Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 10/01/2022
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 10/01/2022

De 2010 a 2021, o Ranking Anual Geral da Lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews foi encabeçado sete vezes por livros de autoajuda. Nos últimos cinco anos, por exemplo, eles estiveram no topo do pódio. Em 2017, foi Batalha espiritual (Petra), do padre Reginaldo Manzotti; em 2018 e 2019, A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca), de Mark Manson e, nos últimos anos, Mais esperto que o diabo (Citadel), de Napoleon Hill. É, sem a menor sombra de dúvidas, um filão importante para a indústria editorial brasileira. O Podcast do PublishNews dessa semana quis se aprofundar nesse gênero e convidou Nana Vaz de Castro, diretora de aquisições da Sextante, uma das principais editoras do segmento no Brasil. Na conversa que teve com a nossa equipe, ela contou como se dá a busca pelo próximo best-seller; como funcionam as compras dos direitos desse tipo de obras e também sobre o preconceito que o gênero sofre dentro da própria indústria editorial. Grande entusiasta e usuária de audiolivros, Nana também falou sobre o assunto, dando sua opinião sobre possibilidades de formato e também sobre o que ela imagina para o futuro do áudio. O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube. Clique no Leia Mais para conferir o episódio.

PublishNews, Redação, 10/01/2022

A revista Exame informou que a Livraria Leitura, maior rede de livrarias no varejo físico do país, avança na internet e entra na disputa com a Amazon. A loja virtual já responde por cerca de 7% das vendas totais da Leitura e vende mais do que qualquer unidade física da rede. A Leitura voltou a vender pela internet em 2019, pouco antes da pandemia. O desafio, no entanto, é manter rentabilidade frente à política de descontos agressivos da concorrência. “O difícil é ganhar dinheiro no digital. Nossa meta é ir crescendo de forma saudável, no azul. Tem empresas de grande porte que dão muito desconto, vendem praticamente abaixo do custo. Nós não vamos entrar nessa concorrência de crescer com prejuízo”, afirma Marcus Teles, presidente da rede. A Folha noticiou que os livros de Thalita Rebouças, Paula Pimenta e outros viram aposta do streaming. Crescimento de plataformas na pandemia e paralisação da Ancine impulsionam a adaptação de obras nacionais. É que, se o governo Bolsonaro não distribui aos produtores os recursos públicos para fazer girar a roda do cinema, multinacionais como a Netflix e Amazon assumem a tarefa. O Globo informou que os 100 anos de Saramago chegam com livros infantis, exposição e série com Fábio Porchat. Comemoração do centenário do Nobel português começa com lançamento de duas obras para jovens leitores; festejos se estendem por Portugal, Espanha e Brasil. A coluna Painel das Letras, da Folha, noticiou que A palavra que resta (Companhia das Letras), de Stênio Gardel, teve seus direitos de publicação vendidos para a editora italiana Mendel e para a americana New Vessel. Já Apague a luz se for chorar, que Fabiane Guimarães lançou pela Alfaguara, deve ganhar uma adaptação para o cinema nas mãos do produtor e diretor Flávio Tambellini. Clique no Leia Mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 10/01/2022

Nos EUA, a Nielsen já divulgou o resultado final da sua apuração do varejo de livros referente a 2021. Por lá, as vendas unitárias de livros impressos aumentaram 8,9% em relação ao ano anterior. Em números absolutos, o volume de vendas saltou de 757,9 milhões de unidades vendidas em 2020 para 825,7 milhões em 2021. A categoria de ficção para jovens adultos, YA no jargão do setor, foi a que teve maior aumento. Cresceu 30,7%, enquanto que ficção para adultos cresceu 25,5%. O único segmento que apresentou queda foi o de não ficção juvenil, que caiu 6,2%. Analistas apontam que essa queda era esperada, já que a base de comparação era distorcida. Em 2020, por conta das primeiras fases da pandemia, este segmento atingiu níveis recordes, com pais procurando entretenimento para seus filhos presos dentro de casa. Clique no Leia Mais e confira a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 10/01/2022

A Embaixada da França no Brasil está com inscrições abertas para o seu Programa de Apoio à Publicação - Cessão de Direitos Autorais. Editoras brasileiras têm até a próxima quinta-feira (13) para se inscrever. O programa tem por objetivo oferecer apoio financeiro à compra de direitos autorais de obras francófonas a serem publicadas no Brasil. Para se candidatar e obter mais informações, escrever para scac.sp.livre.audiovisuel@gmail.com. No ano passado, Vincent Zonca, adido nacional pelo livro da Embaixada da França no Brasil, participou do Podcast do PublishNews e explicou como funcionam os programas de apoio à publicação do governo francês. Na conversa, ele explicou que pode se inscrever qualquer editora brasileira que queira publicar livros de autores franceses ou de língua francesa, mas frisou que alguns gêneros têm mais destaque. "Queremos apoiar, em particular, gêneros pouco traduzidos no brasil como romances contemporâneos, poesia, teatro, quadrinhos e literatura juvenil", disse. Para ouvir, clique aqui.

PublishNews, Redação, 10/01/2022

Depois de a jornalista e autora Daniela Arbex usar suas redes sociais para dizer que seus livros estavam sendo vendidos sem autorização “por terceiros” e que portanto, seriam vendas “piratas”, a editora Geração Editorial que publicou dois livros de Arbex até 2018, também usou suas redes para dar sua versão sobre os fatos. No comunicado, a editora diz que as acusações de Arbex colocam “em dúvida as práticas do mercado editorial brasileiro” e que desde que a autora assinou contrato com outra editora em 2018, nenhum livro dela foi reimpresso pela Geração, tendo o estoque remanescente sendo vendido naturalmente, “nos termos do contrato firmado entre as partes”. “Impressões antigas de Holocausto brasileiro, com nosso selo, ainda são eventualmente comercializadas por sebos, Mercado Livre, Estante Virtual e até mesmo Amazon, nas seções de livros usados, via marketplace”, explica a editora. A Geração ainda reitera que as editoras não são autoras de pirataria, mas sim, vítimas e que as alegações de Arbex desmerecem o tema. Por fim, a editora informa que irá tomar as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis, a fim de resguardar os seus direitos. Clique no Leia Mais para conferir a íntegra do comunicado.

PublishNews, Redação, 10/01/2022

A editora gaúcha Belas Letras abriu uma vaga para analista financeiro. E empresa procura uma pessoa apaixonada por aprender coisas novas e que concluiu ou está no último ano em algum dos seguintes cursos: Ciências Contábeis, Administração, Economia ou Finanças. A formação acadêmica é desejada, mas não é fundamental, já que a Belas Letras valoriza o que a pessoa aprendeu em outros empregos, portanto, é imprescindível que os candidatos já tenham desempenhado alguma das atividades descritas por pelo menos dois anos. Do ponto de vista técnico, é preciso ter familiaridade com o funcionamento de programas e plataformas básicos (pacote office, e-mail, LinkedIn e WhatsApp), escrita sem erros ortográficos, bom conhecimento da língua portuguesa e inglês básico. As funções do cargo incluem realizar o controle do orçamento da empresa; acompanhar todos os gastos envolvidos na operação (DRE e fluxo de caixa); participar da aprovação de despesas; cuidar do contas a pagar e a receber, negociações de prazos e valores de pagamentos, agendamentos de pagamentos, emissão de boletos, cobrança, atendimento de demandas financeiras e administrativas junto ao escritório de contabilidade da empresa, dentre outras funções. A vaga é para trabalho remoto e sem estrição de faixa etária ou de cor. A editora frisa ainda que adoraria ter uma pessoa 50+ na equipe. Os interessados devem se inscrever clicando aqui até 28 de fevereiro.

PublishNews, Redação, 10/01/2022

No romance As doenças do Brasil (Biblioteca Azul, 208 pp, R$ 54,90), Valter Hugo Mãe retorna ao gênero após cinco anos e traz uma obra que se passa em solo brasileiro. Com artes de Denilson Baniwa e prefácio de Conceição Evaristo, o livro é uma homenagem às pessoas dessa terra: os que aqui já estavam e os que vieram forçados; ambos fogem da fúria que extermina todos aqueles que não consegue escravizar. Ao contrário dos registros históricos sobre a colonização, o livro de Valter Hugo Mãe coloca a pessoa indígena no centro da narrativa, ao contar sob sua ótica percepções sobre a invasão e o genocídio promovido pelo europeu. Para isso, cria uma linguagem, um povo e toda uma visão de mundo com personagens e cenários inesquecíveis, em um romance carregado de densidade lírica.

PublishNews, Redação, 10/01/2022

A rotina da família Breakstone é organizada em torno da jovem Heather, e isso também parece valer para o resto do mundo. A garota é linda, gentil, cativante, encantadora, tornando-se facilmente o centro das atenções no círculo social privilegiado da riqueza nova-iorquina. E, conforme a pequena Heather cresce, sua simpatia e beleza crescem com ela – atraindo interesses mais sombrios. A história de Heather se entrelaça, nesse romance, à de Bobby, e suas vidas são praticamente opostas. O garoto vive as dificuldades da pobreza e da rejeição, escancarando as diferenças e as desigualdades que se escondem na sociedade da nação mais poderosa do mundo. Acima de tudo, Heather (Tusquets, 144 pp, R$ 44,90 – Trad.: Alexandre Martins) é um romance sobre família, poder, privilégio e desejo escrito por Matthew Winer, criador da série Mad Men e produtor executivo e roteirista de Família Soprano.

“Apostar nos mais novos é apostar na literatura.”
Pilar del Río
Jornalista e escritora espanhola
1.
Torto arado
2.
Mais esperto que o diabo
3.
Amor & gelato
4.
Os sete maridos de Evelyn Hugo
5.
Mulheres que correm com os lobos (capa dura)
6.
Vermelho, branco e sangue azul
7.
Lula - Volume 1
8.
É assim que acaba
9.
Mil beijos de garoto
10.
A garota do lago
 
PublishNews, Redação, 10/01/2022

Apesar do título, Haikai (Reformatório, 100 pp, R$ 39) não é um livro de poesias – embora sua narrativa seja pontuada pelos versos curtos do poeta japonês Matsuo Bashô (1644-1694) –, mas um romance breve que encerra variados saberes sobre a cultura japonesa e sua interseção com a brasileira. A obra escrita por Cássia Penteado conta a história de uma aspirante a poetisa de haical que se muda para a cidade de São Francisco Xavier, na Serra da Mantiqueira, em busca de uma vida mais próxima a natureza, onde possa se inspirar para compor seus poemas. Para manter-se vai morar na fazenda do senhor Murakami, um produtor de cogumelos, que vive com o filho de oito anos, cuja mãe, Sayuri, ceramista, nascida e criada no Japão, encontra-se internada em uma casa de repouso. Dividido em quatro partes: primavera, verão, outono, inverno, o livro vai, aos poucos, descortinando a história da vida de Sayuri. Do nascimento em 1976, até seus 21 anos, quando vem para o Brasil, prometida como noiva de Murakami. Como pano de fundo, Haikai leva o leitor a um passeio pela história e pela cultura japonesa, passando pela gastronomia, a arte da cerâmica, a política e os costumes orientais.

PublishNews, Redação, 10/01/2022

Em O meu amante de domingo (Bazar do Tempo, 160 pp, R$ 52), a escritora portuguesa Alexandra Lucas Coelho cria uma história cheia de desejo e fúria, com uma protagonista movida pela ânsia de vingança. Durante um mês, o leitor acompanha os planos de vingança, morte e tortura de uma mulher de 50 anos contra o ex-amante, um jovem autor de teatro lisboeta, a quem chama de caubói. Às voltas com a revisão da edição portuguesa da biografia de Nelson Rodrigues, com aventuras sexuais dominicais e a escrita de um livro autoral, a protagonista desencadeia um romance em ritmo intenso em meio a um jogo literário. O meu amante de domingo é o terceiro livro de Alexandra publicado pela Bazar do Tempo.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.