Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
|
PublishNews, Guilherme Sobota, 22/12/2025
Depois de um ano de domínio dos livros de colorir na Lista Nielsen-PublishNews de Mais Vendidos, uma outra marca de peso assume agora a liderança da relação: é Café com Deus Pai 2026 (Vélos), a nova edição do devocional que se transformou em fenômeno editorial no Brasil nos últimos anos. A relação desta semana contabiliza as vendas nas principais livrarias em operação no país entre os dias 8 e 14 de dezembro de 2025 – as vendas das semanas imediatamente anteriores ao Natal serão contabilizadas nas primeiras listas do próximo ano. O sexto volume da série do pastor catarinense Junior Rostirola estreou na categoria Não ficção trade no início de novembro, na ocasião celebrando – segundo a editora que criou para publicar o livro em 2024 – a marca de 10 milhões de exemplares vendidos na coleção. Quem ocupa o terceiro lugar da Lista é outra estreia deste ano: Coisa de rico (Todavia), do antropólogo Michel Alcoforado – um estudo sobre as elites brasileiras, cujo sucesso vem na esteira de produtos de entretenimento sobre os muito ricos, como as séries Succession e Billions, além de toda uma discussão social sobre distribuição de renda, não apenas no Brasil mas no mundo todo. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 22/12/2025
Queridos clientes, parceiros, amigos e leitores do PublishNews, chegamos ao final de mais um ano – e que ano! Foi um período de trabalho intenso, mas também de conquistas que nos enchem de orgulho e gratidão. Nada disso seria possível sem a dedicação incansável do nosso time, a parceria leal de nossos clientes e anunciantes, a companhia de nossos leitores e a confiança de todos e todas. Deixamos aqui o nosso muito obrigado! O PublishNews entra em recesso de fim de ano nesta terça-feira (23) e volta na primeira segunda-feira de 2026, dia 5 de janeiro. Que em 2026 sigamos juntos, descobrindo novos caminhos que fortaleçam a economia do livro, modernizando nosso setor e celebrando muitas outras conquistas. Desejamos a todos um Natal de paz, com muita alegria ao lado de quem amamos, e uma passagem de ano gloriosa, cheia de esperança e bons livros. Um abraço enorme. Assinado: equipe do PublishNews.
PublishNews, Redação, 22/12/2025
No último Podcast do PublishNews de 2025, a equipe da redação recapitulou alguns dos principais temas que pautaram o ano do mercado editorial brasileiro. Partindo das matérias mais lidas do site, os temas diversos refletem um ano movimentado, com recomendações de leitura em alta, muitas consultas ao calendário de eventos – no ano em que o Rio de Janeiro exerceu seu mandato de Capital Mundial do Livro –, fechamento do clube de leitura de Felipe Neto, concurso literário do TikTok, discussão do uso de inteligência artificial nas capas de livros, e movimentações de players do varejo nacional e suas repercussões. Este podcast é um oferecimento de Câmara Brasileira do Livro (CBL), MVB América Latina e UmLivro. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.
PublishNews, Redação, 22/12/2025
Uma nova série da Folha visita autores para revelar seus espaços de trabalho e escrita. A estreia apresenta o ambiente da escritora paulistana Silvana Tavano, vencedora do Prêmio Oceanos, e também o de Lilia Guerra. O projeto busca explorar a relação entre o processo criativo e o entorno físico dos artistas. Na Ilustríssima, o repórter especial da Folha Naief Haddad publicou uma reportagem sobre um novo lançamento que conta a trajetória de Chica da Silva. Segundo a reportagem, os projetos publicados até o momento a retratavam "como a ex-escravizada lasciva e vingativa do século 18", quadro agora alterado. O Estadão publicou um vídeo com recomendações de livros para presentear no Natal. Dez livreiros de lojas físicas e virtuais indicam seus títulos favoritos, oferecendo sugestões variadas. Pedro Bandeira concedeu uma entrevista para a revista Veja em que fala sobre a adaptação de A droga da obediência para os cinemas e algumas de suas expectativas sobre a obra. O jornal O Globo divulgou uma lista destacando cem melhores lançamentos de 2025. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 22/12/2025
A Editora WMF Martins Fontes Ltda busca auxiliar de logística. Entre as tarefas diárias do posto estão: realizar a separação de livros e preparação de pedidos, a organização do estoque e conferência de mercadorias recebidas e o apoio no agendamento de envios internacionais. As inscrições para a vaga estão abertas até o início de janeiro e ter experiência na função na área de Editora ou de Livraria será um diferencial.
PublishNews, Redação, 22/12/2025
A editora Dublinense concluiu o envio de 3,5 mil livros para bibliotecas públicas do Rio Grande do Sul por meio do projeto Literatura sem Fronteiras: descobertas literárias nas bibliotecas gaúchas. A ação, realizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), contemplou 100 bibliotecas em diferentes regiões do estado, com a distribuição de kits formados por 25 títulos do catálogo da casa. Acesse a notícia e saiba mais.
PublishNews, Beatriz Sardinha, 22/12/2025
Na próxima terça-feira (23), a livraria Bloco, no bairro de Icaraí, em Niterói recebe o evento de lançamento da biografia Planet Hemp – Mantenha o respeito (Ilustre Editora). A comemoração começa às 18h e se estende até meia noite, com a presença do autor, o jornalista e escritor Pedro de Luna. Produzido em dois anos de pesquisa e entrevistas, o livro promove um mergulho na trajetória da banda que transformou a cena cultural brasileira. Para o PublishNews, o autor Pedro de Luna afirma que o desejo de realizar o livro vem de documentar a história do grupo, que teve seu registro "mais midiático", até o momento, no filme Legalize Já. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 22/12/2025
A editora paulista Rua do Sabão abrirá o seu catálogo de 2026 com um segundo livro da escritora portuguesa Violante Saramago Matos: Quando o verão amadurece reúne textos situados entre a crônica e a poesia, escritos a partir da observação atenta de cenas do cotidiano e dos noticiários. O livro também reserva espaço para a evocação da memória de seus pais, a artista plástica Ilda Reis (1923-1998) e o escritor José Saramago (1922-2010), presenças constantes em sua formação afetiva e intelectual. Leia a nota para saber mais de Violante e quando o livro estará nas livrarias.
|
“Tudo o que eu quero é ser incompreendido.”
|
1.
|
Elo Monsters Books: Flow Pack
|
|
2.
|
Engenharia do lucro
|
|
3.
|
A saúde do coração na era da alta performance
|
|
4.
|
Do dia para a noite (Day to night)
|
|
5.
|
Entre o ego e o sagrado
|
|
6.
|
Mais esperto que o diabo
|
|
7.
|
Dias quentes (Spring Summer)
|
|
8.
|
Isso e aquilo (This & That)
|
|
9.
|
Dias frios (Fall Winter)
|
|
10.
|
Educação da tristeza
|
|
|
|
PublishNews, Redação, 22/12/2025
Em um momento histórico marcado por colapso ambiental e avanço de discursos autoritários, a Boitempo traduz para os leitores brasileiros Marx para gatos: um bestiário radical, da professora e doutora em literatura Leigh Claire La Berge. O livro propõe uma leitura tão erudita quanto provocadora do pensamento marxista. Revisando o formato dos antigos bestiários, a autora segue pegadas felinas deixadas ao longo da história econômica do Ocidente para revelar uma animalidade no coração do marxismo. Acesse a nota completa para saber mais sobre o lançamento.
PublishNews, Redação, 22/12/2025
Quando Gérard Lebrun chega à Universidade de São Paulo, em 1961, encontra uma cultura em ebulição. Professor recém-formado, com pouca experiência docente, nada indicava tratar-se de um filósofo maduro, escritor consumado e polemista vigoroso. Mas essas qualidades logo se evidenciam a partir de 1962, quando começam a surgir textos e ensaios que transitam entre o comentário dos clássicos e questões de filosofia contemporânea. É nesse contexto que A racionalidade equívoca: inéditos e dispersos (Editora Unesp, 350 pp, R$ 79), de Gérard Lebrun, organizado por Ruth Lanna e Pedro Paulo Pimenta, reúne materiais escritos entre 1962 e 1966, período em que sua atividade se estende também à Aliança Francesa de São Paulo e à Maison de France, no Rio de Janeiro. A coletânea revisita momentos centrais da atuação de Lebrun no Brasil, incluindo sua interlocução com Michel Foucault, que chega à USP em 1965 para ministrar um curso baseado no manuscrito de As palavras e as coisas. Quando retorna à França, em 1966, Lebrun deixa um rastro intelectual que, como diria Bento Prado Jr., inaugura uma nova era para a filosofia paulista, marcada pela especialização e pelo rigor formal.
PublishNews, Redação, 22/12/2025
Em Captura (Zahar, 184 pp, R$ 79,90), o filósofo Olúfẹ́mi Táíwò discute como a experiência individual de opressão não é dotada de um sentido pedagógico, tampouco tem capacidade de incidência política e transformação social se não for pensada coletivamente. Comprometido em explorar a conexão entre política e identidade num contexto global, retoma visões de diferentes revolucionários e intelectuais que defenderam a atuação coletiva solidária como caminho necessário para transformar o mundo — como Amílcar Cabral, Carter G. Woodson, Lilica Boal, Paulo Freire e as feministas negras lésbicas do coletivo Combahee River. A partir do seu olhar para o potencial disruptivo das políticas de identidade, Táíwò também evidencia como a elite — entendida como as grandes corporações e qualquer grupo com acesso desproporcional a recursos e poder — empreende uma das formas mais eficazes de captura e esvaziamento de seu sentido revolucionário: convertendo demandas materiais em reivindicações meramente simbólicas e incluindo sujeitos marginalizados em espaços cujas assimetrias de poder se mantêm as mesmas.
PublishNews, Redação, 22/12/2025
Em Menos 1 lixo para uma vida mais sustentável (Editora Senac São Paulo, 152 pp, R$ 60), os autores Fe Cortez e Wagner Andrade trazem reflexões e soluções para uma sustentabilidade possível. Discutindo a cultura de consumo, os 5 Rs, o impacto socioambiental das empresas e lançando um desafio de 21 dias com 21 pequenas ações transformadoras, os autores mostram que, mais do que práticas isoladas, sustentabilidade envolve novos hábitos e um novo olhar. Fe Cortez deixou o mercado da moda para se dedicar a pautas ambientais. É comunicadora, palestrante, artista, apresentadora de TV e já ministrou palestras sobre a temática socioambiental para milhares de pessoas. Wagner Andrade é publicitário e especialista em design para sustentabilidade. Criou negócios orientados para impacto socioambiental e dedicados à comunicação como ferramenta de transformação, participando de projetos com organizações como Médicos Sem Fronteiras, Unicef, ONU-Habitat, DNDi, AfroReggae e Instituto Ronald McDonald.
PublishNews, Redação, 22/12/2025
Júlio César é uma das figuras mais marcantes da história romana. Político carismático e estrategista brilhante, acreditava que apenas um governo forte, centrado em sua própria autoridade, poderia garantir o bem-estar dos cidadãos de Roma. Em Júlio César: estratégia, poder e glória na Roma Antiga (Amarilys, 384 pp, R$ 138), o historiador David Potter reconstrói com precisão e originalidade a trajetória desse líder extraordinário. A partir das fontes antigas, sobretudo dos próprios escritos de César, o autor revela um administrador meticuloso e um comandante que sabia se adaptar às circunstâncias, mantendo sempre uma imagem pública poderosa. Após sua morte, a narrativa criada por seus seguidores o transformou em um herói inevitável. Mas, como mostra Potter, por trás do mito estava um general atento aos detalhes, exigente e profundamente pragmático.
|
|
|