Silvio Santos veio aí
PublishNews, Leonardo Neto, 17/11/2017
Biografia do Homem do Baú chega à lista dos mais vendidos ocupando a 11ª posição da Lista de Não Ficção

Ícone da cultura de massa do Brasil, Silvio Santos ganhou, aos seus 86 anos, uma biografia escrita a quatro mãos pela editora Marcia Batista e pela publicitária Anna Medeiros lançada pela Universo dos Livros, onde Batista é editora-chefe. Nessa semana, o livro estreou na lista dos mais vendidos, ocupando a posição de número 11 da Lista de Não Ficção ao vender 698 exemplares. E o homem do baú não está sozinho. Nessa mesma lista estreou a Biografia da televisão brasileira (Matrix). Com certeza, há muitas histórias sobrepostas nestes dois títulos. A Biografia da televisão brasileira vendeu 592 cópias e ficou na 14ª posição.

Biografia de Silvio Santos estreia na Lista dos Mais Vendidos | © Antonio Cruz / ABr
Biografia de Silvio Santos estreia na Lista dos Mais Vendidos | © Antonio Cruz / ABr

A Lista Geral continua encabeçada por Origem (Arqueiro / Sextante), com 6.458 exemplares vendidos. A segunda posição foi ocupada nessa semana por Diário de um banana - Apertem os cintos (V&R), que viu suas vendas dispararem e fechou a semana com 4.309 cópias vendidas. Completa o pódio Crer ou não crer (Planeta), com 4.265.

Na comparação com a semana passada, a lista apresentou queda de 12% nos números gerais de vendas. Puxada pelo Diário de um banana, a Lista Infantojuvenil foi a única que apresentou crescimento (14%).

Apesar da queda nos números, a lista trouxe nessa semana 14 novidades. Além das biografias de Silvio Santos e da TV, na Lista de Não Ficção, apareceram: 1987 (Onze Cultural), A mentira do glúten (Citadel), Perto do fogo (Globo Estilo) e A confeitaria escalafobética (SENAC SP).

Em Ficção, os estreantes foram: Sonata em Auschwitz (Record), A pedra pagã (Arqueiro / Sextante), A glória e seu cortejo de horrores (Companhia das Letras) e A obsessão (Bertrand / Record).

Uma curiosidade na Lista de Autoajuda, que trouxe apenas uma novidade: o livro O poder da presença (Sextante), que agora passa a fazer companhia para outros três poderes: O poder da ação (Gente), O poder do hábito (Objetiva) e O poder do agora (Sextante), todos velhos conhecidos da lista.

Completam o time de estreantes dessa semana o Infantojuvenil Estopinha (Outro Planeta / Planeta) e Originais (Sextante), na Lista de Negócios.

O Ranking Geral das Editoras continua liderado pela Sextante, que emplacou 18 títulos na semana. O Grupo Companhia das Letras permanece na segunda posição, com 11 e a Planeta completa o pódio, com 10. A Sextante continua também como a líder do Ranking Anual e se reafirma como fortíssima candidata ao Prêmio Avena PublishNews de Editora do Ano.

[17/11/2017 08:51:00]