Publicidade
Publicidade
Podcast do PublishNews desvenda o mercado de autoajuda
PublishNews, Redação, 10/01/2022
Episódio desta semana recebe Nana Vaz de Castro, diretora de aquisições da Sextante, para falar sobre o gigante mercado de livros de autoajuda no Brasil

De 2010 a 2021, o Ranking Anual Geral da Lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews foi encabeçado sete vezes por livros de autoajuda. Nos últimos cinco anos, por exemplo, eles estiveram no topo do pódio. Em 2017, foi Batalha espiritual (Petra), do padre Reginaldo Manzotti; em 2018 e 2019, A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca), de Mark Manson e, nos últimos anos, Mais esperto que o diabo (Citadel), de Napoleon Hill. É, sem a menor sombra de dúvidas, um filão importante para a indústria editorial brasileira.

O Podcast do PublishNews dessa semana quis se aprofundar nesse gênero e convidou Nana Vaz de Castro, diretora de aquisições da Sextante, uma das principais editoras do segmento no Brasil.

Na conversa que teve com a nossa equipe, ela contou como se dá a busca pelo próximo best-seller; como funcionam as compras dos direitos desse tipo de obras e também sobre o preconceito que o gênero sofre dentro da própria indústria editorial.

Nana falou ainda de uma tendência que tem notado nos últimos anos. Para ela, não basta mais o autor ter uma boa ideia para se fazer um livro de autoajuda. Ele precisa ter, mais do que nunca, autoridade no que diz.

Grande entusiasta e usuária de audiolivros, Nana também falou sobre o assunto, dando sua opinião sobre possibilidades de formato e também sobre o que ela imagina para o futuro do áudio.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações

Sergio Oliveira - Clínica Fisio Esporte
A máfia dos bombardeiros (Sextante), de Malcolm Gladwell
And just like that - um novo capítulo de Sex and the city
O livro de Líbero (Intrínseca), de Alfredo Nugent Setubal
Dan Stulbach: uma conversa sobre livros e leitura
Podcast Batendo prov

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Rafaella Machado e Janine Durand compartilham suas experiências em projetos que promovem a leitura em penitenciárias e instituições para adolescentes
Episódio retoma conversa na Flip com Antonio Hermida, Daniel Lameira, Ramiro Macedo e Rafaela Lamas
Seminário Retratos da Leitura no Brasil​, realizado em dezembro em São Paulo (SP), discutiu diversos aspectos da pesquisa e do PNLL
Neste episódio, um pouco da cerimônia da segunda edição do ranking 'Melhores Empresas Para Trabalhar – Mercado Editorial'
​No último Podcast do PublishNews de 2025, a equipe da redação recapitulou alguns dos principais temas que pautaram o ano do mercado editorial brasileiro
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Rafaella Machado e Janine Durand compartilham suas experiências em projetos que promovem a leitura em penitenciárias e instituições para adolescentes
Biblioteca Árabe Digital pode marcar um ponto de virada para os livros digitais no mundo árabe
Episódio retoma conversa na Flip com Antonio Hermida, Daniel Lameira, Ramiro Macedo e Rafaela Lamas
"Como profissionais do livro, não podemos nos dar ao luxo de temer a 'caixa preta' da IA: precisamos abri-la", afirma o colunista
Espaço publieditorial reúne informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados
Gosto de inquietar adultos acomodados e despertar as crianças para a alegria e o prazer que é ler com desenvoltura.
Ziraldo
Cartunista e ilustrador brasileiro

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar