Draga também está entre as editoras mais articuladas na equipe informal de palestrantes viajantes que aparecem em eventos internacionais de negócios relacionados ao mercado editorial. É a proprietária fundadora do Sonia Draga Publishing Group, que ela fundou em 2000, e uma das maiores editoras da Polônia. O grupo Draga também é dono de várias livrarias e tem quatro selos.
Com um currículo extenso, Sonia também é autora, tradutora e presidente da Câmara Polonesa do Livro. “É um grande privilégio e honra ter sido formalmente eleita presidente da FEP. A legislação europeia desempenha um papel enorme em nível nacional, e é importante que a voz das editoras europeias não seja apenas ouvida, mas também ouvida”, disse Draga.
Em sua primeira fala, ela também destacou o desafio da inteligência artificial entre um dos principais temas a serem abordados nos próximos anos. “Juntamente com o conselho e todos os membros da FEP, continuaremos defendendo o papel dos editores. É isso que venho fazendo há muitos anos, tanto na Polônia quanto no nível europeu. Estou ansiosa para continuar a deixar os políticos e os funcionários da Comissão Europeia entenderem melhor como nós, editores, estamos contribuindo para a sociedade”.
A assembleia da Federação também elegeu Phaedon Kidoniatis, editor grego, como vice-presidente, esperado para seguir Draga como presidente em 2026; e a editora Renate Punka, como tesoureira.