O Festival do Livro do Rio de Janeiro (FLIV-Rio) começa nesta quinta (28) e vai até o dia 30 de novembro, na sede do Sinttel-Rio (Rua Morais e Silva, 94 – Rio de Janeiro / RJ), das 10h às 20h, com entrada gratuita. O FLIV-Rio tem como foco o lançamento de livros e o debate da conjuntura com foco na literatura progressista. Nesta terceira edição, são mais de 35 editoras confirmadas, os livros serão vendidos com 30% de desconto. É possível acessar a programação completa no site do Festival.
Na programação, estão mesas como: “Desafio e Dilemas da Esquerda Brasileira na Conjuntura atual”, com José Genoíno, ex-deputado e ex-presidente do PT, Gilberto Palmares, presidente do CRT/RJ e Mateus Mendes, Mestre em Ciência Política; “Operação Lava Jato: A Grande Farsa”, com Luis Nassif, Diretor do jornal GGN, Eduardo Appio, Professor e Juiz Federal em Curitiba; Henrique Pizzolato, Sindicalista, ex-diretor da Previ e do Banco do Brasil; Sálvio Kotter, Escritor e criador da Kotter editorial; “Poder e Desigualdade: O Retrato Do Brasil No Começo Do Século XXI”, com Cesar Calejon, Jornalista e Escritor, e João Cezar de Castro Rocha, Professor da UERJ e Escritor. Estará em pauta também a disseminação da intolerância pela extrema direita. O Cine Debate exibirá o documentário: “O DISCURSO: a construção do ódio”. O filme média-metragem, produzido pela ONG CRIAR Brasil, seguido de discussão com a presença de Lia Manso, advogada e feminista, Suzy dos Santos, professora da UFRJ e Rosangela Fernandes, coordenadora do Criar Brasil.
O Festival do Livro do Rio de Janeiro nasceu diante da necessidade de estimular o debate sobre como enfrentar os retrocessos que o país viveu nos últimos anos e de um vácuo em relação a esse tipo de espaço no Rio de Janeiro.
Uma das novidades da edição deste ano será um espaço exclusivo para os autógrafos, batizado de “Abrace seu Autor”. Outra inovação do evento será um concurso literário para estudantes do ensino médio que terá premiação em dinheiro.
“No mundo de comunicação rápida via redes sociais, a leitura aprofundada passa a ser um desafio para a juventude. Nossa intenção com o concurso é estimular os estudantes a conhecerem obras que encantem, mas também levem a reflexão. Por isso, os livros foram cuidadosamente selecionados para garantir diversidade. Nossa preocupação não é com o resultado, mas sim com o processo e suas consequências. Os eventos literários são, muitas vezes, frequentados por públicos maduros. Queremos que o FLIV-Rio também seja um espaço para a juventude, que tenha vez e voz”, explicou Francisco Izidoro, curador do Festival.
As mulheres também marcarão presença. Uma atividade de destaque será a roda de conversa “A importância da escrita da mulher para a Literatura”, dia 29, às 14h, que contará com cinco escritoras brasileiras, cada uma representando uma trajetória e transitando por gêneros literários distintos: romance, poema, infanto-juvenil, contos.
As autoras compartilharão suas experiências, dificuldades e reflexões sobre a importância da literatura da mulher no mercado editorial no Brasil com mediação de Isa Martins, escritora e professora e Mônica Seixas, escritora e advogada.
Entre os lançamentos de obras escritas por mulheres está o livro Políticas de Identidade: gênero, raça, classe, sexualidade, e a formação do movimento de mulheres negras no Brasil, de Bárbara Araújo. O evento ainda terá dois espaços gastronômicos principais: o Bibliobar e o Café Edições Especiais. Os dois com cardápios inspirados no mundo da literatura. Alguns exemplos são os bolinhos: “Os Lusíadas” (de bacalhau), “Feijão e o Sonho” (de feijoada) e “Vidas Secas” (Aipim com carne seca). Teremos ainda o Chope Edições Artesanais e outras novidades.
SERVIÇO
Festival do Livro do Rio de Janeiro (FLIV-Rio)
Local: Sinttel-Rio (Rua Morais e Silva, 94 – Rio de Janeiro / RJ)
Datas: Dias 28, 29 e 30 de novembro
Horário de funcionamento: 10h às 20h