Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 15/01/2026
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 15/01/2026

A Espanha será o País Convidado de Honra da Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2026, que ocorre entre os dias 4 e 13 de setembro. Com um espaço de 500 m², a participação espanhola reunirá uma programação diversa, que inclui debates, exposições, encontros profissionais e a presença de autores espanhóis contemporâneos, além de ações voltadas à promoção da leitura e da literatura em língua espanhola. A escritora Marta Sanz será a curadora das atividades espanholas na feira internacional. “A Espanha possui uma literatura extremamente rica e influente, e estamos felizes em fortalecer esse intercâmbio, que amplia o diálogo ibero-americano, valoriza a pluralidade cultural do país homenageado e fortalece a Bienal como um dos principais eventos literários do mundo”, pontua Sevani Matos, presidente da CBL. Clique no Leia mais para saber mais sobre o programa de internacionalização da Espanha.

PublishNews, Redação, 15/01/2026

EXCLUSIVO PN | A Pedro Bandeira Educação e Entretenimento (PBE2) anuncia o lançamento de uma ferramenta com recursos de Inteligência Artificial voltada ao mercado editorial e educacional, com o objetivo de ampliar e otimizar o licenciamento de trechos da obra de Pedro Bandeira para livros didáticos e produtos educacionais. A empresa, comandada pelo seu neto e sócio, detém o licenciamento exclusivo para adaptação da obra completa do autor. “A ferramenta transforma obras literárias com grande relevância pedagógica em instrumentos de facilitação dos processos de ensino e aprendizagem de modo acessível e alinhado às necessidades atuais da educação”, explica Rodrigo Bandeira de Luna, sócio e diretor da PBE2, ao PublishNews. Leia a notícia!

PublishNews, Beatriz Sardinha, 15/01/2026

Vídeos da sede da editora mostram danos significativos | © Marcelo NocelliA Editora Reformatório sofreu grandes perdas estruturais por conta das fortes chuvas na última terça-feira (13). A sede da empresa fica no bairro do Tucuruvi, na Zona Norte de São Paulo. O revés se deu em meio à uma transição de espaço que era celebrada pela editora como uma nova fase em sua história. Para se instalar na nova sede, era necessário que a Reformatório realizasse obras para adequar o local aos novos projetos, e por conta disso a editora já estava com uma campanha de arrecadação de recursos para as reformas necessárias. Vamos ajudar a Reformatório? Leia mais para saber como participar!

PublishNews, Gustavo Martins de Almeida, 15/01/2026

Tecnologia promoveu uma 'aceleração do tempo histórico' | © Freepik"Um dos principais efeitos da tecnologia, a partir do século XX, é o conceito de 'aceleração do tempo histórico'. Mais e mais fatos ocorrem no mesmo, ou em muito menor, espaço de tempo que no passado. E as novas tecnologias provocam alterações disruptivas, como o fonógrafo, a fotografia, e o motor, dentre vários outros, no início do século XX, enquanto a inteligência artificial domina o fim do primeiro quarto do século XXI. Essa aceleração dos fatos no tempo geralmente provoca movimentos súbitos, intensos e muito frequentemente efêmeros, como a recente hype (poderíamos chamar onda intensa, ou modismo) do NFT. O surgimento da fotografia, por exemplo, causou imensas reações adversas, no sentido de que uma pintura feira durante meses ou anos poderia ser substituída por um mero registro estático de imagem, sofrendo críticas de Proust e Baudelaire. Tanto é assim que as leis de direito autoral demoraram a reconhecer a fotografia como arte". Leia a coluna completa.

PublishNews, Redação, 15/01/2026

O Grupo Editorial Record está contratando assistente de pré-impressão I. A pessoa a ocupar o cargo será responsável por realizar inserções de emendas de reedições nos arquivos finais dos livros e o controle de qualidade e envio para gráficas interna e externa de arquivos em PDF para impressão dos livros. A vaga de trabalho é para trabalhar na sede da editora, que fica em São Cristóvão, no Rio de Janeiro.

PublishNews, Studio PN, 15/01/2025

O PublishNews publica regularmente a Área Indie, espaço publieditorial que reúne informações sobre livros lançados por editoras, de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial no e-mail comercial@publishnews.com.br. Nesta semana, o espaço apresenta quatro livros da editora Ases da Literatura. Em Meus pensamentos do coração e da alma: Aforismos e comentários, o autor Everson J. Gariglio passa por temas universais como o amor, a vida, os relacionamentos, as escolhas e os sentimentos mais íntimos. Já em Microlândia: as aventuras dos superátomos, de Patricia Keder Sandim Reis, os protagonistas vivem grandes aventuras para proteger a energia vital que mantém o equilíbrio de todo o sistema. No livro O ballet dos bichos, Tamires Serpa conta a história de uma porquinha sonhadora decide enfrentar os preconceitos e provar que todo corpo é um corpo de dança. Por fim, a escrita envolvente de Bruno Luiz Godinho apresenta em Um quase rei uma aventura que une fantasia e filosofia em uma narrativa repleta de simbolismos e descobertas.

PublishNews, Redação, 15/01/2026

O PublishNews+, área exclusiva para assinantes do PN, adianta, semanalmente, os livros que só chegarão às livrarias em 45 dias. O serviço, chamado de Próximo Capítulo, é realizado graças a uma parceria com a MVB / Metabooks e tem por objetivo municiar livreiros de informações do que está no prelo das editoras. Entre as novidades, está É tempo de morangos (Intrínseca), um misto de guia literário e romance de formação da escritora e influenciadora Bruna Martiolli; Hipocritões e olhigarcas (Tinta-da-China Brasil), uma história das guerras culturais escrita pelo autor português Rui Tavares; e um novo livro da coleção Bobbie Goods, publicada pela HarperCollins. Confira todas as novidades clicando aqui. Por enquanto, o Próximo Capítulo está aberto para todos os que se cadastrarem na plataforma, mas em breve o serviço ficará exclusivo para os assinantes do PN+. A nova seção se soma a outros serviços oferecidos aos assinantes do PN+, como o Radar de Licitações. Clique aqui para saber como ser um assinante do PN+.

PublishNews, Redação, 15/01/2026

O Centro Cultural Coreano no Brasil (CCCB) está com inscrições abertas até domingo (19) para o curso gratuito de férias de Hangul, sistema de escrita da língua coreana. Voltada a iniciantes, a formação será realizada de forma presencial ao longo de fevereiro, na sede da instituição, em São Paulo. Para concorrer às 128 vagas — 16 por turma, em oito turmas — é necessário preencher um formulário online, disponível dentro da notícia. Apenas os candidatos selecionados receberão e-mail de confirmação até segunda-feira, 20 de janeiro. “Com a popularização massiva da cultura coreana no Brasil, recebemos uma demanda muito alta de pessoas querendo aprender o idioma nos últimos anos", diz Cheul Hong Kim, diretor do CCCB. Acesse para saber mais!

“A aparência diz pouco. Só a poesia mostra o real.”
Adelia Prado
Poeta brasileira
1.
Elo Monsters Books: Flow Pack
2.
Engenharia do lucro
3.
A saúde do coração na era da alta performance
4.
Do dia para a noite (Day to night)
5.
Entre o ego e o sagrado
6.
Mais esperto que o diabo
7.
Dias quentes (Spring Summer)
8.
Isso e aquilo (This & That)
9.
Dias frios (Fall Winter)
10.
Educação da tristeza
 
PublishNews, Redação, 15/01/2026

Desde 2022, o CreativeSP já alcançou R$ 2 bilhões em expectativa de negócios gerados, segundo uma nota divulgada à imprensa nesta quarta-feira (14). Um dos programas da iniciativa da InvestSP (agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico) e da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas é voltado ao apoio para viagens à Feira do Livro de Frankfurt. Ao longo das edições, o CreativeSP promoveu a inserção de 359 empresas e profissionais paulistas em 39 feiras, festivais, rodadas de negócios e missões internacionais. As ações também estão associadas a uma expectativa de geração de mais de 27 mil empregos. Para 2026, o edital para as missões internacionais já está disponível no site do programa, com a previsão de realização de 10 missões ao longo do ano. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 15/01/2026

A escritora e quadrinista baiana Isabella Ismile vai lançar o livro em quadrinhos Encrespou, em Salvador. A HQ propõe uma ressignificação do verbo “encrespar”, transformando-o em símbolo de identidade, memória e resistência. Na trama, uma jovem negra que cresceu aprendendo a negar as origens dos seus cabelos, passa por um processo de transformação ao conhecer a história do seu povo. O livro tem prefácio assinado pela professora e escritora Bárbara Carine. Leia a nota para saber mais do evento.

PublishNews, Redação, 15/01/2026

Mour Ndiaye, diretor da Saúde Pública em Dakar, sonha com uma carreira política brilhante. Para conquistar prestígio e se aproximar do poder, decide “higienizar” a cidade, afastando de vista a população de rua, considerada uma mancha na imagem de modernidade que deseja exibir. Diante das medidas de exclusão e bem organizados, os mendigos tomam uma decisão inesperada: declaram uma greve. Essa ausência coletiva logo provoca um efeito em cadeia: sem os pobres para testemunhar sua generosidade, a elite urbana perde a possibilidade de praticar a caridade pública, fundamental para a vida religiosa e para a manutenção de sua imagem e respeitabilidade social. Assim, figuras invisíveis passam a ocupar o centro da cena, revelando como a sobrevivência simbólica e política dos poderosos depende justamente daqueles que eles procuram apagar. Em A greve dos mendigos (Bazar do Tempo, 136 pp, R$ 70 — Trad.: Mirella Botaro), Aminata Sow Fall, escritora em língua francesa no Senegal, constrói uma narrativa incisiva, em que o sarcasmo e a ironia abrem espaço para refletir sobre dignidade, solidariedade e o lugar dos marginalizados na vida social.

PublishNews, Redação, 15/01/2026

Durante uma terrível odisseia, Khalil Diallo conta a história de companheiros de infortúnio e leva o leitor a uma jornada pelo fluxo de milhares de migrantes prontos para cruzar o deserto e o mar na esperança de um futuro melhor. Nada lhes será poupado, mas, apesar da desilusão e do sofrimento, não deixarão de sonhar e de lutar pelo direito inalienável e universal à dignidade. Um romance de exílio e esperança, A odisséia dos esquecidos (Malê, 134 pp, R$ 58,90 — Trad.: Carla M. C. Renard) pinta um quadro intransigente da África e oferece um romance sobre amizade, solidariedade e memória. O escritor nasceu na Mauritânia, e atualmente mora em Dakar. Depois de ser finalista do Orange Book Prize in Africa de 2019, do Kourouma Prize de 2019 e do Ivoire Prize de 2019, foi o vencedor do Prémio Ahmed Baba de 2021 e finalista do Kourouma de 2021.

PublishNews, Redação, 15/01/2026

Quando o espiritual domina (Nova Fronteira, 256 pp, R$ 79,90 – Trad.: Danilo Lima de Aguiar), primeira obra de ficção escrita por Simone de Beauvoir, retorna às livrarias em uma nova edição, resgatando o texto produzido ainda na juventude da autora e publicado apenas décadas depois. Escrito entre 1935 e 1937, o livro reúne cinco narrativas que se cruzam para mostrar personagens atravessadas por conflitos internos, pressões familiares e expectativas sociais sufocantes. A obra antecipa temas que marcariam toda a trajetória intelectual de Simone de Beauvoir: liberdade individual, formação da identidade e enfrentamento às convenções morais, além de evidenciar a busca por autenticidade em um contexto conservador. No prefácio escrito especialmente para esta edição, Izilda Johanson, professora de filosofia contemporânea, destaca como o livro ilumina os primeiros passos de Beauvoir rumo ao pensamento que a consagraria anos depois.

PublishNews, Redação, 15/01/2026

Em Red flags (Rocco, 272 pp, R$ 69,90 — Trad.: Bruna Miranda), de Sophie Jo, Poppy é uma jovem brilhante de dezoito anos que sabe muito bem o que quer e não perde tempo com relacionamentos que considera fadados ao fracasso. Já Cameron vive pulando de uma relação para outra, incapaz de se comprometer por muito tempo. Quando Poppy é desafiada a passar dois meses com a mesma pessoa e a dar uma chance de verdade ao amor, relutantemente decide abordar Cam, com quem sempre esbarra no ônibus e que acha uma gracinha. Mal sabe ela que o rapaz está encarando o próprio desafio: para superar seu hábito de descartar meninas por implicâncias bobas, sua melhor amiga estipula que, da próxima vez que começar um relacionamento, deve ser a namorada a terminar com ele. O que se segue é um romance divertido e leve, com o qual é impossível não se identificar. Sophie Jo usa a relação de Poppy e Cam para discutir o conceito de red flags, ajudando os leitores a distinguirem incômodos passageiros de incompatibilidades reais ― tudo isso enquanto escreve uma comédia romântica digna dos clássicos mais amados de Hollywood.

 
©2001-2026 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.