Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
|
PublishNews, Beatriz Sardinha, 24/11/2025
Os autores Mariana Salomão Carrara e Marcílio França Costa foram os grandes vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura com os romances A árvore mais sozinha do mundo (Todavia) e O último dos copistas (Companhia das Letras). A cerimônia ocorreu nesta terça-feira (24), na Biblioteca do Parque Vila-Lobos, em São Paulo. Depois de uma apresentação de um quarteto de cordas, a mestre de cerimônias Bruna Lombardi foi a responsável por conduzir as apresentações dos prêmios e discursos dos convidados. Em 2024, as autoras Luciany Aparecida e Eliane Marques foram as vencedoras com os livros Mata doce (Alfaguara) e Louças de família (Editora Autêntica Contemporânea). No total, as obras finalistas foram publicadas por doze selos editoriais. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 25/11/2025
O Podcast do PublishNews recebeu o escritor e influenciador Tiago Valente para conversar sobre a relação entre leitura e performance. A conversa aborda o fenômeno da 'leitura performática' — tradução da expressão performative reading — uma tendência que vem se consolidando nas redes sociais, em que leitores passam a exibir e compartilhar seus hábitos de leitura. No papo, a discussão foi como esse comportamento influencia a relação dos jovens com os livros e o impacto que as plataformas digitais têm na formação de novos leitores. Entre no Leia mais para escutar o podcast.
PublishNews, Redação, 25/11/2025
Alô, poetas! O Festival Poesia no Centro abriu a convocatória para o Megafone, programa dedicado a apresentações de poeta, a ser realizado nos dias 15, 16 e 17 de maio de 2026, em frente ao Cultura Artística, no centro de São Paulo. As inscrições são gratuitas, devem ser feitas até o dia 27 de fevereiro próximo e são destinadas a poetas que estarão na cidade durante o fim de semana do festival. Os nomes dos escolhidos saem até 31 de março, e serão publicados nas redes sociais da Megafauna. Em sua segunda edição, o Megafone estará novamente sob curadoria da poeta Bruna Beber, reunindo artistas selecionados pela chamada aberta e convidados especiais. Veja o que a curadora adiantou para o PublishNews e como se candidatar!
PublishNews, Leonardo Garzaro, 25/11/2025
"Era quarta-feira à noite e eu estava ao volante, acompanhado pelas vozes animadas de duas escritoras estrangeiras: Mai Khaled, do Egito, e Cecilia Manguerra Brainard, das Filipinas. Íamos rumo a uma pizzaria em São Paulo, mas o carro respirava a atmosfera da Feira do Livro de Porto Alegre, de onde vinham. Falavam sem pausa, encantadas com a recepção: a generosidade dos leitores, a hospitalidade, o cuidado da Larissa Har, entrevistadora do podcast para o qual foram convidadas. Elogiavam recepcionistas, garçons, taxistas. E, como um refrão, voltavam sempre ao nome de Morgana Baldissera, elogiando-a como a personificação perfeita da gentileza. Quiseram saber se todas as pessoas no Brasil eram assim ou se Porto Alegre guardava um tipo particular de doçura. Perguntavam se os gaúchos, por alguma razão histórica ou sociológica, eram um povo especialmente amigável. Talvez a idade tenha me moldado um ufanista tardio, porque imediatamente embarquei na narrativa que elas construíam". Clique no Leia mais para ler a coluna na íntegra.
PublishNews, Redação, 24/11/2025
A varejista Shein começou a vender livros nos EUA na última quarta (19). Em um comunicado à imprensa, a plataforma chinesa diz que a decisão se baseou no "estilo de vida" de seus consumidores, que possuem o hábito de ler de um a três livros por mês. De acordo com a matéria no Estadão, a empresa aproveita o interesse da geração Z, sua principal clientela, pelos livros físicos para se lançar neste novo segmento. Na Folha, a escritora Giovana Madalosso publicou uma coluna em que aborda sua percepção sobre a falta de cenas de masturbação feminina na literatura. A autora relaciona a questão ao poder das palavras e dos corpos femininos; e de como muitas das cenas de prazer na literatura estão voltadas para o prazer masculino. A revista Quatro Cinco Um entrevistou Bárbara Bulhosa, a fundadora da editora portuguesa Tinta-da-China. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 25/11/2025
A Fundação Perseu Abramo, centro de formação política e de produção de conhecimento do PT, acaba de publicar o catálogo completo de sua editora, que completa 28 anos. O material, que está disponível neste link, reúne as principais informações sobre os mais de 460 livros publicados desde 1997. A iniciativa visa divulgar ao público toda a produção da editora ao longo de quase três décadas. Do total de obras, mais de 300 já estão disponíveis em formato digital e podem ser acessadas diretamente pelo catálogo – basta clicar no título ou na capa do livro. Há também a opção de consultar pelo site. Paralelamente ao catálogo, a editora relança três livros em formato digital e físico. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 25/11/2025
A HarperCollins está com vagas abertas para estagiário comercial e para designer na Thomas Nelson. O dia a dia do comercial envolve acompanhar e tratar pedidos comerciais, apoiar o time no processo de faturamento em conjunto com a área de Logística e auxiliar na elaboração e atualizar relatórios e planilhas comerciais. Já o cargo de design tem como função desenvolver peças gráficas com base nos briefings recebidos para as campanhas e criar peças de comunicação para canais digitais.
PublishNews, Redação, 25/11/2025
O Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços) divulgou as homenageadas de sua próxima edição, prevista para ocorrer entre os dias 25 de abril e 3 de maio de 2026. A escritora e publicitária Carla Madeira será a Patronesse; e Paloma Amado — editora, produtora e curadora da obra de Jorge Amado (1912-2001) e Zélia Gattai (1916-2008), seus pais — será a Personalidade Literária da edição. "Elas representam duas dimensões fundamentais: a força criativa contemporânea e o compromisso com a memória e a tradição”, escreveu a curadora Gisele Ferreira em nota enviada à imprensa. Leia mais e fique por dentro!
|
“Ler é ampliar o pensamento, é fustigar o cérebro. Sendo assim, qualquer leitura pode te influenciar de alguma forma.”
|
1.
|
Elo Monsters Books: Flow Pack
|
|
2.
|
Engenharia do lucro
|
|
3.
|
A saúde do coração na era da alta performance
|
|
4.
|
Do dia para a noite (Day to night)
|
|
5.
|
Entre o ego e o sagrado
|
|
6.
|
Mais esperto que o diabo
|
|
7.
|
Dias quentes (Spring Summer)
|
|
8.
|
Isso e aquilo (This & That)
|
|
9.
|
Dias frios (Fall Winter)
|
|
10.
|
Educação da tristeza
|
|
|
|
PublishNews, Redação, 25/11/2025
A BiblioSP Digital, plataforma de e-books gratuita da Prefeitura de São Paulo, passou a disponibilizar títulos que atingem domínio público em 2025 — entre eles O grande Gatsby, escrito por F. Scott Fitzgerald; Mrs. Dalloway, obra prima de Virginia Woolf, O processo, de Franz Kafka, publicado depois de sua morte precoce; O sol também se levanta e In our time, de Ernest Hemingway; Pau Brasil, de Oswald de Andrade; e Os cantos, de Ezra Pound. A iniciativa integra a ação da Secretaria Municipal de Cultura para ampliar o acesso a obras clássicas com recursos robustos de acessibilidade. Com um acervo de 17 mil títulos nacionais e estrangeiros, a plataforma reúne autores como Fernando Pessoa, Machado de Assis, Shakespeare e Luís Vaz de Camões. A inclusão dos centenários soma-se à oferta de materiais contemporâneos já disponíveis para empréstimo digital. Leia a nota para acessar o catálogo completo.
PublishNews, Redação, 25/11/2025
As cartas do Boom (Record, 590 pp, R$ 189,90 – Trad.: Mariana Carpinejar) traz a vasta correspondência trocada entre quatro dos autores mais influentes e premiados da literatura latino-americana: Julio Cortázar, Carlos Fuentes, Gabriel García Márquez e Mario Vargas Llosa. O livro reúne e documenta a relação entre os escritores e revela bastidores de publicações, parcerias e conflitos entre importantes nomes das letras. Muito além de uma simples coincidência de talentos, o que se formou no início da segunda metade do século XX foi uma constelação intelectual movida por afinidades eletivas, ambições estéticas e compromissos políticos que, juntos, produziram uma reconfiguração sem precedentes da literatura latino-americana. A projeção internacional de autores da região marcou um momento de inflexão em que a América Latina passou a ocupar o centro das atenções do circuito literário global. A nova edição oferece ao leitor um acesso privilegiado à intimidade desse movimento por meio da correspondência trocada pelo quarteto, que registra com franqueza os bastidores da criação literária, os dilemas editoriais, as tensões ideológicas e os afetos — ora solidários, ora conflituosos — que compuseram esse momento de euforia e ruptura.
PublishNews, Redação, 25/11/2025
Lançada aos holofotes públicos aos quinze anos, após o atentado perpetrado pelo Talibã contra sua vida, Malala se transformou em um ícone internacional. Mas, longe das câmeras e das multidões, a garota passou anos lutando para se encontrar em um mundo desconhecido. Agora, Malala apresenta aos leitores sua trajetória para além das manchetes. No meu caminho (Companhia das Letras, 320 pp, R$ 69,90 — Trad.: Berilo Vargas e Lígia Azevedo) é um livro de memórias com histórias de amizade e de primeiro amor, de ansiedade e autodescoberta, de se manter fiel à sua identidade mesmo quando todos insistem em lhe impor rótulos. Malala narra como passou de estudante do ensino médio introspectiva a universitária imprudente até enfim se tornar uma jovem em paz com seu passado. Nesta autobiografia, Malala se reapresenta ao mundo e compartilha como aprendeu a viver sob o risco de ser definida por seus momentos mais sombrios.
PublishNews, Redação, 25/11/2025
Cícero Alves dos Santos, apelidado Véio aos cinco anos por estar sempre entre os mais velhos, nasceu em Nossa Senhora da Glória (SE) em 1947. Sem nunca ter observado o trabalho de outros artistas, num ambiente rural em que o único contato com o mundo exterior era pelo rádio, começou a moldar primeiro em cera de abelha, depois em madeira. Recebeu o título de Mestre dos Saberes e Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Sergipe, ocupa a Décima cadeira da Academia Gloriense de Letras e suas obras estão espalhadas pelo Brasil e o mundo, na Pinacoteca de São Paulo, Museu do Homem do Nordeste, em Recife, Museu de Belas Artes Rio de Janeiro, Fundação Cartier em Paris, The Armory Show New York. Bonecos de pau: A felicidade de Véio (WMF Martins Fontes, 168 pp, R$ 99,90) é mais que uma biografia romanceada, é uma homenagem. "O mundo criado por Véio e narrado pelas suas filhas – Julia Katiene Pereira Santos e Katiuscia Pereira Santos – neste livro é um mundo que vale a pena, uma existência verdadeiramente gratificante, uma história de amor que mistura realidade e ilusão", diz a quarta capa.
PublishNews, Redação, 25/11/2025
Imagina passear pelas ruas de Havana com Leonardo Padura? Em Ir até Havana (Boitempo, 288 pp, R$ 87 — Trad.: Monica Stahel), o escritor cubano leva o leitor a uma caminhada por locais que marcaram sua vida e sua literatura. Os relatos são entremeados por trechos de seus livros e romances, com claras referências e inspirações. A segunda parte da obra conta também com reminiscências do autor, que vão de 1984 aos dias atuais. Comoventes, resgatam a história de ambientes importantes da capital cubana: pontos turísticos, bairros, construções e monumentos. Ao fim, completa o volume um belo caderno com fotos da cidade. No texto de abertura, Padura escreve sobre sua obsessão com a cidade e afirma que esta é uma obra que ele sempre quis escrever. “Este livro é um canto de amor à cidade em que nasci e vivo, escrevo e padeço, o lugar do mundo ao qual pertenço, como uma bênção ou uma fatalidade inapeláveis: como a água que nesta ilha nos rodeia por todos os lados.”
PublishNews, Redação, 25/11/2025
A coletânea Vermelho rubro (Citadel, 128 pp, R$ 59,90) reúne poemas de Isis Valverde escritos ao longo de cinco anos e é dedicada a Rosalba Nable, mãe da artista, que venceu o câncer de mama após intensas sessões de quimio e radioterapia em 2024. Conhecida por papéis marcantes na televisão e no cinema, Isis revisita no livro episódios pessoais e reflete sobre laços afetivos em um mosaico emocional que revela a mãe, a filha, a esposa e, acima de tudo, a mulher real por trás da figura pública exposta aos holofotes. No prefácio, Nelson Motta descreve a obra como um “compilado de confissões poéticas de uma jovem estrela pop que todos imaginam levar uma vida perfeita de Instagram”. Nessa linha, os poemas desmontam a ilusão da perfeição por trás da fama e conduzem o leitor pelos escombros de uma alma.
|
|
|