Com data e local definidos, 9º Prêmio PublishNews abre inscrições para Profissional de Marketing e Vendas do Ano
PublishNews, Redação, 25/02/2025
Evento – consagrado no calendário do mercado editorial – será realizado em 7 de maio, quarta-feira, novamente no Goethe-Institut São Paulo

Chegou, mais uma vez, o momento de reconhecer os livros mais vendidos do ano e, sobretudo, os profissionais por trás desses sucessos editoriais. Em sua 9ª edição, o Prêmio PublishNews 2025 será realizado em 7 de maio, quarta-feira, novamente no Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974), a partir das 18h30.

Desde 2017 o PN promove o evento, direcionado a profissionais do setor livreiro das mais variadas competências e áreas de atuação. O encontro é uma rica oportunidade para prestigiar e encontrar amigos e colegas, em uma noite marcada por entrega de troféus, homenagens, networking e a descontração do coquetel após a cerimônia.

Uma das categorias mais importantes da premiação, a Profissional de Marketing e Vendas do Ano está com as inscrições abertas. Interessados podem se inscrever (ou inscrever colegas) preenchendo este formulário até 25 de março. Os finalistas serão anunciados em 9 de abril; em seguida, inicia-se o processo – do qual faz parte uma votação popular – em busca do vencedor.

A distinção, presente em todas as edições do Prêmio PublishNews, celebra esse grupo de profissionais essencial para que os livros se destaquem nas vendas e, por extensão, entrem para as listas de mais vendidos. É o primeiro reconhecimento, no país, voltado especificamente para aqueles que cuidam da comercialização de livros.

Com relação à escolha do vitorioso, a ideia é que a cadeia do livro participe ativamente do processo, por meio de representantes dos seguintes grupos:

  • Livrarias/varejistas que compõem a Lista dos Livros Mais Vendidos do PN
  • 25 top editoras da Lista de Mais Vendidos
  • Distribuidoras (seleção feita pelo PN)
  • Grupo especial de profissionais do setor (seleção feita pelo PN)

Os representantes de cada grupo poderão votar na lista de participantes previamente inscritos na categoria Profissional de Marketing e Vendas do Ano.

Veja quem já venceu o prêmio Profissional de Marketing e Vendas:

Rodrigo Belinski Borges, Profissional de Marketing e Vendas do ano | © Jedson Santos
Rodrigo Belinski Borges, Profissional de Marketing e Vendas do ano | © Jedson Santos

  • Heloiza Daou (2017)
  • Antonio Bitiati (2018)
  • Daniela Kfuri (2019)
  • Corina Campos (2020)
  • Eduardo Krause (2021)
  • Wendel Isler (2022)
  • Everson Chaves (2023)
  • Rodrigo Belinski Borges (2024)

Também consolidado na cerimônia, o prêmio Contribuição ao Mercado Editorial é definido pelos organizadores, com base na carreira e realização do(da) profissional. Nos anos anteriores receberam o troféu:

  • Paulo Rocco (2017)
  • Alfredo Weiszflog (2018)
  • Luiz Alves Jr. (2019)
  • Karin Schindler (2020)
  • Luiz Cesar Cruz e Roberto Novaes (2021)
  • Carlo Carrenho (2022)
  • Maria Amélia Mello (2023)
  • Jiro Takahashi (2024)
    Jiro Takahashi e Sevani Matos | © Jedson Santos
    Jiro Takahashi e Sevani Matos | © Jedson Santos

Em 2024, pelo segundo ano consecutivo, Café com Deus Pai (Vélos), de Junior Rostirola, foi o livro mais vendido do ano, segundo a Lista de Mais Vendidos do PublishNews – a obra leva, portanto, o Prêmio de Livro Mais Vendido do Ano. Na Lista Geral, a prata ficou com a Novena e festa da Padroeira do Brasil 2024 (Santuário) e o bronze com É assim que acaba (Galera), de Colleen Hoover.

A Gente vai receber o troféu de Editora do Ano, por ter sido a que emplacou o maior número de obras (leia-se ISBNs) nas listas semanais, terminando o ano em primeiro lugar.

Repetindo a tradição e o sucesso das edições anteriores, o Prêmio PublishNews 2025 abre espaço para empresas, áreas e práticas fundamentais para o desenvolvimento do ecossistema do livro. Novamente, a MVB Brasil oferecerá o Prêmio Metabooks, um reconhecimento a empresas do ramo e editoras que se destacaram no uso e gerenciamento de metadados.

A Catavento Distribuidora, por sua vez, premiará o Livreiro e a Livraria do Ano. E, estreando como parceira do evento, a Bookwire se une ao PN para celebrar e-books e audiolivros. A 9ª edição do Prêmio PublishNews (mais informações, em breve) conta desde já com o patrocínio da Bookwire, Catavento, CBL, MVB e Transpo Express.

Tem interesse em se juntar a esse grupo ou participar comercialmente de qualquer outra maneira do Prêmio? Escreva para comercial@publishnews.com.br.

[25/02/2025 10:00:00]