Atende os segmentos de: Presentes Corporativos, Projetos Gráficos Especiais, linha Premium de embalagens e caixas rígidas, além de produtos para lojas de Papelaria & Presentes
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
|
PublishNews, Redação, 13/05/2025
A Bienal do Livro Rio 2025 – realizada pela GL events Exhibitions em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) – anunciou nesta quarta-feira (12) os primeiros nomes de convidados confirmados para o evento: o norte-americano G.T. Karber estará no Palco Apoteose, no dia 21 de junho, às 19h. O escritor lançou Murdle (Intrínseca), obra em que o leitor precisa desvendar o responsável por uma série de crimes. O título teve mais de 1 milhão de exemplares vendidos mundialmente e foi premiado como o Livro do Ano pelo British Book Awards 2024. A Bienal do Livro Rio 2025 ocorre entre os dias 13 e 22 de junho, no Riocentro, na zona oeste do Rio de Janeiro. Já britânica Cara Hunter, famosa pelos romances policiais best-sellers do Sunday Times, também sobe ao Palco Apoteose, no dia 19 de junho, às 13h. Da América Latina, o argentino Pedro Mairal, conhecido por sua prosa sensível e envolvente, também marca presença para festejar os 25 anos de Café Literário, no dia 19 de junho, às 18h, reforçando a conexão entre as literaturas latino-americanas. Um dos autores brasileiros confirmados é o professor e escritor carioca Jeferson Tenório. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 13/03/2025
A terceira edição do Prêmio Skeelo – Inovação do Ano, uma categoria do Prêmio PublishNews, abre inscrições nesta quinta-feira (13). A ideia é reconhecer iniciativas inovadoras — em atividade há pelo menos três meses na data de inscrição — do mercado editorial em qualquer área de atuação, realizada por indivíduos, empresas ou organizações. As inscrições vão até 28 de março de 2025, são gratuitas e devem ser feitas por meio deste formulário. Enquanto esta é a terceira edição do Prêmio Inovação do Ano, uma parceria entre o PublishNews e o Skeelo, o Prêmio PublishNews em si chega agora à sua 9ª edição. O projeto inscrito na categoria pode ser um negócio, uma inovação em um processo já estabelecido, um novo método de trabalho e organização interna das empresas, iniciativas criativas em diferentes setores (do editorial à gestão de pessoas, passando pela área gráfica e administrativa), um projeto específico, ou qualquer outra invenção ou solução implementada por profissionais ou empresas do mercado editorial. O objetivo é reconhecer ações que tenham criado facilidades, aperfeiçoado processos e aberto novos caminhos, contribuindo assim para o desenvolvimento do mercado do livro no país. A cerimônia do Prêmio PublishNews 2025 será realizada em 7 de maio, quarta-feira, novamente no Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974), a partir das 18h30. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 13/03/2025
Editores, livreiros, distribuidores, agentes literários, ilustradores, bibliotecários, designers, tradutores e outros profissionais do setor do livro já podem se inscrever nas Jornadas Profissionais (de 22 a 24 de abril) da 49ª edição da Feira Internacional do Livro de Buenos Aires. Os interessados devem se inscrever neste link. Durante três dias, as Jornadas recebem rodadas internacionais de negócios, capacitações e oportunidades para parcerias entre os diferentes agentes da indústria editorial. A ideia é que sejam desenvolvidas e fortalecidas redes de contatos profissionais, incentivando a conexão e o networking entre profissionais do ecossistema do livro. Na última edição das Jornadas Profissionais da Feira, participaram 12 mil editores, livreiros, distribuidores, ilustradores, tradutores e outros profissionais de Argentina, Alemanha, Bélgica, Bolívia, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Turquia, Uruguai e Venezuela, entre outros. Este ano, com Riad, capital da Arábia Saudita, como cidade convidada de honra, a expectativa da organização é que se abra um novo caminho de cooperação editorial entre diversos países, culturas e idiomas. Pela oitava vez, as Jornadas Profissionais contarão com um espaço especial localizado no Pavilhão Vermelho para reuniões e negociações de compra e venda de direitos e coedições com editores e agentes literários de diversos países. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 13/03/2025
Em 2017, a MVB, empresa irmã da Feira do Livro de Frankfurt, comprou da Nielsen a Pubnet, serviço que organiza os processos entre editoras e varejistas de livros. Em 2019, a solução – que, por meio de um protocolo de troca eletrônica de dados (EDI, do inglês Eletronic Data Interchange), permite que varejistas façam seus pedidos e que eles sejam encaminhados, dentro de padrões globais, aos editores – foi apresentada ao mercado brasileiro, mas agora chega oficialmente já com uma nova integração. Já consolidada nos EUA, Canadá e Reino Unido, a Pubnet chega à América Latina ajudando as editoras a eliminar retrabalho, reduzir custos operacionais e acelerar a reposição de livros, de acordo com a empresa. A ideia é conectar varejistas e fornecedores de maneira direta e eficiente e trazer outros benefícios, como a automação do fluxo de pedidos, segurança e padronização e suporte técnico especializado. A solução tem homologação do ERP Versa, que permite que editoras, distribuidoras e livrarias que utilizam esse sistema agora possam automatizar a gestão de pedidos, garantindo mais controle, velocidade e segurança. A Pubnet também já está integrada à Amazon, e outras varejistas serão anunciadas em breve. A adesão à Pubnet é gratuita para livrarias. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.
PublishNews, Redação, 13/03/2025
A Banca Curva – aberta desde 2018 na Rua Dr. Cesário Mota Júnior, 340, na Vila Buarque, em São Paulo – foi atingida por um grande pedaço de árvore durante o temporal que atingiu a capital nesta quarta (12) e teve parte de seu telhado e portas de aço destruídos. Em um post nas redes sociais, o estabelecimento contou que no momento a banca estava fechada e ninguém se feriu. A Banca ainda não conseguiu levantar todos os danos causados, mas não conseguirá arcar com os custos da reconstrução do espaço. Segundo Rodrigo Motta, artista, educador independente e dono da Banca, a Defesa Civil ainda não retirou a árvore, por isso ele ainda não conseguiu dimensionar o prejuízo total. “Visualmente, a banca foi amassada de cima para baixo, teto e frente foram destruídos. Os próximos passos são a retirada da árvore, serrar as estruturas para tirar tudo de dentro da banca, e analisar os custos para uma reforma”. Fechada por tempo indeterminado, a Curva já começou a arrecadar qualquer valor para ajudar nesta reforma. Interessados em ajudar, podem enviar Pix para bancacurva@gmail.com. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.
PublishNews+, Redação, 13/03/2025
O PublishNews+, área exclusiva para assinantes do PN, tem adiantado, semanalmente, os livros que só chegarão às livrarias em 45 dias. O serviço, chamado de Próximo Capítulo, é realizado graças a uma parceria com a MVB / Metabooks e tem por objetivo municiar livreiros de informações do que está no prelo das editoras. Entre os livros previstos para a semana entre 28 de abril e 4 de maio está a coleção completa das 38 peças de teatro de William Shakespeare na editora Nova Aguilar, textos de Fernando Pessoa em Cartas de amor (Tinta da China), e também o clássico Memórias do cárcere (Penguin), de Graciliano Ramos. Confira todas as novidades clicando aqui. Por enquanto, o Próximo Capítulo está aberto para todos os que se cadastrarem na plataforma, mas em breve o serviço ficará exclusivo para os assinantes do PN+. A nova seção se soma a outros serviços oferecidos aos assinantes do PN+, como o Radar de Licitações. Clique aqui para saber como ser um assinante do PN+.
PublishNews, Redação, 13/03/2025
A Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte homologou no último sábado (8) o resultado do Prêmio Cidade de Belo Horizonte 2024 nas categorias romance e dramaturgia. O lampejo ocasional, original do escritor mineiro Leonardo Piana, foi o vencedor da categoria romance. Em dramaturgia, a premiação consagrou Antônimos de afável em francês, de Daniel Barboza Magalhães. Leonardo Piana já havia vencido a premiação em 2020, com Sismógrafo, seu romance de estreia. Posteriormente, o livro foi publicado pela editora Macondo e figurou entre os finalistas de prêmios como o Jabuti e o São Paulo de Literatura. Criado em 1947, na comemoração do cinquentenário da capital mineira, o Prêmio Cidade de Belo Horizonte é um dos mais antigos do país para obras inéditas. Durante a história do concurso – que sofreu adaptações em seu formato ao longo dos anos – foram premiados autores como Ana Martins Marques, Elvira Vigna, Flavio Cafiero e Prisca Agustoni. Atualmente, as categorias são alternadas a cada ano entre conto e poesia, e romance e dramaturgia. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 13/03/2025
Na próxima semana, de 17 a 20 de março, a Fespa Brasil Digital Printing – Feira de Indústria Gráfica realiza uma série de palestras focadas no segmento de impressão gráfica e comunicação, no Pavilhão Azul do Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme – São Paulo / SP). Já no primeiro dia (segunda, 17), às 14h, João Scortecci, diretor do Grupo Editorial Scortecci e Presidente da Abigraf-SP (Associação Brasileira da Indústria Gráfica, regional São Paulo) falará sobre o tema “Encantar e fidelizar clientes em tempos de IA”, na Arena Inteligência Gráfica & Comunicação Visual, compartilhando com gráficos e editores sua experiência de mais de 40 anos como empresário, escritor e editor. “A IA vem impactando em nossa sociedade de diferentes maneiras e em diversos setores, incluindo o mundo dos negócios. Nesse cenário, queremos convidar os participantes a refletirem sobre os novos rumos do mercado, mostrar como as ferramentas baseadas em Inteligência Artificial podem ajudar nossas empresas e, principalmente, fazer a diferença no relacionamento com nossos clientes”, diz Scortecci. Interessados em participar do evento podem se inscrever clicando aqui.
|
“A arte é livre, e temos que encarar a leitura como o cinema, a televisão, o circo.”
1.
|
Do dia para a noite (Day to night)
|
2.
|
Dias quentes (Spring Summer)
|
3.
|
A força do silêncio
|
4.
|
Café com Deus Pai 2025
|
5.
|
Ainda estou aqui
|
6.
|
Comfy and Cozy Pink
|
7.
|
Nunca jogue uma ideia fora
|
8.
|
Criaturas fofinhas
|
9.
|
A empregada
|
10.
|
As 48 leis do poder (capa dura)
|
|
|
PublishNews, Redação, 13/03/2025
A escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie está de volta com um novo romance após mais de uma década. A contagem dos sonhos chega ao Brasil em março pela Companhia das Letras e, por meio de uma parceria com a TAG Experiências Literárias, os associados da TAG Inéditos receberão a obra na caixinha de abril, em uma edição exclusiva, com projeto gráfico diferenciado e materiais complementares sobre a autora e a obra. Os membros da TAG Curadoria que desejarem adquirir a obra poderão escolhê-la como opcional do mês e recebê-la na caixinha de maio. O livro marca o retorno de Chimamanda ao romance após o sucesso de Americanah (Companhia das Letras) e traz uma narrativa polifônica que explora a diversidade de vivências de jovens mulheres africanas em seus movimentos pelo mundo. A obra se debruça sobre o diálogo entre tradição e contemporaneidade, abordando as relações que cada personagem estabelece com sua ancestralidade, seu território de origem e o desejo de habitar sua própria vida com autonomia e coragem. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 13/03/2025
A Arqueiro anunciou que se prepara para lançar, em 2026, um livro inspirado nos K-dramas — os dramas coreanos que são um fenômeno de visualizações no Brasil. Em Camellia Salon (ainda sem tradução para o português), a roteirista e escritora Go Suri combina elementos fantásticos com romance e reforça a popularidade da healing fiction - ficção coreana, que conquistou o público com narrativas leves e personagens que deixam o estresse para trás em busca de algo mais significativo. Na obra, localizado na Ilha Dongbaek, o Camellia Salon é um café misterioso que abre com a primeira neve e fecha no final da temporada das camélias. No budismo, diz-se que a alma dos mortos permanece neste mundo por 49 dias antes de decidir se quer ficar ou partir para a vida após a morte. O Camellia Salon é o lugar onde essas almas ficam durante a espera, atendidas pela proprietária idosa Yeo Sunja, o estalajadeiro Ma Duyeol, o gerente Yu Yisoo e o bibliotecário Ji Wonwoo, leitor dos livros da vida, onde as memórias dos falecidos são registradas. A obra acompanha a jornada dos convidados do Camellia Salon – Seol Jina, Park Bokhee, Ahn Jiho, Gu Changsu e outros – enquanto eles se reúnem noite após noite revelando segredos sobre suas vidas passadas. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.
PublishNews, Redação, 13/03/2025
Nesta quinta-feira (13), às 19h30, o auditório do Sesc Pinheiros (Rua Paes Leme, 195 – São Paulo / SP) recebe o evento de lançamento do livro Frans Krajcberg: a natureza como cultura, em coedição pelas Edições Sesc São Paulo e pela Editora da Universidade de São Paulo (Edusp). A obra é resultado da “encomenda” que o escultor, pintor, fotógrafo e ativista ambiental Frans Krajcberg (1921-2017) fez ao ativista, amigo e colaborador João Meirelles, em 1985. Quase 40 anos após o pedido e muita pesquisa, finalmente a biografia de Krajcberg vem a público. Com fotos exclusivas e depoimentos inéditos, o livro apresenta a vida e a obra deste que é considerado um dos maiores artistas plásticos do século 20, nascido na Polônia em uma família judaica e naturalizado brasileiro. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 13/03/2025
A oficina Como publicar seu primeiro livro será realizada no sábado (22), das 16h às 18h, no Maria Maria Espaço Cultural (Rua Fernando Machado, 464 – Porto Alegre / RS). A aula prática para autores iniciantes será ministrada pela jornalista e produtora cultural Flávia Cunha. A atividade abordará os percursos possíveis para publicação de livros, além de dar orientações práticas sobre o processo de edição e divulgação de lançamentos literários. A ideia de promover uma edição da oficina Como publicar seu primeiro livro destinada exclusivamente ao público feminino se deve à desigualdade de gênero ainda presente no mercado editorial brasileiro e internacional. A atividade abordará os percursos possíveis para publicação de livros, além de dar orientações práticas sobre o processo de edição e divulgação de lançamentos literários. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 13/03/2025
Conhecido por tornar a filosofia compreensível e aplicável a todos os públicos, o jornalista, filósofo, professor e palestrante, Clóvis de Barros Filho, inaugura a coleção Clóvis Explica com a obra Ilíada & Odisseia (Citadel, 288 pp, R$ 64,90). No livro, o escritor best-seller explora as lições atemporais presentes nas aventuras de heróis como Aquiles e Odisseu em reflexões sobre coragem, honra e o sentido da vida. O autor conecta as narrativas à realidade contemporânea, compara disputas mitológicas com as semifinais da Champions League e relaciona batalhas imponentes aos cenários de home office, tornando a leitura leve e instigante. Na primeira parte, dedicada à Ilíada, o filósofo contextualiza os eventos que antecedem a Guerra de Troia. Relata, por exemplo, como a rivalidade entre as deusas Hera, Atena e Afrodite desencadeou o conflito, e como Zeus, incomodado com o crescimento da população humana, “patrocinou” os combates para aliviar a pressão sobre Gaia (Terra). A partir da história trágica do semideus Aquiles, aborda assuntos como integridade, consequências das decisões e liderança em períodos de crise. O enredo ganha um toque familiar no segundo texto, destinado à Odisseia, quando o professor relembra diálogos da infância com o pai para explicar as aventuras de Odisseu no retorno a Ítaca. A análise reúne lições sobre a importância da perseverança e das escolhas diante dos imprevistos. As provações enfrentadas pelo protagonista revelam como a jornada do “retorno para casa” representa mais que um trajeto — é uma metáfora sobre resiliência, prioridades e crescimento pessoal.
PublishNews, Redação, 13/03/2025
Ensinamentos filosóficos de nomes como Marco Aurélio, Sêneca, Zenão de Cítio, Epicteto e outros grandes nomes da filosofia antiga são abordados pelo escritor e fundador da conta The Everyday Stoic, William Mulligan, no livro O jeito estoico de viver (Latitude, 220 pp, R$ 54,90 – Trad.: Cássia Zanon). A obra é um convite para reavaliar a relação com o mundo e encontrar propósito em meio aos desafios mais complexos. Embasado na filosofia greco-romana e em experiências pessoais, Mulligan traduz conceitos clássicos da doutrina em estratégias acessíveis para a contemporaneidade. O autor apresenta regras simples e práticas para cultivar resiliência, equilíbrio emocional e senso de calma interior, a fim de ter uma vivência significativa, menos estressante e mentalmente saudável. Um dos principais passos para alcançar o estado austero do estoicismo, segundo o autor, é transformar a forma de pensar e de agir, a maneira como se percebe os obstáculos – e, acima de tudo, saber compreender que não é possível ter controle sobre os conflitos externos. Ao passar pelas regras filosóficas de sabedoria, justiça, coragem e moderação, William Mulligan explica que ser estoico não significa estudar textos complexos, mas, sim, construir hábitos que facilitam as boas escolhas: ser gentil, compassivo, resiliente, grato e compreender que está tudo bem quando as coisas não saem como o planejado. Essas pequenas ações, repetidas diariamente, guiarão cada leitor à felicidade e a desenvolver paciência, empatia e sabedoria, contribuindo para o convívio social, profissional e familiar. Afinal, por meio desses princípios, é possível cultivar o bem-estar físico e mental, além de melhorar a forma de se relacionar consigo mesmo.
PublishNews, Redação, 13/03/2025
Fruto da colaboração entre as pensadoras Judith Butler e Athena Athanasiou, Despossessão: O performativo na política (Editora Unesp, 256 pp, R$ 66 – Trad.: Beatriz Zampieri) oferece uma análise sobre as dinâmicas de poder e as formas de resistência em um cenário global de desigualdades e exclusões. A obra convida os leitores a repensar o espaço político como um campo dinâmico, onde discursos e ações performativas continuamente moldam e redefinem realidades sociais e identidades políticas. O conceito de despossessão é central no pensamento de Butler, iluminando como o poder é exercido para negar direitos e reconhecimento a indivíduos e grupos marginalizados. Athanasiou, ao adotar a perspectiva performativa de Butler, vê na despossessão não apenas uma forma de perda, mas uma poderosa ferramenta de resistência. As autoras destacam que o sujeito "despossuído" reconhece e se reconecta com os vínculos sociais que o constituem, revelando um potencial para novas formas de ação coletiva e construção política.
PublishNews, Redação, 13/03/2025
O que acontece quando uma antropóloga brasileira especialista na Amazônia e um filósofo britânico especialista em Grécia e China antigas conversam sobre os significados da humanidade e da animalidade? Onças e borboletas (Todavia, 152 pp, R$ 74,90 – Trad.: Fabiane Secches) é o resultado de uma correspondência eletrônica de longa duração, realizada durante a quarentena da Covid-19, entre dois autores – Geoffrey Lloyd e Aparecida Vilaça – que há muito vêm colaborando no campo da antropologia da ciência. Sua originalidade encontra-se não somente no inusitado dos universos escolhidos para a comparação, mas também na decisão dos autores de preservar os caminhos do diálogo, na forma de uma troca espontânea e não linear de observações sobre temas caros a ambos, particularmente sobre as transformações recíprocas entre humanos e animais, que costumam ser tratados como irracionais e exóticos pela ciência ocidental dita moderna. Tomando com seriedade as perspectivas nativas (indígenas e dos mundos antigos), o exercício dialógico aqui realizado oferece ao leitor uma visão original sobre aquilo que poderíamos chamar de alteridade radical, conduzindo a uma compreensão sofisticada do pensamento do Outro, cada vez mais necessária em um mundo que se torna a cada dia mais intolerante.
PublishNews, Redação, 13/03/2025
Em Alma e Frio: ensaios sobre a crueldade (Moinhos, 362 pp, R$ 99), Cesar Kiraly conduz o leitor por uma reflexão densa e provocativa sobre as múltiplas formas da crueldade na experiência humana e nas estruturas sociais. Através de ensaios filosóficos que dialogam com Hume, Montaigne e Maquiavel, o autor tece uma narrativa que explora a política, a moralidade e o ceticismo como elementos inseparáveis da condição contemporânea. Com uma linguagem poética e analítica, Kiraly nos desafia a enxergar a crueldade não apenas como uma manifestação do mal, mas como um componente histórico, político e emocional que nos obriga a confrontar nossas crenças, medos e desejos. Cada página adota um olhar sensível e crítico sobre os paradoxos humanos: o calor e o frio, a paixão e a razão, a justiça e o abismo ético. Cesar Kiraly é Doutor em Ciência Política pelo IUPERJ, professor de Estética e Teoria Política no Departamento de Ciência Política da UFF, Coordenador do GT Hume da ANPOF e editor da Revista Estudos Políticos.
|
|
|