Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 30/08/2024
Atende os segmentos de: Presentes Corporativos, Projetos Gráficos Especiais, linha Premium de embalagens e caixas rígidas, além de produtos para lojas de Papelaria & Presentes
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
PublishNews, Guilherme Sobota, 30/08/2024

A morte do apresentador e empresário Silvio Santos, no último dia 17 de agosto – levou uma nova edição do livro Silvio Santos: a biografia definitiva (Universo dos Livros), de Marcia Batista e Anna Medeiros, à Lista de Mais Vendidos do PublishNews divulgada nesta sexta-feira (30). A Lista conta com vendas de 39 livrarias brasileiras no período de 19/08 a 25/08. A Lista ainda é afetada pela estreia nos cinemas do filme É assim que acaba, inspirado na obra de Colleen Hoover: a escritora norte-americana aparece com seis volumes na relação principal e os quatro primeiros na categoria Ficção. Nesta categoria, aliás, o Grupo Editorial Record domina com 11 títulos entre os 20 selecionados. Outro destaque é a Panini, com quatro mangás entre as melhores vendas da semana. Quem volta à Lista na categoria é a editora Intrínseca, com Vou te receitar um gato, de Syou Ishida e tradução de Eunice Suenaga. No romance, uma misteriosa clínica oferece tratamentos de saúde pouco ortodoxos: gatos. Em Não ficção, além da nova edição da biografia do Homem do Baú – que já havia aparecido na Lista em 2017, quando foi lançado –, uma novidade é o livro do ex-jogador de futebol e hoje comentarista Silas: Além do sucesso (Editora Vida). Segundo a editora, nesta narrativa autobiográfica, o leitor vai conhecer "a criança sonhadora que enfrentou graves problemas de saúde e a perda precoce da mãe; o jovem apaixonado; o homem de valores sólidos que, em meio à fama, não renunciou à fé; o profissional que pensou em desistir, mas se levantou, amarrou as chuteiras e decidiu entrar em campo". Silas foi um dos grandes nomes do São Paulo Futebol Clube dos anos de 1980, e, durante a Copa de 1990, herdou a camisa 10 da Seleção Brasileira que pertenceu a Zico na década de 80. Filho de Geny e Alberto, cresceu em uma família numerosa, de nove irmãos, entre eles Eli Carlos, jogador, técnico, dirigente, comentarista esportivo e sua grande inspiração. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Guilherme Sobota, 30/08/2024

A organização da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) comunicou as casas parceiras e interessadas nesta semana que vai autorizar a venda de livros mediante o pagamento de uma taxa de R$ 1 mil, que segundo o comunicado será destinada para uma organização não-governamental que fará a coleta seletiva dos resíduos gerados. "Levando em consideração a demanda manifestada pelas Casas Parceiras, anunciamos com satisfação que a iniciativa da Livraria da Flip foi estendida às Casas Parceiras de pequenas editoras por meio do Selo Livraria da Flip, promovendo o conceito de bibliodiversidade", diz uma nota da coordenação de parcerias da Flip enviada aos responsáveis pelas casas nesta semana. "A Casa Parceira que adquirir o Selo poderá vender livros e produtos correlatos, tornando-se parte da Livraria Oficial da Flip". Segundo a nota da coordenação, com o selo as casas podem se engajar nas ações de ESG do ecossistema da Festa, que tem compromisso com o território de Paraty. A ação é uma contrapartida social negociada pela Flip com a Prefeitura da cidade e com o Iphan. Além do Selo, a Flip vai divulgar a ação de ESG realizada pela editora em Paraty nos dias da Flip. Consultas do PublishNews a editores e profissionais do livro envolvidos na organização das parcerias da Flip mostram que essa movimentação recente da Festa tem causado desconforto e até indignação. Um editor que participa da Flip há pelo menos 15 anos indicou que existem conversas entre empresas de romper laços institucionais com a organização. Além da Flipei – um dos espaços mais movimentados das últimas Festas em Paraty e que neste ano resolveu fazer seu evento apenas em São Paulo –, outra casa que já desistiu da sua participação na Flip foi a Casa Philos, ligada à Revista Philos. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Redação, 30/08/2024

Evento ocorre nos dias 4 e 5 de setembro | © Divulgação / CBLA 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo inicia no dia 6 de setembro, mas, antes, também irá movimentar o setor de negócios literários. Entre as diversas atividades programadas, a 5ª Jornada Profissional se destaca como uma das mais importantes iniciativas para profissionais do setor editorial. Realizada nos dias 4 e 5 de setembro, também no Distrito Anhembi, a Jornada reunirá editores, agentes literários, e outros players do mercado para rodadas de negócios e uma programação de palestras exclusivas. Este ano, o evento contará com a participação de 62 empresas, incluindo 11 internacionais de países como Colômbia, Argentina, Itália, Turquia, Peru, Espanha, Chile, e uma comitiva de 10 editores canadenses. O evento é uma realização da CBL, através do Brazilian Publishers (BP), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com o objetivo de promover o setor editorial brasileiro no mercado global, incentivando a internacionalização das editoras nacionais. O projeto Brazilian Publishers também conta com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE). "O evento é uma oportunidade única para o mercado editorial brasileiro se conectar com o mundo, trocando experiências, fortalecendo parcerias e explorando novas oportunidades de negócios. A internacionalização é fundamental para o crescimento sustentável do setor, e a Jornada Profissional tem sido um pilar importante nessa trajetória, promovendo a visibilidade e a competitividade das nossas editoras no mercado global”, afirma Sevani Matos, presidente da CBL. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 30/08/2024

Leonard Riggio foi o grande nome por trás da rede de livrarias Barnes & Noble, nos EUA | © Reprodução Instagram / Nathan Smith StudiosUm dos principais assuntos da semana foi a morte de Leonard Riggio, nome por trás da rede de livrarias Barnes & Noble, nos EUA. De acordo com a CNN Brasil, Riggio ''reinou" por quase meio século. Começou em 1971, quando usou um empréstimo de US$ 1,2 milhão para comprar o nome da Barnes & Noble e a loja principal na parte baixa da Quinta Avenida em Manhattan. Na década de 1990, adquiriu centenas de espaços e criou um império de superlojas, que tinham como objetivo criar um ambiente acolhedor para os leitores, com cafés e sofás nos estabelecimentos. O Globo repercutiu uma reportagem do El País sobre a recente sensação de Cem anos de solidão (Record), de Gabriel García Márquez, no Japão. A edição de bolso do romance vendeu cerca de 290 mil cópias nos últimos dois meses. O Painel das Letras, de Walter Porto, destacou o livro Limite de caracteres, escrito por jornalistas do The New York Times e que aborda como ‘Elon Musk destruiu o Twitter’. Título deve sair ainda este ano no país pela editora Todavia. Também na Folha de S. Paulo, José Manuel Diogo fala sobre festivais literários simbolizarem uma ”trincheira da resistência intelectual” e debate sobre a cultura do entretenimento superficial que vigora atualmente. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 30/08/2024

O Grupo Elo Editorial abriu cinco vagas em seu grupo para os cargos de designer gráfico, designer editorial, especialista em inteligência artificial, animador 3D e animador 2D. Para as vagas de designers, a editora pede formação em Design Gráfico ou campo relacionado; experiência comprovada na área, de preferência em uma função similar; domínio do Pacote Adobe: Abode Illustrator, Photoshop, InDesign e Acrobat; e portfólio demonstrando habilidades em design visual e criatividade. O designer gráfico irá criar materiais para campanhas institucionais, comerciais e projetos especiais; desenvolver e criar materiais gráficos para campanhas de marketing, incluindo anúncios, flyers, manuais, banners, e-mails, entre outros; desenvolver conceitos criativos e estruturas visuais para campanhas, entre outras funções. Já o designer editorial irá atuar na diagramação dos livros e criação de projeto gráfico; tratamento de imagens e proposição de layouts / identidades gráficas; e fechamento de arquivo para gráfica. O especialista em inteligência artificial deve ter superior completo em Ciência da Computação, Engenharia, Matemática, Estatística ou áreas correlatas; experiência comprovada com ferramentas de IA como ChatGPT e Midjourney e outras. Os animadores 3D e 2D precisam ter conhecimento do Pacote Adobe (After Effects, Premiere, Photoshop) Blender (sculpt, shader, hair, render), Jira Character Creator / Iclone (diferencial) e Unreal / Unity (diferencial). As informações completas de cada vaga estão nos links correspondentes. Interessados devem enviar currículos para curriculos@eloeditora.com.br até 29 de setembro indicando no assunto o nome do cargo desejado. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 30/08/2024

Primavera dos Livros vai receber 50 editoras em galpão no centro de São Paulo | © Primavera dos LivrosA 9ª Primavera dos Livros de São Paulo, encontro que reúne editoras, livreiros, autores e educadores de arte que, reunidos, celebram a importância de um olhar crítico e coletivo para o mercado de produção literária do país. Este ano, o evento ocorrerá entre 30 de agosto e 1º de setembro, no Galpão Cultural Elza Soares do Armazém do Campo (Alameda Eduardo Prado, 474, Campos Elíseos – São Paulo / SP). Além de mais de 50 editoras expositoras, o espaço vai receber uma intensa programação de debates, palestras e oficinas. Entre os destaques da programação, estão discussões importantes para o universo do livro. Uma das mesas confirmadas vai discutir “Censura e crítica na literatura para as infâncias: o perigo da falsa simetria”, com apoio d'A Casa Tombada e mediação da jornalista e professora Cristiane Rogério. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 30/08/2024

Léo Chaves, Alexandro Gruber, Natan e Athos | © Divulgação / Francielle Misturini / Darline R. Santos / O Grupo Editorial Novo Século – composto pelos selos NS, NS Classics, Figurati, Geektopia, NS Kids, Amoler e Ágape – estará presente na Bienal do Livro de São Paulo (6 a 15 de setembro) e divulgou a programação de autores confirmados para o evento. Entre os destaques estão Léo Chaves, Alexandro Gruber, André Comanche, Natan por Aí, Athos, Eduardo Malheiros, Renata Ventura e Roberta Fázio. Eles estarão presentes no estande da Editora, situado na Rua H70, para sessões de autógrafos. Athos, Natan por Aí e Léo Chaves representarão a editora também na Arena Cultural. Os youtubers estarão presentes no dia 9, segunda-feira, das 10h30 às 11h30, para um bate-papo intitulado "Athos e Natan: dos vídeos para as páginas". Léo Chaves participará no dia 11, quarta-feira, das 14h15 às 15h15, para uma palestra sobre "O poder transformador da educação", acompanhado por Mauricio e Vivian Dias; os três são autores do livro Mundo mais consciente: educando emoções, transformando pessoas, que figurou na lista de mais vendidos da PublishNews por quatro semanas consecutivas. Além das sessões de autógrafos, alguns autores farão ação de sampling. Renata Ventura (Arma Escarlate), Cristiano Halle (Dança com demônios) e Julia Bechelli (Myrikynnis: a caçada de Elena) estarão no estande todos os dias de evento. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 30/08/2024

Julia Dantas | © DivulgaçãoNeste sábado (31), a partir das 17h30, a Livraria Paralelo 30 (Rua Vieira de Castro, 48 – Porto Alegre / RS) recebe o lançamento de A mulher de dois esqueletos, romance da escritora porto-alegrense Julia Dantas (finalista do Prêmio São Paulo de Literatura com Ruína y leveza e Ela se chama Rodolfo). O livro sai pela editora Dublinense, que também vai celebrar seus 15 anos no mesmo evento, em brinde coletivo e aberto ao público logo após a sessão de autógrafos da autora. Na obra, uma mulher se aproxima dos 40 anos e se depara com questões que definirão o seu futuro. Entre elas, um dilema fundamental: haverá espaço numa só vida para se dedicar de verdade à criação de um filho e à criação artística? Neste romance híbrido, Julia Dantas constrói um jogo duplo, no qual a ideia de ter um filho interfere nas ambições artísticas de uma escritora ao mesmo tempo em que o desejo de viver da arte afeta suas possíveis ambições maternas. Entre dilemas existenciais e conflitos da vida prática, adentramos o espaço mental de uma narradora que é às vezes marcado pelo delírio e às vezes resultado de afiada lucidez. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

“Médico tem que ler, engenheiro tem que ler. Todo mundo tem que ler.”
José Castello
Escritor brasileiro
1.
Novena e festa da Padroeira do Brasil - 2024
2.
É assim que acaba
3.
É assim que começa
4.
Tríade do poder
5.
Café com Deus pai - 2024
6.
Mais esperto que o diabo
7.
Verity
8.
As 48 leis do poder (capa dura)
9.
É assim que acaba (Edição de colecionador)
10.
Jujutsu Kaisen: Batalha de Feiticeiros Vol. 25
 
PublishNews, Redação, 30/08/2024

Quais as leituras de um jornalista que escreve sobre livros? O que um crítico literário escolhe na intimidade da sua biblioteca? Neste sábado (31), às 15h, a Sala Tatuí promove junto com o Galpão Comum (Rua Barão de Tatuí, 509 – Santa Cecilia - São Paulo / SP) uma conversa com Rodrigo Casarin (@pagina.cinco) e João Varella (@joaovarella) para falar desses e outros assuntos. O evento marca um ano do lançamento de A biblioteca no fim do túnel, livro de crônicas de Casarin que saiu pela Arquipélago Editorial e que circula por uma extensa e variada biblioteca, conduzindo os leitores entre clássicos, contemporâneos, quadrinhos, leituras inesquecíveis, incômodas ou empacadas. O encontro reunirá, então, dois apaixonados por livros trocando impressões sobre boa literatura, literatura latino-americana, livros sobre livros e livros sobre futebol. A Banca Tatuí (@bancatatui) terá uma seleção especial de livros desse universo, além de vendas de cerveja para quem quiser brindar junto e uma surpresa ao final do bate-papo.

PublishNews, Redação, 30/08/2024

Com a tranquilidade de férias de verão na praia, Marion Jamault apresenta ao leitor um fenômeno, no mínimo, saboroso: é o Siribiscoito! Todo mundo adora! Bem, não é exatamente verdade isso... Quase todo mundo devora e aprecia sem moderação esse novo biscoito crocante em formato de siri. Exceto o chefe dos siris. Ele observa estarrecido, ao longe, as pessoas degustarem o salgadinho. Incomodado com a situação, ele sabe que não pode ficar parado. Em Siribiscoito (Biruta, 32 pp, R$ 62 – Trad.: Andréia Manfrin Alves), a autora e ilustradora da obra aborda temas muito importantes, como os efeitos causados pela desinformação, bem como questões de comportamento. Ao acreditar que seu povo está em perigo, ele decide intervir e recorre à Prefeita da cidade. Seu tom ameaçador não repercute em nada, então seu sangue sobe à cabeça e ele faz picadinho de tudo o que vê a sua frente. A começar pelo discurso da Prefeita. E, assim, obstinado em acabar com tal absurdo, picota velas de barcos, o cabelo das pessoas na cidade, cartazes publicitários e até as tabuadas em livros didáticos. Em uma escalada de ações, o leitor acompanha o resultado do comportamento colérico do chefe dos siris; seu único objetivo é impedir a existência de siribiscoitos. Ao fim, em uma reviravolta, ele descobre os ingredientes do delicioso biscoito: manteiga, farinha, queijo e molho de tomate... Nada de siris! Constrangido e aliviado, o animal então devora sem culpa os biscoitos! E, dessa forma, Marion extrapola a brincadeira para convidar o leitor a refletir a respeito das atitudes que tomamos em sociedade com base em desinformações e fake news.

PublishNews, Redação, 30/08/2024

Ao abrir das cortinas, o leitor conhece a história de Laila e Jasmim (Escarlate, 200 pp, R$ 59,90 – Ilustração: Lumina Pirilampus). Duas garotas de 11 anos que, como outras tantas garotas de 11 anos, gostam de pizza e de bater papo. Duas meninas únicas e especiais. Laila gosta das jujubas verdes, e Jasmim, das amarelas. Laila não pensa em besteira ou em coisas ruins, é rata de biblioteca e atleta consagrada. Jasmim adora escrever poemas, toma café puro ― dois dedos, sem leite nem açúcar ― como o pai. Duas grandes amigas que terão de aprender a lidar com a distância, morando em cidades diferentes. Laila tem o mar, os livros e o gato Manoel. Jasmim tem a montanha, a poesia e o teatro. Laila e Jasmim têm uma à outra ― perto ou longe ― e estão aprendendo, dia a dia, a viver histórias, lembranças, amores, perdas, aromas e sonhos. Escrita por Guilherme Semionato, Laila e Jasmin é uma celebração à amizade e às novas descobertas da vida.

PublishNews, Redação, 30/08/2024

Quando um acidente na escola faz Léo perder suas memórias, ele se sente como um marinheiro perdido em um mar sem mapas. Porém, com o apoio de sua família e amigos, e a ajuda especial da bibliotecária Senhora Claridade, Léo embarca em uma aventura de reconstrução de sua identidade. Ele aprende o valor das perguntas certas, da sabedoria dos mais velhos e do poder das histórias. O livro Léo e o enigma da memória (Labrador, 44 pp, R$ 49,90), de Daniel Coriolano e Dante Coriolano, oferece uma mensagem profunda sobre virtudes, sobre a importância dos laços familiares e a busca incessante pela verdade, tudo isso respeitando a liberdade e a vontade das crianças. É uma leitura para famílias que desejam inspirar seus filhos a enfrentar desafios com coragem e curiosidade. A história é composta por várias camadas de entendimento, que poderão ser descobertas por meio de leituras repetidas, seja pelas próprias crianças, seja com a mediação da leitura em voz alta ou com o apoio de adultos.

PublishNews, Redação, 30/08/2024

Escrito por Larissa Ramalhoso e ilustrado por Isabel de Paiva, Maria (Enleio, 28 pp, R$ 40) é um livro infantojuvenil evocativo e tocante. A obra convida os leitores a mergulharem na vida de Maria, capturando sua jornada desde a infância até seus anos finais, em uma narrativa que ressoa através das gerações. Maria narra a história de vida de uma menina nascida em Portugal que, por meio da resiliência e do trabalho árduo, passa de uma criança diligente cuidando da família a uma imigrante ajustando-se a novos horizontes no Brasil. Sua trajetória se desenrola à medida que ela cresce, tornando-se adulta, mãe, avó e eventualmente bisavó. A narrativa explora com sensibilidade as experiências de Maria — seus sonhos, sacrifícios e as marcas indeléveis que deixa nas pessoas ao seu redor. Um retrato sensível do envelhecimento e perda gradual da memória devido à doença de Alzheimer traz um fechamento emocional à narrativa. A obra será lançada neste sábado (31), às 11h30, na Primavera dos Livros. A autora falará sobre o livro na mesa "Sonhos, imaginação e saúde mental na literatura infantojuvenil”.

PublishNews, Redação, 30/08/2024

O livro apresenta as vivências da família de Clarice, uma vovó muito dedicada e amorosa. O leitor acompanha a vovó, seus filhos e netos em momentos de alegrias e adversidades. O envelhecimento da vovó é trazido pelas autoras com leveza, mostrando valorização e respeito aos idosos. A mensagem da obra expõe, de forma positiva, os desafios que os idosos enfrentam e a necessidade de valorização desta população. Além disso, revela o privilégio do envelhecimento, rompendo o paradigma de derrota que cimenta a concepção da sociedade em relação aos idosos, sempre envoltos em tristezas, restrições e inatividade. Em Ela ainda está aqui (W4 Editora, 24 pp, R$ 64,90), de Margareth Tringoni e Ruth Blaud Pomar, Clarice protagoniza seu enredo, cuida da família como toda querida vovó, mesmo quando enfrenta a perda de memória em decorrência do Alzheimer. A vovó recebe compreensão, amor, respeito e empatia de seus filhos e netos, especialmente de Laurinha, a caçulinha da família. No sábado (31), acontece o evento de lançamento de Ela ainda está aqui, na Livraria da Vila (Av. Moema, 483 – São Paulo / SP), das 15h às 18h.

PublishNews, Estevão Ribeiro, 30/08/2024

 
©2001-2025 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.