Atende os segmentos de: Presentes Corporativos, Projetos Gráficos Especiais, linha Premium de embalagens e caixas rígidas, além de produtos para lojas de Papelaria & Presentes
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
|
PublishNews, Talita Facchini, 28/11/2024
A 6ª edição da Pesquisa Retratos da Leitura evidenciou que ainda há diversos desafios a serem contornados nos próximos anos se quisermos reverter a proporção de não-leitores no país que, pela primeira vez, chegou aos 53%. Acessibilidade, investimentos nas escolas e educação fundamental e nos mediadores de leitura, só alguns dos temas a serem levados em conta. O que todos concordam, no entanto, é na urgente necessidade de se mudar a percepção do livro como um todo. Alguns dados apresentados ao longo das seis edições da Pesquisa evidenciam que o livro vem perdendo o seu apelo aliado ao prazer, lazer e bem-estar. Em 2007, por exemplo, na primeira edição do estudo, 13% dos entrevistados que se consideram leitores disseram sempre ganhar livros como presente, porcentagem que caiu para 8% nas edições seguintes. Sobre o hábito de ganhar livros, em 2019, 39% declararam ganhar livros como presente, número que caiu para 37% na última edição da pesquisa. Indo além da "justificativa fácil" relacionada ao preço, vale analisar com profundidade a justificativa da “falta de tempo” para compra e/ou leitura de livro que aparece em 3º no Panorama do Consumo como desmotivação para compra de livros, com 26% das respostas. Além disso, "não ter tempo para leitura" é o primeiro motivo apontado entre os entrevistados para não terem comprado livros. Já na Retratos da Leitura, a falta de tempo aparece em primeiro lugar, com 46% usando como justificativa por não ter lido mais. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta matéria.
PublishNews, Gerson Ramos*, 28/11/2024
Qualquer tentativa de analisar o último Retratos da Leitura no Brasil que não considere em primeiro lugar os fatores políticos e econômicos e as transformações sociais que passamos nesses últimos cinco anos será fadada ao erro. A começar pelo fato de que há apenas dois anos nós tínhamos cidadãos brasileiros fazendo fila para comprar ossos nos mercados e açougues do país, tendo lamentavelmente retornado ao Mapa da Fome, do qual havíamos saído em 2014. Em 2022, havia 18 milhões de brasileiros em situação de extrema pobreza. Podemos até argumentar que esse recorte da população já não estaria nos indicadores de compradores de livros em 2019, mas impossível ignorar que muitas crianças brasileiras em idade escolar deixaram de ter acesso à livros escolares, seja pelas restrições da pandemia ou principalmente pelos atrasos sucessivos nas compras dos planos governamentais – e associando isso à urgência de lutar pela prato do dia seguinte, a leitura evidentemente perde relevância. Olhar para a queda de 52% para 47% de leitores no Brasil na comparação de 2019 com 2024 (pag. 15 da apresentação da Pesquisa) já é bastante ruim, mas, se comparado com os 55% de leitores de 2015 – último ano da economia forte no país com funcionamento normal das instituições – temos uma dimensão mais exata do que significaram as graves interferências na democracia na sociedade brasileira de 2016 em diante, com consequente descaso nos investimentos de Educação e Cultura. Clique no Leia mais para acessar a íntegra deste artigo.
PublishNews, Redação, 28/11/2024
A editora, tradutora e poeta Sofia Mariutti é a nova editora da Tinta-da-China Brasil, casa de livros independente, sediada em São Paulo, controlada pela Associação Quatro Cinco Um, organização sem fins lucrativos dedicada à difusão da cultura do livro. Mestra em língua e literatura alemã pela USP (2022), Sofia trabalhou como editora na Companhia das Letras, onde editou livros de autores como Ana Cristina Cesar, Karl Ove Knausgaard, Alice Munro e Chimamanda Ngozi Adichie. Na Âyiné, coordenou a Coleção Arco de Literatura Brasileira, e é também autora dos livros de poemas, livros ilustrados e diversas traduções. Foi também colunista do jornal Nexo e colaboradora das revistas Piauí e Quatro Cinco Um, do jornal Folha de S. Paulo, da Revista da Osesp, entre outros veículos. “Sofia tem uma experiência editorial sólida, que vai da produção em uma grande multinacional ao trabalho mais artesanal das independentes. É um privilégio para a Tinta-da-China poder contar com o talento e seu olhar literário afiado, seu rigor editorial e seu cuidado com o texto e com os autores. Por ser poeta e tradutora, traz ainda uma visão mais ampla sobre o processo editorial, da qual os nossos leitores e autores certamente vão se beneficiar", afirma em nota o diretor geral da Tinta-da-China Brasil, Paulo Werneck. Na Penguin Random House EUA, Beatriz Alves assume o cargo de Gerente Internacional de Vendas para a America do Sul. Ela será responsável pela venda de livros em inglês para a região. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 28/11/2024
A Feira do Livro de Londres (LBF) revelou a lista de Autores do Dia para a sua edição 2025, marcada para ocorrer de 11 a 13 de março. Na lista estão a romancista best-seller e presidente do júri do Women's Prize 2024, Monica Ali, como Autora do Dia; a romancista e roteirista argentina Claudia Piñeiro, autora de Catedrais (Primavera) e Elena sabe (Morro Branco) e que foi selecionada para o International Booker Prize, como Autora Internacional do Dia; o atual Laureado Infantil da Waterstones (2024-2026) Frank Cottrell-Boyce como Autor Infantil do Dia; e o artista de quadrinhos e vencedor do British Book Awards Jamie Smart como o primeiro autor Criativo da Feira. “Estamos muito felizes em revelar nossa primeira lista de autores para a LBF25, que está programada para ser uma vitrine incrível de publicações do Reino Unido e do mundo, bem como o primeiro grande evento internacional da indústria do livro de 2025. De um semifinalista do International Booker ao Waterstones Children’s Laureate, e de autores best-sellers do Sunday Times ao primeiro 'Creative of the Fair', não poderíamos estar mais orgulhosos de trazer uma gama tão grande de talentos para nossa Feira de 2025. Estamos realmente ansiosos para receber Claudia, Monica, Frank e Jamie na Olympia no ano que vem, e mal podemos esperar para ouvir suas percepções em seus eventos de conversação”, comemorou Adam Ridgway, diretor da Feira. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.
PublishNews, Redação, 28/11/2024
A Bookwire anunciou nesta quinta-feira (28) aos seus clientes brasileiros uma nova funcionalidade que permitirá maior controle sobre como os conteúdos digitais são usados em aplicações de inteligência artificial (IA). A partir de agora, todos os e-books e audiolivros entregues pela Bookwire terão aviso de Text and Data Mining (TDM) nos metadados via ONIX e desativação do TDM registrada também nos metadados dos arquivos Epub entregues via protocolo TDMRep. Ao se ativar a opção “TDM Opt-Out active” no cadastro do título no OS (interface da empresa com os clientes), os metadados e arquivos são enviados para os canais de venda com um aviso de que o título não pode ser usado para o desenvolvimento de aplicações de IA. Por padrão, todos os títulos das editora no OS já estão com esse bloqueio ativado. O objetivo é proteger o conteúdo contra o uso não autorizado por IA e, ao mesmo tempo, abrir oportunidades para licenciar esse conteúdo de maneira legal e segura. A empresa também divulgou que fez uma parceria com a Liccium, empresa internacional de licenciamento, para atribuir a cada título do OS um Código de Conteúdo Padrão Internacional (ISCC). Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 28/11/2024
Na próxima terça-feira, dia 3 de dezembro, a Drummond Livraria (Av. Paulista, 2073, Consolação – São Paulo / SP) será palco da 2ª edição do Happy Hour do Mercado, idealizado pela livraria e produzido por Cassia Carrenho. O evento, das 18h às 22h, é gratuito e aberto a todos os profissionais e interessados no mercado editorial. Para uma melhor organização, pede-se que os participantes confirmem presença preenchendo o formulário disponível neste link. O encontro tem como objetivo promover a confraternização e o networking entre profissionais do setor, além de celebrar o final de 2024 e desejar um próspero 2025 a todos os envolvidos no mercado editorial. Inspirado no sucesso da primeira edição, que reuniu mais de 600 pessoas em 2023, o evento promete repetir o clima descontraído, com atrações como chopp artesanal, comidinhas, drinks, sorvete, roleta de brindes e pontos instagramáveis. Nesta edição, o evento conta com o apoio de grandes patrocinadores, incluindo Editora Gente, Citadel, Bookwire, Centauro Comunicações, Planeta, Companhia das Letras, Sextante, MVB Brasil, Chambril, Matrix, Tecpel, Nova Onda, Ciranda Cultural, Literare Books, Faro Editorial, Distribuidora Loyola, Grupo Ler Editorial e CBL.
PublishNews, Redação, 28/11/2024
Neste sábado (30), o Shopping Passeio das Águas, em Goiânia, inaugura uma nova unidade da Livraria Leitura, a maior rede de livrarias do país. A abertura chega em momento estratégico já que é grande a expectativa de vendas na loja para o Natal e Volta às aulas. A nova unidade terá uma área de 320 m² e contará com um acervo de aproximadamente 15 mil títulos. O mix de produtos seguirá o padrão visto em outras lojas. A unidade do Shopping Passeio das Águas será a terceira no estado de Goiás. A Livraria Leitura tem hoje 121 lojas em 24 Estados. Com uma ampla variedade de produtos que vão além dos livros, incluindo revistas, área geek, e materiais de papelaria, as unidades da rede se tornaram verdadeiros espaços culturais e sociais. Com 57 anos de história, a Leitura investe na capacitação dos colaboradores por meio de treinamentos regulares para garantir o constante aprimoramento profissional e conta com serviços como o “Nossa Leitura”, um programa de curadoria em que clientes podem conhecer grandes títulos da literatura nacional e estrangeira a partir da indicação dos colaboradores da própria Leitura. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.
PublishNews, Redação, 28/11/2024
O Rio2C, maior evento de criatividade da América Latina, já tem data e tema confirmados para sua próxima edição: de 27 de maio a 1º de junho de 2025, na Cidade das Artes do Rio de Janeiro. O tema que irá guiar a programação de conteúdo da edição de 2025 é “The Edge of Perfection” (No Limiar da Perfeição). Este lema será o fio condutor da curadoria, inspirando debates, reflexões e experiências que exploram as virtudes, desafios e perspectivas mais sombrias associadas à constante busca pela perfeição em um mundo moldado pela transformação digital e avanços tecnológicos. No Rio2C Connect, o primeiro de uma série de encontros criados para conectar a comunidade criativa, realizado na terça-feira (26), foram anunciadas as primeiras novidades da edição 2025. O novo formato tem como objetivo promover diálogos contínuos e fortalecer o ecossistema criativo ao longo do ano. Para marcar o início do ciclo do Rio2C 2025, a organização também abriu a pré-venda das credenciais com um desconto exclusivo de 40%, até o dia 3 de dezembro de 2024, ou enquanto houver disponibilidade. As credenciais podem ser adquiridas diretamente no site oficial do Rio2C, com vagas limitadas. Além disso, em parceria com a Latam, o Rio2C disponibilizará benefícios exclusivos ao público, incluindo 18% de desconto em passagens aéreas para o trecho Brasil/Rio de Janeiro/Brasil. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
|
“A poesia é a música da condição humana, nos explica o que é ser humano de uma forma pequena e bonita.”
1.
|
Elo Monsters Books: Flow Pack
|
2.
|
Nunca jogue uma ideia fora
|
3.
|
Princípios milenares
|
4.
|
Novena de Natal - 2024
|
5.
|
Café com Deus Pai 2025
|
6.
|
A dor só passa quando você passa por ela
|
7.
|
O diário de uma princesa desastrada 3
|
8.
|
As aventuras de priminha irritante no reino dos unicórnios
|
9.
|
A filha dos rios
|
10.
|
Café com Jesus
|
|
|
PublishNews, Redação, 28/11/2024
O PublishNews+, área exclusiva para assinantes do PN, tem adiantado, semanalmente, os livros que só chegarão às livrarias em 45 dias. O serviço, chamado de Próximo Capítulo, é realizado graças a uma parceria com a MVB / Metabooks e tem por objetivo municiar livreiros de informações do que está no prelo das editoras. Entre as novidades programadas para a semana entre os dias 13 e 19 de janeiro estão a dupla Laura e Philip Bunting, em Guia animal para se dar bem na escola (Brinque-book), com um guia ilustrado sobre as aventuras e dificuldades do primeiro dia de aula. Ainda na literatura infantil, o lançamento de O tesouro (Companhia das Letrinhas), que conta de forma humorada sobre um roubo mal sucedido. E também, no campo da economia, o livro Crescimento e inflação (Editora Unesp), de Paul Singer, com estudos fundamentais de Paul Singer sobre um período decisivo da formação do capitalismo no Brasil. Por enquanto, o Próximo Capítulo está aberto para todos os que se cadastrarem na plataforma, mas em breve o serviço ficará exclusivo para os assinantes do PN+. A nova seção se soma a outros serviços oferecidos aos assinantes do PN+, como o Radar de Licitações. Clique aqui para saber como ser um assinante do PN+.
PublishNews, Redação, 28/11/2024
O Festival do Livro do Rio de Janeiro (FLIV-Rio) começa nesta quinta (28) e vai até o dia 30 de novembro, na sede do Sinttel-Rio (Rua Morais e Silva, 94 – Rio de Janeiro / RJ), das 10h às 20h, com entrada gratuita. Uma das novidades da edição deste ano será um espaço exclusivo para os autógrafos, batizado de “Abrace seu Autor”. Outra inovação do evento será um concurso literário para estudantes do ensino médio que terá premiação em dinheiro. O FLIV-Rio tem como foco o lançamento de livros e o debate da conjuntura com foco na literatura progressista. Nesta terceira edição, são mais de 35 editoras confirmadas, os livros serão vendidos com 30% de desconto. É possível acessar a programação completa no site do Festival. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 28/11/2024
Para celebrar a Black November, o AYA Books — aplicativo de livros digitais e audiolivros — oferece um mês de assinatura grátis para novos usuários. Os assinantes terão acesso à nova funcionalidade “Biblioteca”, um serviço de streaming que disponibiliza mais de 20 mil títulos por uma assinatura mensal de R$ 9,90, que será cobrada após o primeiro mês de uso gratuito. Além do Aya Books, a plataforma AYA Conteúdos inclui outros apps, como AYA Books Kids, voltado para o público infantojuvenil; AYA Bancah, com jornais e revistas digitais; e o AYA Ensinah, pioneiro no setor educacional e editorial do Brasil via assinatura digital. Todos os apps compartilham funcionalidades que tornam a experiência do leitor mais acessível, como configuração de tela, alteração de fontes e leitura em voz alta. Eles estão disponíveis para download nas lojas virtuais do Android e iOS. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.
PublishNews, Redação, 28/11/2024
Cansado de ser baiacu, o peixinho está provando fantasias. Com lantejoulas e fitinhas, rabo de tule e muito brilho, ele vai ser pirarucu, tucunaré, guaiamum e até sereia! Mas quem disse que os outros animais vão gostar dessa brincadeira? “Onde já se viu pirarucu nadar no mar com tão pequenas nadadeirinhas?”, “Eu nunca vi tucunaré assim vestido de palhaço ou ET”. Sem nada para fazer, os bichos não deixam o nosso amigo em paz. Só que, toda vez que eles dizem alguma coisa para importunar o baiacu, ele fica envergonhado, bravo, aborrecido e começa a inchar, inchar e inchar, até… Inspirado na canção homônima da Banda Fera Neném, num livro com elementos de brasilidades, ilustrado por Rômolo D’Hipólito, O baiacu que adorava fantasias (Brinque-book, 32 pp, R$ 54,90) conta a história de um peixe que só quer saber de ser feliz. Ao final, o leitor ainda vai encontrar curiosidades sobre os baiacus, a letra, os acordes e um QR code para ouvir a música.
PublishNews, Redação, 28/11/2024
O garimpeiro das palavras (Telos, 40 pp, R$ 72), de Clara Haddad e com ilustrações da argentina Nádia Romero Marchesini, é um convite para uma jornada introspectiva, pois aborda temas universais como: determinação, sonhos, gratidão, persistência, coragem e esperança. De acordo com a autora, que completou 25 anos de carreira no ano passado, outro ponto interessante da obra é a transversalidade. "Cada faixa etária pode encontrar uma camada de leitura, de entendimento próprio. O garimpeiro das palavras é uma obra que se revela conforme crescemos e adquirimos habilidades e novas perspetivas”, explica. O livro também é uma homenagem a todos os editores e pessoas que, ao observar a vida com gratidão, conseguem encontrar o verdadeiro tesouro: as palavras que movem e transformam a sua existência. A parceria entre Clara Haddad e Nádia Romero Marchesini, ilustradora que foi destaque na Feira do Livro Infantil de Bolonha em 2024, promete ser a primeira de muitas, devido à profunda sintonia criativa entre as artistas.
PublishNews, Redação, 28/11/2024
Primeiro livro-arte da multiartista Renata Jesion, Luba – Vol. 1 (Haikai, 186 pp, R$ 92) leva o leitor a reflexões sobre o mundo contemporâneo ou a mundos desconhecidos a partir do olhar ingênuo e curioso de uma criança. As 37 ilustrações criadas por 34 artistas reforçam o olhar inusitado e conferem poesia, humor e reflexões do ponto de vista de uma criança cheia de curiosidade. Luba possui contos em tom de crônica. A menina é sempre acompanhada pelos pais, como toda criança, para onde eles tiverem que ir, seja a trabalho ou nas férias em família, no período de 2014 a 2018, em lugares diversos como Taiwan, Japão, Alemanha, Coreia, Portugal, Brasil – São Paulo, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte/Sul. Em cada conto, Luba, que na vida real, nesta idade, era bem comunicativa e chamativa pela beleza miscigenada, é capaz de se relacionar com pessoas de diferentes idades e até mesmo com os animais e insetos que estão à sua volta. Sem saber para onde seus pais estão levando-a, e livre de preconceitos, ela se joga de forma natural em situações sem as couraças e as proteções frequentes dos adultos, que muitas vezes se comunicam constrangidos em diferentes contextos e línguas. A obra tem lançamento marcado para 14 de dezembro, às 15h, na Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915 – Vila Madalena - São Paulo / SP).
PublishNews, Redação, 28/11/2024
É com leveza, diversão e conhecimento, que a obra Não gosto de escrever (Tapioquinha, 84 pp, R$ 59,90), de Luísa Antunes Paolinelli, se desenrola. A narrativa se constrói de forma envolvente e bem-humorada, com os espantos e os desabafos da menina que conhece os “senhores” gêneros literários: o senhor-dos-poemas Épicos (ou hípicos?), o Senhor Lírico e o Senhor Dramático. Depois, a “senhora” Narrativa e os tipos principais: conto, novela, romance, fábula. Essas personagens-conceitos (ou conceitos transformados em personagens) são apresentadas de forma detalhada, prática e didática, sem, contudo, deixar de lado a delicadeza lúdica, que é marca da escrita de Luísa Paolinelli. Assim, além de viajar nos desafios da escritura com a nossa protagonista, o leitor perceberá como é fantástico poder andar pela pluridiversidade de usos do português. A obra será lançada nesta quinta (28), às 18h, na Livraria Martins Fontes Centro (Rua Dr. Vila Nova, 309 - São Paulo / SP).
PublishNews, Redação, 28/11/2024
O guardador de ideias (Editora do Brasil, 32 pp, R$ 53,10), escrito por Nye Ribeiro e ilustrado por Carlos Díaz Consuegra, conta a história de Venceslau, que guardava minuciosamente todas as suas ideias, palavras, frases e versos. Ele nem saía de casa para não perdê-las de vista. Até que um forte vendaval as levou para longe e ele precisa partir em busca de novas histórias. Um livro poético, com uma narrativa visual, sobre a importância de deixar o medo de lado para descobrir novos olhares e formas de se comunicar. Nye Ribeiro nasceu em 1950, em Boa Esperança, Minas Gerais. Fez o curso de Pedagogia, lecionou durante dezoito anos e foi na sala de aula que começou a inventar histórias para motivar as crianças a ler, escrever e desenvolver atividades. Mais tarde, fez Jornalismo e mudou de profissão: passou a escrever para jornais e revistas de educação e começou a publicar livros.
|
|
|