
A jornalista e escritora Míriam Leitão será condecorada na 4ª edição do Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira). No sábado (2), às 20h, ela receberá o Troféu Juca Pato de Intelectual do Ano de 2024 das mãos de Conceição Evaristo, vencedora do ano passado. A cerimônia também contará com a presença de Ricardo Ramos Filho, presidente da União Brasileira de Escritores e neto de Graciliano Ramos, e terá como oradores os jornalistas Eugênio Bucci e Flávia Oliveira, além da Ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia.
Além da homenagem, Míriam participará de duas mesas no evento. Hoje (1º), conversará com Tino Freitas, às 15h, e em seguida receberá leitores para sessão de autógrafos. No sábado, a autora se junta a Trudruá Dorrico e Flávia Oliveira em debate a partir das 16h. Também haverá sessão de autógrafos após a mesa.
A premiação, que é referente ao conjunto da obra dos autores, foi motivada também pela publicação do mais recente livro-reportagem de Míriam, Amazônia na encruzilhada: o poder da destruição e o tempo das possibilidades (Intrínseca). A jornalista, que este ano lançou a edição comemorativa do romance Tempos extremos (Intrínseca), será laureada em reconhecimento à importância de seu trabalho em mais de cinquenta anos de profissão.
“Escrever livros é o grande sonho da minha vida que, com alegria, venho realizando. Receber o Juca Pato eu nem me atrevi a sonhar. O Prêmio tem tradição, uma lista de vencedores de respeito, o processo de escolha é pelo voto dos membros da União Brasileira de Escritores, e eu o receberei da última vencedora, a grande Conceição Evaristo. Estou muito honrada”, disse a autora.