Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 08/11/2024
Atende os segmentos de: Presentes Corporativos, Projetos Gráficos Especiais, linha Premium de embalagens e caixas rígidas, além de produtos para lojas de Papelaria & Presentes
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
PublishNews, Guilherme Sobota, 08/11/2024

A principal novidade da semana na Lista de Mais Vendidos do PublishNews é o livro Breaking news (Gente), do jornalista Douglas Tavolaro. Na obra, ele conta os bastidores da criação de dois canais de notícias no Brasil, a CNN (do qual fazia parte como sócio-fundador no início da operação brasileira) e do Times CNBC, versão do canal dos EUA líder global em jornalismo de negócios, que vai entrar no ar neste mês de novembro. De acordo com a sinopse do livro, foi a partir de uma apresentação de PowerPoint que o jornalista deu início ao projeto da fundação da CNN. "Com ousadia e análise crítica de mercado, Tavolaro soube identificar oportunidades onde outros viam desafios, criando emissoras inovadoras adaptadas às necessidades de um público cada vez mais exigente e conectado", diz o texto da editora. O livro vendeu 3.015 exemplares nas 39 livrarias e redes de lojas contabilizadas pela Lista do PublishNews. A relação desta semana conta com as vendas de 28/10 a 03/11. Ainda na categoria Não Ficção, a Citadel emplacou o título Entre a luz e as trevas, de Claudio Lottenberg, no qual o presidente da Confederação Israelita do Brasil e ex-presidente do Hospital Albert Einstein destaca a importância do reconhecimento mútuo e da coexistência pacífica. Outra novidade, na categoria Negócios, é C.E.O. – Conectar, equilibrar, orientar (Gente), de Luis Justo, no qual o empresário compartilha aprendizados adquiridos ao longo de duas décadas à frente de algumas das maiores empresas do Brasil, incluindo a Osklen. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Redação, 08/11/2024

Em 2024, a Jornada Profissional, realizada na 27ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo durante os dias 4 e 5 de setembro, gerou bons resultados para o setor. Entre as reuniões de negócios que aconteceram, o evento chegou ao marco de US$ 800 mil em negócios fechados e prospectados para os próximos 12 meses pelas editoras brasileiras e players internacionais participantes dessa edição, a 5ª do evento. Organizada pelo Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) —, a Jornada promove a internacionalização das editoras brasileiras e fomenta novas oportunidades de negócios. Foram mais de 363 reuniões das 70 participantes, entre editoras, agentes literários e outros profissionais do mercado editorial – sendo 40 nacionais e 30 globais, formando, assim, um bom cenário para o desenvolvimento de parcerias e outros acordos. A 5ª edição da Jornada registrou, ainda, um crescimento de mais de 11% em negócios quando comparado com o ano anterior. A programação mais uma vez foi além da parte de negócios, e contou com mesas redondas e apresentações, que discutiram temas importantes como venda de direitos autorais, coproduções editoriais, e os desafios e oportunidades dos mercados latino-americanos. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 08/11/2024

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) divulgou nesta quinta-feira (7) o resultado prévio do Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2024 – agora há uma fase de recursos até o dia 13 de novembro, e o resultado final será confirmado no dia 18 de novembro. Entre os vencedores, estão Maria Valéria Rezende, na categoria conto, com o livro Toda palavra dá samba (Dromedário), Maria Angélica Melendi, na categoria ensaio literário, com O corpo vulnerado (Cobogó) e Alexandre Vidal Porto, romance, com Sodomita (Companhia das Letras). Concedido anualmente desde 1994, o objetivo do Prêmio Literário Biblioteca Nacional é reconhecer a qualidade intelectual das obras publicadas no Brasil. Considerado um dos mais conceituados do país e o mais democrático no cenário nacional – com inscrições gratuitas e o mesmo valor de premiação nas doze categorias (R$ 30 mil), o Prêmio celebra 30 anos na edição 2024. Clique no Leia mais para ver todos os vencedores.

PublishNews, Redação, 08/11/2024

O Prêmio São Paulo de Literatura anuncia na próxima segunda (11) os vencedores da sua edição de 2024. O prêmio que homenageia os melhores romances publicados no ano anterior terá sua cerimônia realizada na Biblioteca Parque Villa-Lobos (Av. Queiroz Filho, 1205 - São Paulo / SP), a partir das 19h30. O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. Nesta edição, porém, os leitores do PublishNews que quiserem acompanhar a cerimônia presencialmente terão a chance de participar. Para isso, basta enviar um e-mail para rsvp@spleituras.org. As pessoas selecionadas receberão a confirmação da inscrição. Dividido nas categorias "Romance do Ano" e "Romance de Estreia do Ano", o prêmio valoriza o talento dos autores brasileiros e o trabalho de suas editoras. Entre os finalistas desta edição, destacam-se autores como Socorro Acioli, Rogério Pereira, Luciany Aparecida e Marcelo Ferroni, além de estreantes como Liana Ferraz, Airton Souza, Eliana Marques e Giovana Proença. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 08/11/2024

Livros de Silvio de Almeida estão temporariamente suspensos pela Record | © Divulgação Ministério dos Direitos HumanosNa Folha, a notícia de que os livros de Silvio Almeida estão temporariamente suspensos pela Record. Segundo a reportagem, a editora aguarda a conclusão das investigações sobre as denúncias de assédio e importunação sexual contra o ex-ministro para decidir o que fazer com a reedição de Racismo estrutural, e com o lançamento de uma obra inédita, já contratada. Em setembro, Silvio de Almeida foi demitido do Ministério dos Direitos Humanos. "Dadas as graves acusações contra o autor, o Grupo Editorial Record decidiu aguardar o processo e a defesa de Almeida para tomar uma decisão definitiva quanto aos livros", confirmou a editora. Nessa semana foram divulgados os finalistas para o Prêmio Jabuti. N'O Globo, a repercussão da polêmica envolvendo o livro infantil O voo do ovo (Perabook), que foi lançado em 2024. Para O Globo, a Câmara Brasileira do Livro (CBL), organizadora do Jabuti, afirmou que considerar, “para fins de elegibilidade, a data oficial de publicação e registro em 2023, e não a data de eventos de lançamento ou divulgação em redes sociais”. Acrescentou ainda que O voo do ovo obteve seu ISBN (número de registro de um livro) em 28 de setembro de 2023. O novo prêmio literário da Casa Jorge Amado foi tema no Estado de S. Paulo. De acordo com a reportagem, o Prêmio Myriam Fraga para Autores Inéditos será focado em escritores que nunca tiveram textos publicados em meios físicos ou digitais. As inscrições abrem amanhã (9) e poderão ser feitas até 9 de dezembro de 2024. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Volnei Canônica, 08/11/2024

Existe aquele exercício filosófico de George Berkeley da floresta e da árvore que diz: “Se uma árvore cai na floresta e ninguém está perto para ouvir, ela fez barulho?” É sabido que ela emite ondas sonoras mesmo que ninguém ouça. Assim como é sabido por todos que, por mais barulho que possamos fazer para garantir o acesso ao livro e à leitura no Brasil, muitos podem não escutar. No ano em que o Instituto de Leitura Quindim completa 10 anos, tendo enfrentado ao longo de sua história a epidemia da Covid-19, a falta de editais e recursos para desenvolver projetos, mudança de espaço, entre tantos outros desafios, ter a sua sede fechada e precisar cancelar seus projetos e eventos é muito doloroso. É como se fossem arrancadas, uma por uma, todas as folhas de um livro, separando personagens, enredos, embaralhando tudo, enfraquecendo a força daquele feixe de páginas que dava sentido a existência da obra. O trabalho de alcançar o livro ao leitor e à leitora em nosso país é árduo por inúmeros motivos que se eu for elencar cada item vai parecer uma lista de compras de supermercado ou a própria lista de presentes que o Papai Noel está esperando receber. Você pode não ter reparado, mas o ano já está quase acabando e as luzinhas de pinheiro já estão todas acesas. Mesmo com essas inúmeras dificuldades sempre tem um ser quixotesco que se imagina com forças para enfrentar gigantes. No início desta semana fiz um anúncio que nem no meu pior pesadelo poderia pensar: o fechamento da biblioteca do Instituto de Leitura Quindim. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta coluna.

PublishNews, Redação*, 08/11/2024

O PublishNews publica regularmente a Área Indie, espaço publieditorial que reúne informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial no e-mail comercial@publishnews.com.br. Essa semana temos duas novidades. Pode uma menina negra, moradora de uma comunidade no Rio de Janeiro, nascer com um talento musical tão especial e ser reconhecida pela maior escola de arte do mundo? Em Quando a vida dá o tom (Patuá), romance de Adriana C. A. Figueiredo, Marianne é filha de um italiano e de uma brasileira. O pai desapareceu quando ela tinha 10 anos, deixando para trás quatro filhos e uma esposa apaixonada e desiludida. Através de um projeto social, Marianne desabrocha como uma pianista, ganha bolsa de estudos no asfalto, e enfrenta olhares enviesados, comentários maldosos, além da solidão de quem não "deveria estar nesse lugar". Até que uma grande oportunidade surge no horizonte e então... ela se vê na Juilliard School! Já Degredo, de Victor Leandro, começa na Venezuela, 2019. Enquanto a crise e o caos encontram-se instalados no país, um poeta deixa sua terra natal em busca de um lugar em que possa escrever com segurança sua obra literária, vindo morar na capital do Amazonas. Contudo, as agitações políticas do continente e o ambiente inóspito de seu novo lugar o obrigam a permanecer em alerta e decidir-se entre a comodidade das palavras e a luta de seus compatriotas, ao passo que uma terrível guerra se aproxima.

PublishNews, Redação, 08/11/2024

Sonia Draga | © DivulgaçãoNesta semana, durante sua assembleia geral anual, os membros da Federação de Editores Europeus (FEP) elegeram a editora polonesa Sonia Draga como presidente da organização, sucedendo Ricardo Franco Levi na função. Ela é a primeira presidente mulher da Federação. Draga também está entre as editoras mais articuladas na equipe informal de palestrantes viajantes que aparecem em eventos internacionais de negócios relacionados ao mercado editorial. É a proprietária fundadora do Sonia Draga Publishing Group, que ela fundou em 2000, e uma das maiores editoras da Polônia. O grupo Draga também é dono de várias livrarias e tem quatro selos. Com um currículo extenso, Sonia também é autora, tradutora e presidente da Câmara Polonesa do Livro. “É um grande privilégio e honra ter sido formalmente eleita presidente da FEP. A legislação europeia desempenha um papel enorme em nível nacional, e é importante que a voz das editoras europeias não seja apenas ouvida, mas também ouvida”, disse Draga. Em sua primeira fala, ela também destacou o desafio da inteligência artificial entre um dos principais temas a serem abordados nos próximos anos. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

“Escrevo a partir de um sentimento de vazio. Essa é minha inspiração.”
João Gilberto Noll
Escritor brasileiro
1.
Princípios milenares
2.
Breaking news
3.
Café com Deus Pai 2025
4.
C.E.O. – Conectar, equilibrar, orientar
5.
Orar faz muito bem!
6.
8 pilares da liderança de Cristo
7.
Novena de Natal - 2024
8.
As 48 leis do poder (capa dura)
9.
É assim que acaba
10.
É assim que começa
 
PublishNews, Redação, 08/11/2024

A 4ª edição do Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira) chegou ao fim no último dia 3 de novembro, atraindo 25 mil pessoas para a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), em Itabira (MG). Ao longo dos cinco dias, mais de 80 escritores nacionais e internacionais participaram do festival, oferecendo 84 atividades gratuitas para o público, como palestras, rodas de conversa, oficinas, apresentações musicais, batalhas de rima e slam, contações de histórias, espetáculos de dança e saraus. A livraria do Flitabira, considerada o coração do festival, registrou a venda de mais de 3,2 mil livros, abrangendo 1,1 mil títulos diferentes. O evento também arrecadou quase 200 livros doados pelo público, que serão destinados à biblioteca da FCCDA. Entre os pontos altos do evento, destacou-se a entrega do tradicional Prêmio Juca Pato de Intelectual do Ano de 2024 a Miriam Leitão, reconhecimento da União Brasileira de Escritores (UBE), que celebra anualmente um intelectual de destaque no cenário brasileiro. Nesta edição, o Flitabira obteve um engajamento digital expressivo que ampliou o alcance do festival além das fronteiras de Itabira. No Instagram, foram registradas 2.683.511 visualizações, com 1.141.505 contas alcançadas, das quais 79,4% não seguiam o perfil anteriormente. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 08/11/2024

Evento acontece na Livraria Drummond, co Conjunto Nacional, às 19h | © DivulgaçãoA biografia Para seguir minha jornada: Chico Buarque 80 anos (Nova Fronteira), escrita por Regina Zappa, terá um evento especial de lançamento no dia 12 de novembro, às 19h, na Livraria Drummond (Av. Paulista, 2073 – São Paulo / SP), localizada no Conjunto Nacional. Atualizada em comemoração aos 80 anos de Chico Buarque, a nova edição cobre os últimos 13 anos da trajetória do artista, trazendo novos capítulos que exploram lançamentos de discos, turnês e a influência do cenário político em sua vida. Durante o evento, leitores poderão se aproximar da autora e conhecer detalhes inéditos sobre a vida e a obra de Chico, revelados ao longo das páginas de uma biografia essencial para admiradores e estudiosos de sua carreira. A noite de autógrafos conta com a presença de Mônica Salmaso, cantora responsável pelo prefácio da obra, que participa de um bate-papo com Regina Zappa. A nova edição de Para seguir minha jornada preserva o conteúdo original e acrescenta três novos capítulos, abordando o impacto dos últimos lançamentos de discos e turnês e a influência do cenário político na vida do artista. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 08/11/2024

Exposição na Casa Mário de Andrade ficará aberta até 31 de maio de 2025 | © DivulgaçãoA Casa Mário de Andrade (Rua Lopes Chaves, 546 – São Paulo / SP) inaugura no sábado (9) a exposição de curta duração “Eu mesmo, Carnaval”, com a apresentação de ritmistas da Escola de Samba Mocidade Alegre, e seguirá com programação temática durante todo o mês. A exposição ficará aberta até 31 de maio de 2025, e trata da relação de Mário de Andrade com o carnaval paulistano, principalmente na região da Barra Funda. O título escolhido reproduz um verso do poema Carnaval carioca, escrito por Mário de Andrade em 1923, inspirado na experiência do autor no festejo carioca neste mesmo ano. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 08/11/2024

O curso de formação gratuito de novos escritores Territórios da Escrita está com as inscrições abertas. A formação, que é uma pareceria do Ministério da Cultura (Minc) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) pretende estimular novos escritores, promovendo a diversidade expressiva do povo brasileiro. Para participar, basta ter 18 anos completos, sem exigência de nível de escolaridade. As inscrições ocorrem pelo site do projeto até 30 de novembro e consiste no preenchimento completo do formulário online. A seleção ocorre a partir da análise das respostas ao questionário e dos comprovantes disponibilizados. Serão aprovados os candidatos que obtiverem pontuação igual ou superior a 7,0 pontos, respeitando o limite máximo de 10,0 pontos. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 08/11/2024

Jeferson Tenório e Itamar Vieira Junior participam do Clube de Leitura CCBB 2024 | © CCBB DibulgaçãoNo mês dedicado a Zumbi dos Palmares, símbolo das lutas antirracistas no Brasil, o Clube de Leitura CCBB 2024 recebe Itamar Vieira Junior e Jeferson Tenório. Suas obras, cada uma ao seu modo, trazem a marca de um Brasil que vive ainda em regime marcado pelo racismo, a precariedade de um sistema que o naturaliza e a opressão resultada por ele. O encontro de novembro, penúltimo do Clube de Leitura CCBB 2024, ocorre no dia 13, às 17h30, na Biblioteca Banco do Brasil, no 5º andar, do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (Rua Primeiro de Março, 66 – Rio de Janeiro / RJ), com entrada gratuita, e conta também com a presença da poeta e escritora Elisabeth Manja. Em votação aberta, o público optou pelos títulos Torto arado (Todavia), de Itamar, e O avesso da pele (Companhia das Letras), de Jeferson Tenório. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 08/11/2024

Em Baita lambança (VR Editora, 224 pp, R$ 66,90 – Trad.: Alexandre Boide), o 19º volume da série Diário de um banana, do autor Jeff Kinney, Greg Heffley está prestes a passar um verão particularmente esquisito com sua família. Greg está descobrindo que ficar com toda a família em uma casa de praia minúscula sob altas temperaturas é a receita certa para o desastre. Falando em receitas, os ingredientes secretos da famosa almôndega da vovó foram por anos um segredo guardado a sete chaves. Será que Greg vai ser capaz de desvendar os mistérios de sua família antes de as férias acabarem? Ou ele só vai colocar mais lenha na fogueira? Jeff Kinney é um dos mais importantes autores da literatura infantojuvenil mundial contemporânea. A série Diário de um banana, lançada em 2007, já foi traduzida para 62 línguas e está em 74 territórios. Desde o primeiro volume, suas obras constam na lista de best-sellers do jornal norte-americano The New York Times. Até hoje, são mais de 275 milhões de exemplares vendidos ao redor do mundo.

PublishNews, Redação, 08/11/2024

Após perder a mãe em Gael e a terra dos vivos (Outro Planeta, 208 pp, R$ 54,90), Gael é encaminhado a um lar de acolhimento, mas, no meio do caminho, o garoto de repente sai das ruas de Salvador e vai parar em uma terra mágica e surreal. Lá, as criaturas falam e, se você não tomar cuidado, conseguem ouvir exatamente o que você está pensando. Nesse lugar encantado, os animais da fauna brasileira e alguns seres fantásticos vivem ávidos em busca de aventura e sabedoria. Acompanhado de uma Preguiça-palhaço, uma Onça-espirituosa e um Mico leão-dourado que é um príncipe real, Gael partirá em uma missão para derrotar a temida Gambá-pessimista, que deseja pôr fim ao que há de melhor na Terra dos Vivos: a vontade de aproveitar a vida e tudo de melhor que ela pode oferecer. Matheus Peleteiro é escritor, advogado, editor e tradutor. Em 2015 publicou seu primeiro romance, Mundo cão, pela editora Novo Século. Desde então, lançou outras oito obras, que vão desde contos até ficção distópica.

PublishNews, Redação, 08/11/2024

A série literária catalã Alex e os monstros, que cativou o público infantojuvenil brasileiro, chega agora ao 7º volume em língua portuguesa com a aventura A carta mais alta (Carochinha, 184 pp, R$ 52,90 – Trad.: Fernando Nuno). Criada pela dupla Jaume Copons e Liliana Fortuny, a série mergulha os jovens leitores em um universo repleto de aventura e personagens inesquecíveis, convidando crianças e adolescentes a embarcar em uma jornada literária que celebra a imaginação e o poder das histórias, com inspiração em clássicos da literatura mundial. Neste 7º volume da série, os monstros amigos de Alex encontram uma oportunidade de ouro para voltar ao Livro dos Monstros, de onde eles vieram. Mas, para isso, Alex e sua amiga Olínia terão de vencer o Torneio de Jogos de Mesa, especialmente um jogo chamado “A carta mais alta”. De quebra, há interessantes reflexões sobre “coisas de adulto”, como burocracias, contratos e suas letras miúdas. Os autores Jaume e Liliana queriam que a série chamasse a atenção não apenas das crianças, mas também dos adultos, o que se reflete nas muitas referências literárias que permeiam as páginas da série, em um gênero híbrido de narrativa e HQ, ideal para a etapa de transição da leitura de livros infantis ilustrados para livros-texto em capítulos.

PublishNews, Redação, 08/11/2024

Florizella é uma das princesas mais corajosas que existem ― lutou contra dragões, salvou príncipes em perigo e até fez amizade com um gigante. Mas, agora, ela tem novos desafios: a chegada surpresa de um irmãozinho que ameaça tirar os Sete Reinos dela por causa de uma tal de Licença dos Príncipes. Em três histórias, Florizella se junta ao fiel amigo príncipe Bennett e ao seu pônei Jujuba, para fazer todo o possível ― e o impossível ― para mostrar ao irmãozinho que meninas e meninos precisam ter direitos iguais, ainda que essa tentativa envolva lutar contra piratas, ser sequestrada por bandidos e batalhar contra uma serpente marinha bastante teimosa. Em Como não ser uma princesa: isso é coisa de príncipe (HarperKids, 256 pp, R$ 54,90 – Trad.: Paula di Carvalho), a autora best-seller Philippa Gregory e o ilustrador Chris Chatterton trazem uma nova história sobre como meninos e meninas podem ser os heróis de seus próprios contos de fada.

PublishNews, Redação, 08/11/2024

Barbatuques (Peirópolis, 96 pp, R$ 88), a banda que toca da cabeça aos pés, lança um novo livro com jogos e brincadeiras para ensinar adultos e crianças a fazer do próprio corpo um instrumento musical. As nove músicas que o grupo oferece no livro vêm acompanhadas de atividades lúdicas e com potencial pedagógico não só para a educação musical, mas também para o desenvolvimento criativo e afetivo. Quem se dispõe a explorar o corpo como uma fonte sonora se diverte com a música que ressoa pelos poros, “fazendo a palavra soar e suar”, como diz Chico dos Bonecos em seu prefácio, e experimenta também a arte de improvisar, deixando a criatividade fluir em conexão com outros praticantes. Os leitores navegam pelo livro com a alegre contribuição de um vocabulário visual que traduz a gramática sonora do Barbatuques, criado pela artista e designer gráfica Ana Starling, e podem acessar vídeos produzidos pelos integrantes do grupo por meio de QR codes que acompanham as músicas. A obra - escrita por André Hosoi, Charles Raszl, Flávia Maia, Fernando Barba, Giba Alves, João Simão, Luciana Cestari, Maurício Maas - será lançada no dia 17 de novembro, às 15h, na Livraria da Vila da Fradique (Rua Fradique Coutinho, 915, Pinheiros, São Paulo / SP).

PublishNews, Estevão Ribeiro, 08/11/2024

 
©2001-2025 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.