
O sexto volume da série do pastor catarinense Junior Rostirola estreou na categoria Não ficção trade no início de novembro, na ocasião celebrando – segundo a editora que criou para publicar o livro em 2024 – a marca de 10 milhões de exemplares vendidos na coleção. As diferentes edições do livro foram traduzidas para sete idiomas, incluindo português, italiano, francês, espanhol, inglês e alemão, alcançando leitores em mercados como Europa, Estados Unidos e América Latina. O fenômeno editorial se expandiu também para o digital. O podcast Café com Deus Pai, apresentado por Rostirola, ultrapassou 170 milhões de reproduções no Spotify, figurando no Top 10 mundial em diversas categorias – e foi o podcast mais ouvido do ano no Brasil.
Quem ocupa o terceiro lugar da Lista é outra estreia deste ano: Coisa de rico (Todavia), do antropólogo Michel Alcoforado – um estudo sobre as elites brasileiras, cujo sucesso vem na esteira de produtos de entretenimento sobre os muito ricos, como as séries Succession e Billions, além de toda uma discussão social sobre distribuição de renda, não apenas no Brasil mas no mundo todo.
Esses e outros títulos contribuem para, ao que tudo indica, números positivos no mercado editorial brasileiro, tanto em produção quanto em vendas, a serem confirmados pelas pesquisas do setor no início do ano que vem.
Entre as editoras, quem lidera o ranking com mais títulos entre as diferentes categorias é a Sextante, com 12 títulos, seguida por HarperCollins Brasil (9), e com um empate quádruplo no terceiro lugar, com sete livros cada uma: Grupo Companhia das Letras, Ciranda Cultural, Grupo Editorial Record e Intrínseca.
Esta semana trouxe apenas um novo título para a Lista: Minhas 100 primeiras palavras (Ciranda Cultural).
Lista Nielsen-PublishNews de Mais Vendidos x Lista Nielsen-PublishNews de Autores Nacionais
Desde agosto, o PN publica sua nova Lista de Mais Vendidos geral, em parceria com a Nielsen. São duas listagens diferentes. A Lista Nielsen-PublishNews de Mais Vendidos não faz distinção entre autores nacionais e internacionais, e possui quatro categorias: Ficção, Não ficção trade, Não ficção especialista, e Infantil e Juvenil.
Já a Lista Nielsen-PublishNews de Autores Nacionais conta apenas com livros de autores brasileiros, separados em duas categorias: Ficção e Não ficção, e vem sendo publicada desde 2015. Ambas as listas são realizadas a partir da solução BookScan, que monitora as vendas de livros no varejo brasileiro e também dá origem ao Painel do Varejo de Livros.






