfrentou o conservadorismo brasileiro em prol da liberdade do seu corpo e de sua arte. E como se a subversão do corpo já não fosse uma grande luta, Luz del Fuego também rompeu outras barreiras: criou a primeira comunidade naturista brasileira, conhecida como ilha do Sol; montou um partido político; viveu abertamente a sua pansexualidade e defendeu o que hoje chamamos de direitos lgbtqia+ e as causas ambientais. Em Luz del Fuego (Fósforo, 280 pp, R$ 84,90 – Trad.: Silvia Massimini Felix), Javier Montes narra, com o tanto de ficção que ela merece, a vida dessa personagem ímpar de nossa história.

PublishNews, Redação, 06/03/2023

Durante mais de 30 anos — a mais longa ditadura europeia —, António Salazar comandou Portugal com mão de ferro. Por meio de sua polícia política, perseguiu adversários, silenciou críticos e colocou o país sob uma atmosfera de violência e terror. Em 1968, dois anos antes de sua morte, Salazar sofreu um acidente doméstico e ficou impossibilitado de governar. Sua figura exercia tanto medo que seu gabinete jamais contou a Salazar que ele havia sido destituído. Neste trabalho de pesquisa, A incrível história de António Salazar (Todavia, 208 pp, R$ 74,90 – Trad.: Vasco Gato), Marco Ferrari reconstrói os dois anos em que Salazar viveu como governante sem o ser, e que incluía agenda de eventos, um jornal impresso especialmente para ele e entrevistas falsas para a TV e o rádio.

PublishNews, Redação, 06/03/2023

A vida e trajetória de um dos maiores empresários do país é retratada na obra Edson Queiroz - Uma biografia (Bella Editora, 400 pp, R$ 90). Escrito pelo aclamado biógrafo Lira Neto, vencedor do Prêmio Jabuti pela biografia de Getúlio Vargas, o livro relata a trajetória de vida de Edson Queiroz – empresário cearense, fundador de um dos mais importantes grupos empresariais nacionais, responsável por transformações econômicas no Ceará e no Nordeste. A obra, fruto de uma pesquisa intensa em arquivos pessoais e entrevistas com a família do empresário, mostra como o empreendedorismo de Edson Queiroz foi a chave para a construção de um legado, criando um conglomerado sólido, de abrangência nacional, com 70 anos de história. Escolhido especialmente pela família Queiroz para retratar a história do empresário, Lira Neto tem conhecimento profundo do estado e seus costumes, o que possibilitou que o escritor construísse uma rica e leve narrativa em que o leitor é levado a uma viagem através do tempo, acompanhando de perto as transformações vividas por Fortaleza e pelo país desde o início do século XX, tudo isso pela perspectiva de Edson Queiroz, um empreendedor de personalidade inovadora e vanguardista.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.