Banca Curva é atingida por árvore após temporal em São Paulo
PublishNews, Redação, 13/03/2025
Banca de publicações independentes localizada na Vila Buarque está fechada por tempo indeterminado e pede ajuda para arrecadar recursos para a reforma

A Banca Curva – aberta desde 2018 na Rua Dr. Cesário Mota Júnior, 340, na Vila Buarque, em São Paulo – foi atingida por um grande pedaço de árvore durante o temporal que atingiu a capital nesta quarta (12) e teve parte de seu telhado e portas de aço destruídos.

Em um post nas redes sociais, o estabelecimento contou que no momento a banca estava fechada e ninguém se feriu. A Banca ainda não conseguiu levantar todos os danos causados, mas não conseguirá arcar com os custos da reconstrução do espaço.

Segundo Rodrigo Motta, artista, educador independente e dono da Banca, a Defesa Civil ainda não retirou a árvore, por isso ele ainda não conseguiu dimensionar o prejuízo total. “Visualmente, a banca foi amassada de cima para baixo, teto e frente foram destruídos. Os próximos passos são a retirada da árvore, serrar as estruturas para tirar tudo de dentro da banca, e analisar os custos para uma reforma”.

Rodrigo explica ainda que a árvore também caiu do terreno da Biblioteca Monteiro Lobato, e que está em conversa com a diretora do espaço para ver o que pode ser feito. “A questão é que não sou um ‘empresário’, sou um artista educador, entusiasta da produção independente, que corre para pagar os boletos. Não tenho como arcar hoje com esta reforma”, reitera.

Fechada por tempo indeterminado, a Curva já começou a arrecadar qualquer valor para ajudar nesta reforma. Interessados em ajudar, podem enviar Pix para bancacurva@gmail.com.

A Banca Curva nasceu com o objetivo de ser um espaço para artistas e editoras independentes e eventos, mas com mais destaque para prints, pôster e lambe-lambes. Nos últimos tempos, ela estava sendo ocupada por temporada por projetos independentes.

A Um canto lá de casa, empresa de “decoração afetiva”, tinha acabado de encerrar seu período no espaço – por isso a Banca não abriu na quarta-feira. Porém, os produtos da marca – bandeiras, placas, prints, imãs, ecobags – ainda estavam no local, que não continha livros. Motta explica que a Um canto lá de casa é parceira da Curva e que não precisa arcar com nada. “Se pudesse, pagaria pela perda de seus produtos”, disse ao PN.

O temporal com granizo desta quarta-feira (12) em São Paulo deixou a cidade estado de atenção para alagamentos, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas para as regiões Norte, Leste, Oeste e central, e mais de 170 mil imóveis sem luz. Segundo informações do G1, o Corpo de Bombeiros recebeu 150 chamados para quedas de árvores, um para desabamento e um para enchente.


Tags: Banca Curva
[13/03/2025 10:00:00]