
A aplicação da IA aprimora a gestão da informação e personaliza o atendimento ao público, possibilitando recomendações mais precisas, otimização de pesquisas e maior acessibilidade. Ferramentas como tradução automática e audiodescrição contribuem para tornar as bibliotecas mais inclusivas, ampliando o alcance do conhecimento e fortalecendo seu papel na sociedade.
O intercâmbio com especialistas de diversos países promove a troca de experiências, a disseminação de boas práticas e o estabelecimento de parcerias estratégicas, essenciais para que o Brasil se destaque no cenário internacional da inovação bibliotecária, de acordo com a organização do evento.
É possível realizar a inscrição pelo link.
Confira detalhes da programação:
- Abertura solene com a presença da Ministra Fátima Nancy Andrighi (STJ) e do Ministro Herman Benjamin (Presidente do STJ e do CJF);
- Conferência de Abertura com Marco Lucchesi (Presidente da Fundação Biblioteca Nacional) sobre inovação na preservação da memória bibliográfica nacional;
- Painéis e Debates com especialistas discutindo IA em >bibliotecas, acessibilidade digital e sustentabilidade;
- Participação Internacional de representantes da IFLA (Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias) e do CfiBD (Comitê Francês Internacional de Bibliotecas e Documentação).