Atende os segmentos de: Presentes Corporativos, Projetos Gráficos Especiais, linha Premium de embalagens e caixas rígidas, além de produtos para lojas de Papelaria & Presentes
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
|
PublishNews, Guilherme Sobota, 14/03/2025
O fenômeno dos livros de colorir na Lista de Mais Vendidos – novamente, nesta semana, cinco dos top 10 livros na relação do PublishNews pertencem ao gênero – têm estimulado também a venda de itens de papelaria relacionadas ao assunto nas livrarias. De acordo com dados da BRW Suprimentos, fornecedora de material escolar e de escritório, as vendas de canetinhas estão em ascensão desde 2024, e cresceram mais de cinco vezes em novembro e dezembro em relação ao mesmo período do ano anterior. André Teles, diretor da Rede Leitura, também percebe esse crescimento. “Desde outubro, já notamos um aumento significativo na procura por esses materiais. Por isso, reforçamos o estoque de canetinhas, lápis de cor e investimos no ponto de venda para atender melhor a essa demanda. Neste ano, as vendas da coleção Evoke da BRW, por exemplo, aumentaram cinco vezes, o que nos levou a ampliar ainda mais nosso estoque", explica. Desde dezembro, os livros do subgênero veem uma nova onda de domínio nas vendas nas livrarias brasileiras, muitas vezes dividindo o destaque com os livros religiosos. Na Lista desta semana, que contabiliza vendas entre os dias 3 e 9 de março nas 39 livrarias brasileiras cadastradas, três dos top 10 são religiosos. O destaque é A força do silêncio (Fons Sapientiae), do Cardeal Robert Sarah, publicado pelo selo editorial da Distribuidora Loyola. Entre as editoras, quem lidera é a Sextante, com 14 títulos nas diferentes categorias. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 14/03/2025
O Prêmio PublishNews, em parceria com a Catavento Distribuidora, anuncia nesta sexta-feira (14), Dia Nacional do Livreiro, a terceira edição do Prêmio Catavento, categoria do Prêmio PN que prestigia um dos elos mais importantes da cadeia do livro: as livrarias. Livrarias e livreiros interessados podem se inscrever até o dia 31 de março. A ideia é reconhecer e divulgar projetos e profissionais que encontraram maneiras de manter as livrarias crescendo, trouxeram novas ideias para vender livros e desenvolveram projetos inovadores dentro desses espaços, contribuindo também para o incentivo à leitura no país. Para isso, o Prêmio Catavento é dividido em duas categorias: Livraria Destaque e Livreiro do Ano. Os interessados já podem realizar as inscrições (veja como abaixo). Para realizar a premiação, a Catavento conta com a parceria da startup Konekta. A cerimônia do Prêmio PublishNews 2025 será realizada em 7 de maio, quarta-feira, no Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974), a partir das 18h30. Para a categoria Livraria Destaque é preciso que a livraria tenha mais de um ano de existência. Na inscrição, também é necessário enviar um breve argumento explicando o que torna a livraria diferente das outras e apresentar qualquer projeto inovador ou de incentivo à leitura que a loja tenha colocado em prática nos últimos meses. Para se inscrever é necessário preencher este formulário. Já a categoria Livreiro do Ano tem o objetivo de dar protagonismo a esse profissional que movimenta a cadeia do livro na ponta. Os inscritos devem ter mais de um ano de experiência como livreiro e, no ato da inscrição, indicar contatos de referência, cases e histórico profissional, além de canais profissionais sobre o livro, caso possua. A inscrição deve ser feita neste formulário até 31 de março e pode ser feita por terceiros. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Leonardo Garzaro, 14/03/2025
Quando o porteiro perguntou qual apartamento eu iria visitar, respondi com convicção: Vou visitar a dona Ruth, no segundo andar. Pouco depois, a porta se abriu revelando a autora dos melhores livros da minha infância, do óbvio Marcelo, Marmelo, Martelo ao Dois idiotas sentados cada qual no seu barril, com o qual eu e minha irmã demos boas risadas. Ruth Rocha me recebeu de pé, alta e ereta, vestida com elegância casual. Me apontou o sofá azul e se sentou na cadeira de balanço, sorrindo, interessada. “Fale alto, por favor. Eu não escuto direito com esse aparelho”, me preveniu. Entreguei-lhe uma sacola com sabonetes da Granado, que havia levado de presente. Ela agradeceu e passou o embrulho para a secretária. “O que é?”, “São sabonetes, dona Ruth”. “Ah...” Lamentei não ter comprado chocolates. Antes da visita, li tudo o que encontrei sobre a autora, da transcrição do Roda Viva de 2002 às entrevistas recentes para a BBC, O Globo e Revista do Sesc. Fiquei com a impressão de que os jornalistas se restringem aos temas ligados à literatura infantil, esquecendo-se de que Ruth Rocha é também uma mulher, escritora, tradutora, que trabalhou durante a ditadura militar, a censura e o AI-5 em editoras e revistas, que foi mãe e esposa enquanto escrevia não um, mas duzentos livros. Embalado pelo Oscar do filme Ainda estou aqui, pergunto justamente sobre seu trabalho durante a ditadura militar. Em 1978, a autora publicou O reizinho mandão, que passa por temas como poder, democracia e liberdade. Perguntei se ela teve medo de publicar esse título e ela respondeu que sim, mas não ao ponto de se paralisar. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta coluna.
PublishNews, Redação, 14/03/2025
Em uma matéria para o Jornal da USP, especialistas comentaram sobre pesquisa da Universidade que aponta que livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental possuem erros e reproduzem estereótipos ao tratar do contato das línguas africanas com o português ao longo da história. O veículo entrevistou a pesquisadora Tâmara Rocha. Segundo ela, a pouca importância dada ao ensino dos contatos linguísticos no Brasil pode ser considerada como um epistemicídio, por conta da falta de informações que apaga saberes de populações negras. Segundo a pesquisadora, esse processo ocorre desde o ensino básico até a formação acadêmica de professores. A Folha de S. Paulo noticiou que escolas de Fortaleza deixaram de receber livros após deputada estadual Silvana Sousa, do PL, pedir veto de um título. O pedido foi feito após a deputada alegar que os livros têm conteúdo impróprio para crianças. O caso também foi tema no g1. A Secretaria Municipal de Educação alegou problemas de distribuição. Clara Balbi escreveu sobre detalhes da nova biografia de Zuzu Angel na coluna Painel das Letras. O livro será publicado pela Todavia e será lançado antes do aniversário de 50 anos da morte da estilista pela Ditadura Militar. A Ilustrada publicou mais detalhes por trás da publicação de Na minha pele (Objetiva), lançamento de Lázaro Ramos, que também é um dos curadores da Bienal do Livro Rio. O Estadão fez um webstories com cinco formas diferentes de como organizar livros na biblioteca e outro com as bibliotecas mais bonitas do mundo. O Globo publicou uma nota com as especulações sobre os nomes para a vaga de Cacá Diegues na Academia Brasileira de Letras (ABL). Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 14/03/2025
A Intrínseca abriu uma vaga de estágio em comunicação. A editora pede que os candidatos tenham interesse por livros de diversos gêneros; estejam cursando Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo ou Relações Públicas entre o 2° e 5° período, inclusive; tenham inglês intermediário (compreensão avançada é um diferencial); desenvoltura com ferramentas digitais; entusiasmo e proatividade; boa comunicação oral e escrita; e capacidade analítica. As responsabilidades da vaga incluem realizar o filtro diário das notícias clippadas, arquivamento e repercussão nos canais internos da editora; a prospecção e disparo de mailings; busca de novos espaços de divulgação; pesquisa para a produção de pautas diversas; suporte na execução de tarefas de rotina da equipe; redação de notas, comunicados e textos para newsletters. A vaga é presencial e interessados podem se inscrever clicando aqui.
PublishNews, Redação, 14/03/2025
A Editora Online está à procura de um diagramador editorial infantil. É preciso ter experiência mínima de três anos comprovada em diagramação, preferencialmente na área editorial infantil e livros em geral; domínio avançado de Adobe InDesign, Illustrator e Photoshop; e disponibilidade para início imediato. Conhecimentos em IA será um diferencial. As funções do cargo incluem digitar, formatar e ilustrar textos; confeccionar boneco; definir tamanho da lombada; confeccionar prova digital; diagramar textos; utilizar recursos de informática; e executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional. A vaga é 100% presencial e interessados devem encaminhar currículos para cyntia.santana@editoraonline.com.br até 25 de março.
PublishNews, Redação, 14/03/2025
A Oficina Raquel – editora independente, sediada no coração da Tijuca (Rua Santa Sofia, 274, casa 22) – além das publicações focadas na diversidade e nas iniciativas de formação, tem focado na organização e participação em eventos literários. Pensando nisso, no mês de março, a editora abrirá suas portas para receber interessados em conhecer o seu dia a dia. O projeto “Oficina Raquel de Portas Abertas”, capitaneado pela estagiária Nicole Bonfim, ex-aluna da AEJ (Academia Editorial Júnior, do SNEL), irá receber estudantes de Letras, Marketing e Editoração para conhecer os processos de uma editora independente e aprender um pouco sobre o funcionamento de uma editora nos dias de hoje. A primeira turma visitará a Oficina na próxima segunda (17), das 14h às 17h; e a segunda turma está marcada para 21 de março. Interessados em participar podem se inscrever por meio deste formulário. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.
PublishNews, Redação, 14/03/2025
O 1º Simpósio Internacional de Inovação em Bibliotecas, promovido pela Biblioteca Ministro Oscar Saraiva (STJ), será realizado entre 31 de março e 1º de abril em Brasília (DF) e terá programação com enfoque em inovação e inteligência artificial (IA), além de iniciativas estratégicas para o desenvolvimento das bibliotecas brasileiras. A incorporação de novas tecnologias tem transformado diversos setores, e as bibliotecas, ao adotarem essas inovações, consolidam-se como centros dinâmicos de conhecimento. O público-alvo do evento são servidores públicos, bibliotecários, gestores de bibliotecas e profissionais interessados nos temas. O evento será na sede do no Superior Tribunal de Justiça (STJ) (SAFS, St. de Administração Federal Sul Quadra 06, Lote 01, Asa Sul – Brasília / DF). O intercâmbio com especialistas de diversos países promove a troca de experiências, a disseminação de boas práticas e o estabelecimento de parcerias estratégicas, essenciais para que o Brasil se destaque no cenário internacional da inovação bibliotecária, de acordo com a organização do evento. É possível realizar a inscrição pelo link. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
|
“A literatura é o eco e o reflexo da vida.”
Crítico italiano
(1817-1883)
1.
|
Do dia para a noite (Day to night)
|
2.
|
Dias quentes (Spring Summer)
|
3.
|
A força do silêncio
|
4.
|
Café com Deus Pai 2025
|
5.
|
Café com Jesus
|
6.
|
Ainda estou aqui
|
7.
|
Comfy and Cozy Blue
|
8.
|
Comfy and Cozy Pink
|
9.
|
Mais esperto que o Diabo 2
|
10.
|
Criaturas fofinhas
|
|
|
PublishNews, Redação, 14/03/2025
Desde o mês passado, a Livraria Casa da Árvore tem brindado o público da Tijuca (RJ), adjacências e interessados em boa literatura com rodas de bate-papo regulares com escritores e autores. Aos fins de semana, a casa, localizada na Rua Almirante Gavião, 6, Loja C, tem aberto as portas para, além de oferecer ao público livros de sua já conhecida curadoria atenta e arguta, dar voz e vez a escritores e seus livros. Os encontros, sempre mediados por profissionais do livro, autores e personalidades do universo literário, acontecem sábados ou domingos e têm a proposta de aproximar público e escritores, e de estimular a cena literária da região. Neste domingo (16), às 11h, o bate-papo acontecerá com a escritora Marcella Sarubi, autora de Contos de amor, desamor, drama e tragédia no Rio de Janeiro (Urutau) e será mediado pela profissional do mercado editorial Fátima Machado. O livro de Marcella, inclusive, tem citados como cenários de um dos contos a própria livraria e o Bar Madrid. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.
PublishNews, Redação, 14/03/2025
O Itaú Social distribuiu 220 mil livros para turmas de creches e pré-escolas das redes municipais de ensino do Rio Grande do Sul, como parte da edição 2024 do Leia com uma criança. Cada turma recebeu uma coleção de dez títulos de literatura infantil, ampliando os acervos literários e fomentando novas práticas pedagógicas nas instituições de Educação Infantil. Os livros foram distribuídos em parceria com a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), para 414 formadoras do Projeto LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil) no estado. Os dez títulos da coleção distribuída foram escolhidos com base em critérios técnicos, incluindo a temática abordada, a qualidade literária e o projeto gráfico. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 14/03/2025
O lançamento de fotolivros é um dos momentos mais aguardados do Festival de Fotografia de Tiradentes. Em sua 14ª edição, o público poderá conhecer 55 livros de fotografia e dialogar com seus criadores, nas noites de 28 e 29 de março, na Vila Foto em Pauta (Rua Santíssima Trindade, 92 – Tiradentes / MG), a partir das 19h. O evento receberá ainda, na Vila Foto em Pauta, uma mostra totalmente dedicada aos livros de fotografia. A exposição de Fotolivros ZUM/IMS apresentará as obras selecionadas pela Convocatória de Fotolivros ZUM/IMS 2024. São 45 publicações, entre fotolivros, zines, catálogos e livros de fotografia de todas as regiões do Brasil, além de países da América Latina e da Europa. Alguns dos temas das publicações são: Natureza e meio ambiente, memória e história, questões sociais e culturais, arte e fotografia. A relação completa das obras, com sinopse e imagens está disponível no site oficial do Festival, onde os livros também podem ser adquiridos. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 14/03/2025
Neste domingo (16), a partir das 11h, o Cine Satyros Bijou (Praça Roosevelt, 172. Consolação – São Paulo / SP) recebe o lançamento do livro Vocabulários, primeira publicação do selo Phedra. O livro tem como maior objetivo realizar um mapeamento etnolinguístico das transformações do discurso contemporâneo, com centenas de verbetes que estabelecem os alicerces para uma comunicação acessível e nāo violenta, trazendo terminologias das comunidades LGBTQIAPN+, feminista e antirrascista, em uma construção colaborativa que busca a legitimação de linguagens afirmativas e empáticas. Vocabulários tem organização e autoria coletiva, com a participação de jornalistas, historiadores, antropólogos, linguistas, artistas e ativistas das mais diversas militâncias. A capa da obra foi feita pela cartunista e ilustradora Laerte. O lançamento no domingo (16) contará com distribuição gratuita do livro aos presentes. A publicação, iniciativa da Associação dos Artistas Amigos da Praça, com apoio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, traz em suas mais de 180 páginas: apresentações de Isildinha Baptista Nogueira e Ivam Cabral, e mais. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.
PublishNews, Redação, 14/03/2025
Com o intuito de incentivar o hábito da leitura, o Shopping ETC (Av. Conselheiro Rosa e Silva, 1460, Aflitos – Recife / PE) realiza mais uma edição gratuita da feira Troca Troca de Livros. No mesmo dia, a partir das 12h, o cantor Mr. Elvis faz um show tributo com os clássicos de Elvis Presley, durante a tarde de homenagem ao mês dedicado às mulheres. As duas programações são gratuitas e acontecerão no piso principal do centro de compras. A feira de troca de livros acontece das 10h às 17h. Para quem deseja participar, precisa ficar atento às regras. Por exemplo, livros didáticos, acadêmicos, de poesia, livros em outros idiomas ou livros distribuídos gratuitamente não serão aceitos. Outra regra: não é permitido fazer reservas de livros, assim como não é permitido a venda dos mesmos. Cada livro doado dá direito a outro livro, na feira, ao entregar uma obra para troca, a ação de retirar outra deve ser imediata. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.
PublishNews, Redação, 14/03/2025
Marcas do tempo – Três histórias do Brasil (Aletria, 36 pp, R$ 55) é um livro para refletir sobre o que fomos e compreender melhor o que somos. Um convite especial para olhar para o nosso passado e conhecer Inaiá, indígena que nasceu no dia 22 de abril de 1500; Munji, menino angolano que é acorrentado enquanto brincava e colocado em um navio; e ainda Eleonora, casada com um homem de confiança de D.Pedro II. Os três contos, escritos pela professora de História aposentada, Maria Célia Nunes, se passam em diferentes épocas do Brasil pré-República. São textos ficcionais e ao mesmo tempo que dão aulas de história informativas. A invasão da terra de Inaiá, a escravização de Munji e a corte do século XIX são microcosmos de um passado injusto sobre o qual uma nação se formou e construiu sua identidade. Um Brasil de desigualdades com um presente que é reflexo de um passado que não pode ser esquecido. As ilustrações de Walter Lara compõem a obra.
PublishNews, Redação, 14/03/2025
Depois de muitas tentativas de sua vó de adivinhar o desejo, Pipo finalmente revela o que mais quer: não é um cachorro, nem uma bicicleta ou uma pipa — o maior desejo de Pipo em O pedido (Companhia das Letrinhas, 24 pp, R$ 74,90 – Trad.: Sofia Mariutti) é, simplesmente, passar mais tempo com sua avó! "Às vezes, nossos pedidos são atendidos", a vovó responde com um sorriso. Para retratar a beleza dessa relação, a premiada artista alemã Antje Damm constrói os cenários de uma forma diferente: esculpe os objetos e personagens em madeira, pinta-os com tinta acrílica e fotografa cada cena para montar uma história única. Como resultado, surgem cenários fascinantes, a riqueza de detalhes e cores vibrantes a cada página. O pedido é a história para ser compartilhada entre avós e netos, aquecendo corações de leitores de qualquer geração.
PublishNews, Redação, 14/03/2025
Como será a vida dos seres que habitam as funduras das águas, apartados do sol e da luz, na dimensão são mais profunda dos mares? Ali, apenas a escuridão absoluta e o silêncio. Em Abissais (Peirópolis, 52 pp, R$ 72), o fundo do mar parece até um outro planeta, com suas criaturas assombrosas, peixes luminosos e outros seres inimagináveis, que nadam de formas surpreendentes. Estarão ainda protegidos da balbúrdia da Terra? Conseguem ter paz esses seres abissais? Sonham com um mundo acima, claro e ensolarado? A autora Lalau e a ilustradora Laurabeatriz celebram 30 anos de parceria e dedicação à criação de obras que inspiram crianças e adultos a verem o mundo natural com outros olhos, convidam o leitor a um poético e profundo mergulho nos mistérios de um universo escondido e inexplorado, em viagem ao desconhecido dos oceanos.
PublishNews, Redação, 14/03/2025
Lottie Brooks tem apenas 11 anos e está prestes a dar início a um novo capítulo em sua vida. Ela está se preparando para começar o sétimo ano em uma nova escola, sem a companhia da melhor amiga, Molly, e sem os cabelos glamurosos e esvoaçantes que sempre sonhou. Além disso, ainda não se sente à vontade para usar o primeiro sutiã. Mas ela tem um plano ousado: ela quer se tornar a garota mais popular da escola e conquistar novas amigas. Contudo, as coisas não saem como o esperado. Quão complicado será lidar com todas essas situações, somadas às emoções de começar algo novo? Em A vida desastrada de Lottie Brooks - vol.1 (Milkshakespeare, 288 pp, R$ 69,90 – Trad.: Luisa Facincani), Katie Kirby conta a história de uma garota que, registra com muito humor tudo o que acontece com ela em seu diário, enfrentando os desafios da pré-adolescência. Este é o primeiro volume de uma série animada e ilustrada, repleta de momentos embaraçosos e de boas risadas.
PublishNews, Redação, 14/03/2025
Hong Xiaomao estava tão animado que nem conseguiu dormir. Era dia de zoológico! A bordo do ExpressoGirafa, ele e seus pais fazem a primeira parada do dia, a toca dos lobos. Mas basta um piscar de olhos para o garoto perceber que… um lobo sumiu! E agora, em Os segredos do zoológico (Baião, 48 pp, R$ 69,90 – Trad.: Verena Veludo) ele já não pode se livrar da sensação de que algo estranho está acontecendo. Nascida em Taiwan, a autora Huang Yi-Wen é designer, ilustradora e autora de livros ilustrados. Já teve ilustrações selecionadas para a Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha e vencedora do Golden Tripod Award, prêmio taiwanês que reconhece autores, ilustradores e editores. O zoológico é um de seus passeios favoritos, onde gosta de ir para desenhar os bichos e, também, ouvir conversas alheias. É a partir de uma dessas visitas que surge o livro.
PublishNews, Estevão Ribeiro, 14/03/2025
|
|
|