Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 31/01/2025
Atende os segmentos de: Presentes Corporativos, Projetos Gráficos Especiais, linha Premium de embalagens e caixas rígidas, além de produtos para lojas de Papelaria & Presentes
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
PublishNews, Guilherme Sobota, 31/01/2025

Em tempos de compras do volta às aulas, cinco títulos aparecem pela primeira vez nesta semana na Lista de Mais Vendidos do PublishNews na categoria Infantojuvenil. O volume de vendas totais dos livros da Lista vem caindo semana a semana desde o boom de Natal, mas o decréscimo agora foi menos agudo do que o da semana anterior (8% a 15%). A Lista desta sexta-feira (31) contabiliza as vendas em 39 livrarias brasileiras no período de 20 a 26 de janeiro de 2025. Quem lidera a Lista na semana é o livro Nunca jogue uma ideia fora (Gente), de Sauana Alves, que está desde novembro na relação. Entre as editoras, Sextante (com 16 títulos nas diferentes categorias), Record (12) e Citadel e Grupo Companhia das Letras (8) estão nas primeiras posições. Atenção, livrarias: Uma nova chamada está aberta para lojas de livros, físicas ou virtuais, interessadas em terem seus números computados na Lista de Mais Vendidos do PublishNews. Em parceria com a Bookinfo – empresa que oferece soluções de inteligência de negócios e ferramentas de apoio à gestão de editoras, distribuidoras e livrarias –, a chamada busca dar mais um passo na direção de aumentar a representatividade entre as novas lojas do país. As inscrições vão até 14 de fevereiro de 2025. Podem se inscrever livrarias brasileiras físicas e/ou virtuais. Para participar do processo, é preciso que a empresa interessada preencha este formulário. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 30/01/2025

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou nesta quinta-feira (30) a segunda edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, criado em 2024 para prestigiar obras acadêmicas, científicas, técnicas e profissionais. Entre as novidades deste ano, estão uma nova categoria (Tradução), um sistema de habilitação de categorias (ou seja, pelo menos 20 obras devem concorrer entre si), e a proibição do uso de inteligência artificial na elaboração dos textos – exceto em casos de exemplos claros e destacados em obras sobre o assunto, por exemplo. Podem concorrer ao prêmio obras publicadas em primeira edição entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2024, considerando como inéditas aquelas que nunca tenham sido publicadas em qualquer formato. Além disso, os títulos devem possuir ISBN e Ficha Catalográfica emitidos no Brasil, atendendo às exigências legais. As inscrições estão abertas até as 18h do dia 20 de março de 2025, pelo site oficial: www.premiojabuti.com.br/academico. A premiação está dividida em dois eixos: Ciência e Cultura, com 27 categorias; e Prêmios Especiais, que conta este ano com a nova categoria Tradução, além de outras duas. No total são 30 categorias. O curador, novamente, é Marcelo Knobel. Pelo segundo ano, a premiação conta com o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Clique aqui para ver os vencedores de 2024. Clique no Leia mais para ler a notícia na íntegra.

PublishNews, Guilherme Sobota, 31/01/2025

A Editora Todavia anunciou nesta quinta-feira (30) o licenciamento temporário do sócio e diretor de operações André Conti. Ele está de licença desde o dia 17 de janeiro, um dia depois que um episódio do podcast Rádio Novelo com a escritora Vanessa Bárbara expôs as circunstâncias do fim do casamento entre os dois, que terminou após uma traição da parte dele e episódios que foram traumáticos para a autora. A editora também contratou uma consultoria especializada na promoção de ambientes de trabalho equitativos – e um plano de ação voltado à produção de ações e medidas concretas está sendo elaborado. Uma escritora da casa, que optou por não se identificar, disse ao PublishNews que uma pessoa da editora ouviu autores e autoras, para acolher incômodos e sugestões, dar satisfações e informar sobre ações práticas. "Eles foram muito abertos para a escuta", disse. "Desde a publicação do episódio de 16 de janeiro de 2025 do podcast Rádio Novelo Apresenta, a Todavia está passando por um momento sensível, que nos leva a fortalecer ainda mais nosso compromisso com a promoção da equidade de gênero e com os valores que guiam a cultura da empresa", diz o comunicado desta quinta-feira (30) – durante o período de reestruturação e planejamento, Conti está licenciado de suas atividades na casa. Os eventos descritos no podcast também tinham sido tema do livro Operação impensável (Intrínseca), escrito por Vanessa, e ocorreram há cerca de 14 anos. A Todavia já havia publicado um comunicado oficial após o caso tomar as discussões nas redes sociais. O próprio editor também divulgou um pedido de desculpas em sua página. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 31/01/2025

Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes deixou o cargo de chefe de gabinete da International Publishers Association (IPA) para se juntar ao Sindicato Nacional de Editores de Livros (SNEL). Depois de atuar por dois anos na IPA colaborando com iniciativas globais voltadas para o fortalecimento da indústria editorial, Luiz Alvaro se junta ao time do SNEL como curador do Rio International Publishers Summit 2025, marcado para ocorrer em junho. O profissional já foi o responsável pela Bienal Internacional do Livro de São Paulo de 2012 e 2014, coordenou a participação do Brasil como país homenageado na Feira do Livro de Frankfurt em 2013, na Feira do Livro de Bolonha em 2014 e no Salão do Livro de Paris em 2015, desempenhando um papel fundamental na ampliação da presença da literatura brasileira no exterior e no fortalecimento das relações entre editoras, autores e profissionais do setor. Agora, como curador do Rio International Publishers Summit, ele traz essa bagagem para a concepção de um evento que se insere no contexto do Rio de Janeiro como Capital Mundial do Livro 2025 e da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, reforçando o protagonismo da cidade no cenário editorial. A equipe comercial da Rocco também ganhou um novo reforço. Formada em Gestão Comercial, com especialização em e-commerce e negócios digitais pela PUC-RS, Bruna Amaral é a nova coordenadora de vendas da editora. Ela atua há 16 anos no mercado editorial, tendo iniciado a sua carreira nas livrarias Saraiva e Livraria da Vila e depois atuado nas editoras Sextante, Intrínseca e Companhia das Letras. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 31/01/2025

Marina Colasanti com seus prêmios Jabuti | © Alessandra ColasantiUm dos principais assuntos da semana foi a repercussão da morte e as homenagens para a mestre da literatura infantojuvenil nacional Marina Colasanti, que morreu na última semana (28), aos 87 anos. A CNN elaborou uma lista de cinco livros da autora fundamental da literatura infantojuvenil brasileira. Na coluna Era outra vez, Bruno Molinero escreveu sobre a relevância de Colasanti, e da injustiça pela autora nunca ter sido premiada com "Nobel" da literatura infantil. O Estadão publicou uma reportagem sobre o filme Marina Colasanti: Entre a Sístole e a Diástole, que documentou o cotidiano da escritora. O jornal O Globo repercutiu um texto do The New York Times sobre o livro que aborda as negociações entre Dalai Lama e China pela libertação do Tibete. O título A voz de uma nação: mais de sete décadas de luta contra a China por minha terra e meu povo (HarperCollins) terá lançamento global em março. O veículo também repercutiu a notícia da AFP de que livros que eram proibidos sob o regime de Bashar al-Assad começam a aparecer nas lojas de Damasco, capital da Síria. O jornal também publicou uma matéria sobre a biografia Oswald de Andrade: Mau selvagem (Companhia das Letras), de Lira Neto. O dia 29 de janeiro marca o Dia da Visibilidade Travesti e Transsexual e o Correio Brasiliense compilou livros de autoria trans. O "T" é uma das letras da sigla LGBTQIAPN+, que engloba pessoas que não se identificam com o gênero que lhe foi atribuído ao nascimento: travesti, transgêneros e transexuais. Foi publicado no Estado de Minas um texto que discute como livros influenciam a moral e o comportamento de crianças. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 31/01/2025

A Biblioteca Mario de Andrade está à procura de um coordenador de educativo para a supervisão de Ação Cultural - uma das quatro supervisões que compõem a Biblioteca Mário de Andrade, responsável por elaborar, programar, contratar e produzir todas as atividades e programas artístico-culturais e formativos da Biblioteca. A Ação Cultural promove atividades das mais variadas linguagens, presencial e online, em consonância com o livro, a leitura e a literatura, assim como com o próprio acervo da BMA. É preciso ter ensino superior completo em Pedagogia, Letras, Artes, Comunicação ou áreas correlatas; experiência comprovada em atividades educativas e formativas em instituições culturais; experiência prévia na produção de projetos culturais; e conhecimento em literatura. As funções do cargo incluem elaborar, desenvolver e implementar, junto a Direção e Equipes de Ação Cultural e atendimento, um programa permanente de educativo na Biblioteca; coordenar o referido programa estreitando o compromisso da BMA com o livro, a leitura e a literatura, bem como com a promoção de seu próprio acervo e patrimônio; desenvolver atividades para compor a programação regular da Biblioteca com foco em literatura; realizar pesquisas; verificar disponibilidade de agenda, orçamento, negociação de valores; entre outras ações. Interessados devem encaminhar currículos para planejamentobma@prefeitura.sp.gov.br, com cópia para Borba (ggborba@prefeitura.sp.gov.br) até dia 31 de janeiro.

PublishNews, Redação, 31/01/2025

A Audio Publishers Association divulgou a lista de finalistas para o Audie Awards, considerado o "Oscar" dos audiolivros nos EUA. Em 2025, o programa comemora seu aniversário de 30 anos. Os vencedores das 28 categorias da competição serão nomeados em 4 de março em um evento na cidade de Nova York que terá autora e atriz Amy Sedaris, indicada para um Audie em 2008, como apresentadora da cerimônia. Sean McManus, presidente da Audio Publishers Association e da Dreamscape Media, vencedora do Audie Awards no passado, disse: “Ao comemorarmos o 30º aniversário do Audie Awards, estamos refletindo sobre três décadas de homenagens ao incrível talento e à inovação no setor de audiolivros. Também estamos entusiasmados por ter Amy Sedaris como nossa anfitriã. Sua inteligência, seu charme e seu inconfundível senso de humor darão um brilho único à noite. É uma combinação perfeita para um evento que celebra a arte da voz e da performance, e mal podemos esperar para que todos se juntem a nós nesta celebração especial.” No site da associação é possível ver todos os finalistas das 28 categorias. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 31/01/2025

A Livraria Canoa (Rua Dona Florinha, 173, Perequê - Ilhabela / SP), um novo espaço dedicado à cultura e ao lazer, abrirá suas portas em Ilhabela neste domingo – dia 2 de fevereiro. Com um acervo diversificado de livros de autores nacionais e internacionais, a livraria promete ser um ponto de encontro para os amantes da leitura e da cultura na cidade. Além de oferecer uma vasta seleção de livros, o espaço será palco de eventos culturais mensais, como o Clube do Livro e o Clubinho do Livro para crianças, proporcionando um ambiente acolhedor onde os visitantes poderão desfrutar de comidinhas e bebidas no café da livraria. Sob a liderança da livreira Andrea Vilela, idealizadora da Livraria Canoa no Canadá, o espaço se propõe a enriquecer a vida cultural da comunidade local. Desde 2021, Andrea tem se dedicado a promover a literatura em português entre a comunidade brasileira no Canadá, e agora traz sua expertise para Ilhabela. Para celebrar a abertura, a Livraria Canoa preparou uma programação especial, começando às 14h. A música ficará por conta do DJ Doc, que animará a tarde com uma seleção musical exclusiva. Às 14h30, a escritora e ilustradora Bel Galvanese encantará o público com a história de Dona Druzilla, seguida de uma oficina de cerâmica para crianças, onde elas poderão criar siris de argila. Clique no Leia mais para conferir a programação completa e fotos da livraria.

“O ato da escrita não é sofrido. Sofrida é a vida. O ato de escrever, para mim, é mais cura do que sofrimento.”
Martha Medeiros
Escritora brasileira
1.
Nunca jogue uma ideia fora
2.
Café com Deus Pai 2025
3.
Elo Monsters Books: Flow Pack
4.
Ainda estou aqui
5.
Café com Jesus
6.
Cozy time - Livro de colorir
7.
Comfy days - livro de colorir
8.
A empregada
9.
A morte é um dia que vale a pena viver
10.
Mais esperto que o diabo
 
PublishNews, Redação, 31/01/2025

A Bienal do Livro Rio (13 a 22 de junho) anunciou mais uma novidade da sua edição de 2025: a Praça além da página. Patrocinada pela Shell Brasil, mais do que um espaço ao ar livre para apreciar livros, a praça será um ponto de encontro para leitores compartilharem histórias, viverem desafios literários e explorarem o impacto que a literatura tem em suas vidas de forma imersiva e interativa. A ideia é ser um espaço onde “os livros ganham vida, as histórias se encontram e os leitores se tornam personagem principal”: uma espécie de Ágora da Grécia antiga, com encontros de fãs, entrevistas, dinâmicas, saraus, celebrações e música – um convite para viver a literatura além das páginas. Para comandar o espaço, a Bienal conta com a curadoria de Heloiza Daou, publicitária com mais de 18 anos de experiência no mercado editorial e que traz sua expertise em unir literatura, cultura e entretenimento após 13 anos à frente de campanhas de diversos best-sellers na Editora Intrínseca. Atualmente, ela lidera os projetos de marketing da plataforma de streaming Aquarius e da Downtown Filmes, líder em distribuição de filmes nacionais no Brasil. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 31/01/2025

O Instituto Caminhos da Palavra, criado pelo gestor cultural experiente e colunista do PublishNews Henrique Rodrigues, está oferecendo bolsas 100% gratuitas para realização de oficinas. "A fim de tornar o acesso mais democrático, conseguimos apoio de parceiros, que patrocinam bolsas de estudo. A RenovaGraf, empresa de referência em serviços gráficos, apoia essa iniciativa", explica. Quem quiser se candidatar tem até amanhã (1º) para preencher o formulário clicando aqui. Na inscrição, é necessário preencher o motivo pelo qual você deseja receber a bolsa. A oportunidade é para participação em uma oficina de criação literária desenvolvida pelo Instituto. Os apoiadores @renovagraf @infinity e @livrosnosubsolo estão patrocinando essa oferta, que torna mais democrático o acesso a grandes profissionais da área. Criado no início do ano, o Instituto tem como proposta atuar em três frentes principais: formação de leitores, democratização do acesso à leitura e valorização dos livros como forma de entendimento de si e do mundo. “O diferencial é que, além de preços mais atrativos, trabalharemos com manifestações que geralmente são colocadas em segundo plano no meio literário, como as expressões de oralidade, games e quadrinhos. As oficinas também serão espaçadas, de modo que os alunos possam desenvolver exercícios. E haverá um limite de participantes, para que os professores possam atender e orientar cada um deles”, compartilha Henrique.

PublishNews, Redação, 31/01/2025

Laranja Original está com chamada de originais aberta até dia 28 de fevereiro | © DivulgaçãoA Laranja Original abre chamada literária para escritores de poesia, crônica, conto, novela e romance, e que sejam residentes no estado de São Paulo, a participarem da quinta chamada de originais para a publicação de livros. Autores interessados em participar do processo devem enviar obras em formato de Word ou PDF para o email contato@laranjaoriginal.com.br, até o dia 28 de fevereiro. O arquivo da obra deve conter o título, o nome completo da autoria e uma breve apresentação pessoal. A editora e produtora Laranja Original se formalizou em 2016 como empresa limitada de três sócios, transformando-se em 2020 numa Eireli e em 2018 lançou uma revista. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 31/01/2025

Se antes Rafinha vivia no silêncio, hoje ouve um mundo de sons que dão o tom para a sua nova paixão: o Carnaval. A menina que queria rodar a baiana (Cortez, 40 pp, R$ 57) conta a história de uma garota determinada a se tornar uma componente de ala. Idealizada pelo professor, doutor em Letras e enredista Tiago Freitas, e ilustrada pela especialista em artes de matriz africana, Orádia Porciúncula, a obra esquadrinha as raízes das escolas de samba e explica que eram lugares onde os africanos escravizados formavam a resistência. Segundo o autor, nesses pontos de encontro, as dores eram transformadas em amor. No livro com ilustrações afro, Freitas apresenta Rafinha, menina negra que despertou para os sons da bateria de uma escola de samba. Encantada com o ritmo, ela questiona a avó sobre esse universo até conseguir uma visita à quadra da Unidos da Saudade. É nesse ambiente mágico e colorido que o autor convida o leitor a fazer parte de um dos maiores patrimônios brasileiros, o Carnaval. O título terá um evento de lançamento neste domingo (2), na quadra da G.R.C.S.E.S Império de Casa Verde (Rua Brazelisa Alves de Carvalho, 146 – São Paulo / SP), a partir das 17h, com entrada franca.

PublishNews, Redação, 31/01/2025

Entre os muitos problemas sociais que ocorrem mundo afora, existem os deslocados internos. Refugiadas dentro do próprio país, são pessoas que precisaram deixar suas casas em busca de abrigo e proteção. A história de Kimathi, protagonista deste livro, vai além de denunciar essa tragédia, entretanto. Ao nos apresentar seus sonhos e desejos e sua perseverança em instalar caixas-d’água no acampamento onde passou a viver no Quênia, Deslocados (FTD, 192 pp, R$ 72 - Trad.: Nina Rizzi) revela a complexidade do ser humano e reforça o poder da juventude na construção de um futuro melhor. Por trás de cada personagem da obra escrita por Patrick Ochieng, há uma história real de pessoas que tiveram de fugir de violências e perseguições, mas há também beleza, desejos e sonhos de paz e prosperidade. Kim apresenta um duplo deslocamento: uma busca geográfica para se salvar e uma busca existencial por pertencimento e identidade, típica da adolescência. Nesta história, ambas as buscas se confundem e se misturam.

PublishNews, Redação, 31/01/2025

Em Aventuras no Bosque – Festas sem fim (Milk Shakespeare, 256 pp, R$ 49,90 - Trad.: Luisa Facincani), a premiada autora Nadia Shireen apresenta os irmãos raposa que precisam se adaptar à vida muito doida da selva de pedra, além de lidar com questões existenciais como solidão, família e fazer grandes amizades. Soluço, a gralha festeira, estava radiante e começou três festas espetaculares em um único dia, recheadas com música e muita diversão pelos arredores do bosque. Mas, inesperadamente, algo extremamente assustador aconteceu... a gralha perdeu o espírito festeiro. E agora? Como ficará o bosque sem a sua alegria contagiante, que sempre dava início a uma grande festa completamente inesperada? Será que celebrar três vezes no mesmo dia foram demais para a moradora favorita do bosque? Então, a responsabilidade de ajudar Soluço a reencontrar seu ritmo caí sobre Ted, Nancy, Willow e o restante da turma. O trabalho em equipe, a amizade e, acima de tudo, as habilidades de dança, serão desafiados à medida que o grupo se esforça para começar a festividade novamente. Festas sem fim é o quatro volume da série Aventuras no Bosque.

PublishNews, Redação, 31/01/2025

Para sobreviver ao Ensino Fundamental, Hércules Valente precisa fazer jus ao próprio nome e ficar forte, interessante e popular, como um herói grego. Não mole, pálido e sem graça, como um iogurte grego. Afinal, o primeiro dia de aula do sexto ano é o momento mais importante na reputação de uma pessoa. Pelo menos é nisso que acredita o protagonista do lançamento infantojuvenil Hércules: o diário de um (quase) herói (VR Editora, 288 pp, R$ 58,90 – Trad.: Paula Marconi de Lima). Escrito por Tom Vaughan, o livro traz quadrinhos bem-humorados para contar a saga do garoto em busca da tão sonhada popularidade. O “esquema” do adolescente de 11 anos para chamar atenção dos novos colegas é simples – vestir roupas bacanas, agir de maneira descolada e distribuir cartões de visita. Ele só não esperava que usar um gorro de esqui resultaria no apelido de “chapéu de cocô” logo no início das aulas, ou que entraria em uma briga com o valentão da turma. Para reverter essa péssima primeira impressão, o personagem conta com a ajuda dos melhores amigos Pav e Hatty. Eles terão que realizar algumas tarefas para mostrar a todo mundo o quanto o trio é sensacional: capturar o monstro que supostamente vive no lago do colégio e encontrar a gata sumida do Diretor, que também escapou por culpa do Hércules.

PublishNews, Redação, 31/01/2025

Magina que não! Magina! (Pingos, 32 pp, R$ 39,90), escrito por Simone Saueressig, é o novo título da coleção Descobertas, e narra a história de uma menina com deficiência visual que, ao ingressar na escola, precisa enfrentar o bullying, a incompreensão e os desafios de seus novos limites. Para lidar com o medo, a dor e as inseguranças, ela desenvolve um mundo único, onde a descoberta do balé se torna sua maior forma de superação e expressão. Uma narrativa tocante que inspira pela coragem, resiliência e pela força de transformar obstáculos em conquistas. Escritora e professora de ballet, Simone Saueressig nasceu em Campo Bom, no interior do Rio Grande do Sul e têm publicado livros no mercado brasileiro há 30 anos. Ela tem 30 livros editados de forma independente e através de editoras, como a Scipione e a Cortez Editora. Em 2022, recebeu o Prêmio Glória Pondé, da Biblioteca Nacional, por O jovem Arsène Lupin e a dança macabra (AVEC Editora) e os prêmios Narrativa Juvenil e Livro do Ano, da Associação Gaúcha de Escritores, por O último continente.

 
©2001-2025 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.