Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 12/08/2024
Atende os segmentos de: Presentes Corporativos, Projetos Gráficos Especiais, linha Premium de embalagens e caixas rígidas, além de produtos para lojas de Papelaria & Presentes
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
PublishNews, Redação, 12/08/2024

O Podcast do PublishNews desta semana foi gravado direto da coletiva de imprensa de lançamento da 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, marcada para ocorrer em menos de um mês: de 6 a 15 de setembro, no Distrito Anhembi. Conversamos com Sevani Matos, presidente da CBL; Mayra Nardy, diretora de portfólio da RX – parceira da CBL há mais de 15 anos, realizando as últimas seis edições da Bienal; e também com alguns dos curadores dos diversos espaços da Bienal: Diana Passy, da Arena Cultural Paper Excellence; Leonardo Neto, um dos curadores do Salão de Ideias Banco CAF; e também Cassia Carrenho, responsável pela curadoria do Papo de Mercado MVB. Além deles, também trouxemos detalhes sobre a nova Arena de Entrevistas Skeelo, que terá curadoria e mediação de Fabio Uehara, diretor de aquisição da Tocalivros e apresentador do Podcast do PN. Com espaço para 80 pessoas, a Arena receberá autores e influenciadores que passarão pela Bienal para participarem de bate-papos com Uehara. “Serão três podcasts gravados por dia que serão lançados após a Bienal”, explica Fabio. O projeto conta com apoio da CBL, Skeelo e da produtora Melissa Ribeiro. Clique no Leia mais para ouvir o programa e acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 12/08/2024

No Estadão, o grupo HarperCollins anunciou o lançamento da editora Pitaya, selo para o segmento jovem adulto, um projeto que vem sendo preparado há dois anos e chega oficialmente ao mercado na Bienal do Livro de São Paulo, em setembro. "A criação do selo é mais um passo da editora", diz o jornal, na direção de "conquistar espaço com diferentes públicos leitores". O jornal também fez uma matéria sobre o impacto da pirataria no mercado editorial brasileiro. O portal Bem Paraná noticiou que Curitiba vai sediar a 1ª Bienal Internacional do Livro do Paraná. O evento está programado para acontecer em setembro de 2025 e promete reunir importantes nomes do mercado editorial mundial. Na coluna Página Cinco, do UOL, o jornalista Rodrigo Casarin reuniu o que vem por aí nas festas literárias brasileiras até o fim do ano. No site São Paulo Antiga, uma reportagem sobre o casarão em Higienópolis que a Livraria Cultura prometeu que será a sua nova casa em São Paulo. Já a Quatro Cinco Um publicou o seu listão da semana com destaque para o novo lançamento de Mariana Salomão Carrara. Na Folha, um perfil sobre o editor Jiro Takahashi, de 76 anos. No primeiro semestre deste ano, sua história e o seu legado lhe conferiram as credenciais para que fosse o escolhido para receber o troféu Contribuição ao Mercado Editorial do Prêmio PublishNews. Jiro é considerado uma lenda viva da edição e uma (rara) unanimidade no mercado editorial brasileiro. Com mais de 50 anos de carreira, é ele o nome por trás de coleções que formaram gerações de leitores, como Para gostar de ler e Vaga-Lume — só para citar algumas. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 12/08/2024

A União Brasileira de Escritores (UBE) divulgou os nomes dos cinco finalistas do Troféu Juca Pato 2024 – Prêmio “Intelectual do Ano”. A escolha foi feita pela diretoria da entidade, baseada nos resultados de uma indicação aberta ao público. A lista contempla escritores que publicaram obra inédita de sua autoria no Brasil em 2023. A professora, escritora, ativista e empreendedora indígena carioca Eliane Potiguara está entre os finalistas com o livro O vento espalha minha voz originária (Grumin Edições). O escritor, roteirista, dramaturgo, diretor de cinema, jornalista e defensor da causa LGBTQIA+ João Silvério Trevisan entrou na lista após o lançamento da autoficção Meu irmão, eu mesmo (Alfaguara). Já a escritora paulista Maria Valéria Rezende publicou em 2023 seu livro de contos O mistério de Digiolho (Outubro Edições). A jornalista e escritora mineira Míriam Leitão foi escolhida após ter publicado o relato jornalístico Amazônia na encruzilhada: O poder da destruição e o tempo das possibilidades (Intrínseca). E a jornalista e escritora cearense Socorro Acioli fecha a lista de candidatos ao Juca Pato. Em 2023 ela publicou o romance Oração para desaparecer (Companhia das Letras). Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 12/08/2024

A FTD Educação lançou recentemente a segunda edição do programa de geração de investimentos e parcerias comerciais, o Órbita 2. O Programa busca tecnologias e negócios para o gestor, professor e estudante, em áreas como gestão escolar, processos de aprendizagem, gamificação do ensino, Inteligência Artificial, ensino adaptativo, inteligência de dados, tutorial, plataformas para ensino de idiomas, entre outros. As startups podem fazer a inscrição no site orbita.ftd.com.br entre os dias 13 de agosto e 15 de setembro. Depois de inscritas, elas passarão por um processo de seleção e apresentação dos pitchs. As escolhidas farão uma imersão, incluindo experimentos com colégios parceiros e elaboração da proposta de negócios, entre os meses de outubro e dezembro. “O Órbita 2 é um dos maiores programas de geração de negócios e parcerias na área da educação no país”, garante Ricardo Tavares, diretor-geral da FTD Educação. A iniciativa da editora receberá aporte da empresa de participações que será lançada pelo Grupo Marista (seu controlador) ainda este ano, e que fará a gestão do fundo CVC (Corporate Venture Capital) para investimentos nas unidades do grupo. O CVC é uma modalidade de investimentos que ajuda corporações a se aproximarem de startups, promovendo inovação aberta. O Órbita 2 pretende avançar em relação à primeira edição do programa, lançada em 2022 e que teve mais de 150 startups inscritas. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 12/08/2024

Morreu na madrugada desta segunda-feira (12) o escritor e dramaturgo Márcio Souza, autor de Mad Maria, Galvez, o imperador do Acre e diversas outras obras. De acordo com um comunicado da família e produção do autor, Márcio passou mal na noite de domingo e foi para um spa na capital amazonense. Teve crise de diabetes e, antes de partir, teve uma parada respiratória. Informações sobre velório e enterro ainda serão divulgadas. O governador do Amazonas, Wilson Lima, decretou luto oficial de três dias. "Lamento profundamente a morte do escritor amazonense Márcio Souza, um dos grandes nomes da cultura do nosso estado. Márcio deixa um rico legado para a literatura brasileira", escreveu o governador. Márcio Souza foi romancista, dramaturgo, ensaísta, contista e diretor de cinema. Sua obra é permeada pela busca constante em desvendar a Amazônia e sua riqueza cultural e histórica. Recentemente, parte da sua obra foi reeditada pelo Grupo Editorial Record. A Editora Valer, que também publicou diversos de seus trabalhos, lamentou a morte do escritor, "que foi acima de tudo um dos grandes intelectuais da nossa Amazônia". "Para nós, da editora Valer, essa é uma notícia que nos pegou desprevenidos, porque sempre esperávamos mais obras de Márcio e, também, de desfrutar da sua companhia, dado que ele era um dos maiores conhecedores das Amazônias e um dos nossos maiores intelectuais, um grande conhecedor da literatura, do teatro e do cinema. Nós lamentamos profundamente a morte de Márcio Souza”, disse Neiza Teixeira, coordenadora editorial da Valer. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 09/08/2024

As inscrições para o Prêmio Jovens Talentos 2024 foram prorrogadas até o dia 13 de agosto. Realizado pelo PublishNews em parceria com a Feira do Livro de Frankfurt e com o patrocínio da MVB, o prêmio busca reconhecer profissionais da indústria editorial com até 35 anos que se destacaram, fizeram algo inovador e contribuíram de forma notável para o desenvolvimento do mercado. A ideia é escolher cinco jovens talentos vencedores e conceder o Prêmio Especial para o primeiro colocado, que ganhará uma viagem para a Feira do Livro de Frankfurt 2024, com as despesas de passagem e hospedagem pagas. Os demais ganhadores terão acesso à Feira caso estejam em Frankfurt. Podem se inscrever profissionais de qualquer área do mercado – editorial, produção, marketing, comercial, divulgação, administrativa, entre outras – e que tenham contribuído de forma especial para a cadeia do livro. O prêmio também é aberto a freelancers, empreendedores e, claro, funcionários de qualquer empresa ligada à cadeia do livro. Atenção: nesta etapa do processo, as inscrições não contam como votos. Recomendamos aos candidatos que queiram contar com cartas de indicação de terceiros a reunir as cartas e enviá-las em apenas um e-mail de inscrição. Para se inscrever ou indicar alguém, basta enviar um e-mail para jovenstalentos@publishnews.com.br até às 19h do dia 13 de agosto de 2024. O e-mail deve incluir: Nome completo, telefone e e-mail do indicado; Foto do indicado; Um texto de até 4 mil caracteres explicando por que você ou a pessoa que você quer indicar merece o prêmio. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 12/08/2024

A autora e ilustradora espanhola Olga de Dios, de livros como Monstro rosa e Leotolda, está no Brasil até o fim do mês e vai passar por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia, onde realizará diversas atividades como oficinas de ilustração, contação de história, bate-papo e sessão de autógrafos. Que bicho me mordeu? é seu novo lançamento, pelo selo Boitatá, da Boitempo. Olga de Dios é arquiteta, ilustradora espanhola e desde 2014 dedica-se integralmente à produção de livros infantis. Seu trabalho consiste no tratamento lúdico e delicado de temas como a diversidade afetiva e sexual, a igualdade de gênero e a aceitação de identidades diferentes das normativas, o respeito ao meio ambiente, o consumo responsável e a livre divulgação da cultura. A vinda de Olga de Dios ao Brasil é realizada pela Boitempo e tem apoio da Apila Ediciones, responsável pela publicação de diversos de seus livros na Espanha. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 12/08/2024

Imagem estande VR Editora | © DivulgaçãoA VR Editora terá este ano uma participação expressiva com diversos autores na programação oficial e uma agenda repleta de atrações durante a 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo (6 a 15 de setembro). O destaque vai para o autor de Diário de um Banana, Jeff Kinney, que participa do evento no dia 14 de setembro, às 12h15, na Arena Cultural. Nomes como Marcos Lacerda, psicólogo, YouTuber e autor de Amar e ser livre é possível e Entrevista com a solidão; o especialista em gerontologia Ney Messias Jr., conhecido como Seu Neyzinho e autor do livro De volta ao começo: uma jornada rumo ao envelhecimento; Mari Bigio, cordelista pernambucana e autora de Solução do peixe-boi; Tino Freitas – escritor de Gabi de Bigode; Alê Garcia, finalista do Prêmio Jabuti e autor de Negros Gigantes e Mari Ferreira, especialista em educação financeira e autora da obra Tostão Furado, também integram a programação oficial. Já no estande da VR, localizado na Rua C-70, os 130m² contarão com espaços instagramáveis, encontro com influenciadores literários e sessão de autógrafos com autoras nacionais, como Fernanda Nia, escritora de Nosso lugar entre os cometas e do novo A magia que nos pertence, e Aimee Oliveira, autora do romance Recalculando a rota. Além disso, haverá lançamentos dedicados aos fãs de literatura jovem (Plataforma21), autoaperfeiçoamento (Latitude), ficção adulta e histórias infantis (VR Editora). Clique no Leia mais para conferir a programação completa.

“No juízo final eu gostaria de entrar na fila dos escritores. Só a literatura me justifica.”
Marçal Aquino
Escritor brasileiro
1.
Novena e festa da Padroeira do Brasil - 2024
2.
Tempo, dinheiro e atenção
3.
A filha dos rios
4.
É assim que acaba
5.
A era da criptoeconomia
6.
Cabeça de campeão
7.
Café com Deus pai - 2024
8.
O ciclo original
9.
O poder da autorresponsabilidade
10.
Espectro autista feminino
 
PublishNews, Redação, 12/08/2024

Iandê Albuquerque | © DivulgaçãoO autor recifense Iandê Albuquerque fechou contrato com a Editora Planeta para a publicação de mais três títulos, dois previstos para ano que vem e um para 2026. “O que posso dizer é que será como um abraço amigo e acolhedor, para que o leitor tenha a sensação de que está conversando com alguém próximo e íntimo. Continuarei tratando de saúde emocional e trazendo reflexões sobre o autoconhecimento, passando por temas como o autoamor, o autoperdão e o autocuidado. O objetivo continua sendo acolher o leitor e tornar a sua leitura uma experiência de vida”, adianta Iandê, sem dar spoilers. Conhecido por suas crônicas, o recifense já publicou pela editora Onde não existir reciprocidade não se demore, Para todas as pessoas intensas, Para todas as pessoas apaixonantes, Para todas as pessoas resilientes, Talvez a sua jornada agora seja só sobre você e A vida é curta demais pra viver o mínimo das coisas, que – segundo dados da editora – já venderam juntos 300 mil exemplares. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 12/08/2024

Denise Fraga | © Fliaraxá / @alnereisNesta segunda (12), às 19h, a atriz e escritora Denise Fraga participa do Sempre Um Papo, em Paracatu, para uma conversa com o fundador do projeto, Afonso Borges, referente à sua trajetória nas artes cênicas e na literatura. O evento ocorre na Fundação Municipal Casa de Cultura de Paracatu (Rua do Ávila, 6, Centro - Paracatu / MG), com entrada gratuita, mediante retirada de ingresso pela plataforma Sympla. Garanta o ingresso clicando aqui. Talentosa atriz brasileira, Denise Fraga construiu uma carreira de sucesso na TV, no teatro e no cinema. É colunista da revista Crescer e durante anos assinou uma coluna no jornal Folha de São Paulo. É autora de dois livros: Retrato Falado: Histórias fantásticas da vida real e Travessuras de mãe, ambos pela Editora Globo. Denise apresentou um dos quadros de maior sucesso da história do programa Fantástico, da Rede Globo, o Retrato Falado, em que ela encenava histórias verídicas enviadas pelos telespectadores. Também participou de várias novelas e séries da emissora, atuou em mais de 20 filmes e é um dos nomes mais respeitados do teatro brasileiro. Seu talento já rendeu a ela cerca de 30 prêmios e troféus de melhor atriz (teatro, cinema e televisão). Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 12/08/2024

"Em qualquer cidadezinha, enterro é evento pra ir todo mundo, cachorro, pessoas e também crianças, sem distinção nenhuma, conhecidos ou não." Nessa cidadezinha em particular, o morto é seu Jeremias, e as crianças são Dora e Esmê, duas primas inseparáveis, cuja alegria não é abalada nem pelo defunto ali diante delas. Pelo contrário, as duas se ocupam de um santinho pendendo do bolso de Jeremias, num jogo de cumplicidade e graça. O pequeno episódio, que de alguma forma irá marcar a vida de ambas, é um retrato bem-acabado dessa relação incomum. Dora foi criada sem a mãe, e por um pai entregue à solidão e à apatia, um ente silencioso que vive na penumbra. Desse lar fantasmagórico, Dora salta todos os dias para a vida ao lado de Esmê, sua abertura para o mundo lá fora, acompanhada também pelos vizinhos e por Joana, a amiga-desatino. O mundo lá fora é Rio do Miradouro, uma cidade no interior do Ceará, daquelas em que todos sabem da vida de todos e onde cada um tem uma opinião sobre como o outro deve viver. Quando a infância vai se afastando no retrovisor, a adolescência traz consigo Jaime e as primeiras descobertas. Dora e Esmê dividem tudo e a cumplicidade de ambas, antes infantil, ganha novos contornos: a dupla vira um trio e a vida adulta chega, enfim, com suas belezas e ausências. Em O amor e sua fome (Todavia, 136 pp, R$ 54,90), Lorena Portela captura, na passagem do tempo, os movimentos íntimos do amor e do amadurecimento, assim como os efeitos da solidão e do desamparo.

PublishNews, Redação, 12/08/2024

Hilda Bustamante tem 79 anos e, como todas as pessoas, um dia chega sua hora de morrer. O inusitado é que, algum tempo depois, Hilda revive em sua tumba, consegue quebrar o caixão e, sem entender bem o que está acontecendo, retorna para casa, para a comoção de Álvaro, o amor de sua vida, de Amélia, sua adorada neta adotiva, e das "meninas" da igreja, que sempre a consideraram uma pessoa discretamente extraordinária. Vidros se estilhaçam, sinos tocam, gafanhotos invadem a cidade e muita gente se espanta com essa ressurreição. Com tudo isso, esta não é uma história de zumbis, nem apenas sobre a morte; esta é uma história de profundo amor e doçura, de imensa gratidão, compreensão e de respeito às diferenças. Rediviva, Hilda provocará o passado e o presente, transformando a cidade e as pessoas ao seu redor para sempre, além de, é claro, deixar muitas saudades. Com uma escrita de economia requintada, em A segunda vinda de Hilda Bustamante (Autêntica Contemporânea, 150 pp, R$ 59,80 – Trad.: Sérgio Karam), Salomé Esper surpreende o leitor pelo domínio da arte da narração, pelo humor e pela doçura com que trata seus personagens.

PublishNews, Redação, 12/08/2024

Para não acabar tão cedo (Record, 216 pp, R$ 59,90) é o romance de estreia de Clarice Freire, autora e artista visual pernambucana, conhecida pelo projeto Pó de lua. O livro apresenta a história de duas irmãs – as idosas Augusta e Lia –, com vidas e personalidades distintas, cuja relação é transformada de maneira inesperada quando acordam certa manhã com seus corpos rejuvenescidos. Augusta é a mais velha, ranzinza e dona de um cuidado que por vezes sufoca. Nesse lugar de guardiã do passado e do controle, ela se vê confrontada com a incerteza e os mistérios de sua nova condição. Lia, por outro lado, de alma rebelde e apaixonada, ao retomar o movimento das pernas naquela manhã, quer aproveitar ao máximo e saciar sua sede de vida. A relação entre as irmãs é tanto única quanto universal. Mas há um elemento ainda mais particular em Para não acabar tão cedo: o narrador desta história é o próprio Tempo, que também é o responsável pela reviravolta na vida dessas senhoras. Acompanhamos como Augusta e Lia lidam, cada uma à sua maneira, com as ações e a passagem dele, um narrador e personagem excêntrico, não linear, poeta, sarcástico, sensível, sacana e compassivo.

PublishNews, Redação, 12/08/2024

Todo mundo tem mãe, Catarina (Reformatório, 184 pp, R$ 54), novo livro da autora capixaba Carla Guerson, aborda o processo de amadurecimento de uma personagem marcada pela solidão infantil de quem cresceu sem ter mãe e pai. Sob a perspectiva de uma menina de 14 anos criada pela avó, sexualidade, prostituição, religião e morte se mesclam a uma história familiar complexa e cheia de segredos que a personagem precisa desvendar para crescer. Esse silêncio que a protagonista se vê obrigada a confrontar esconde um passado formado por mulheres afetadas pelo machismo e pela hipocrisia. É na busca por sua origem que Catarina começa a traçar um caminho só seu. “Catarina precisa descobrir a sua história para poder contá-la”, resume Marcela Dantés, que assina a orelha da obra. Na história, Catarina mora com a avó, que é servente em um condomínio de classe média no interior do Espírito Santo. Enquanto Catarina se aproxima de uma comunidade de prostitutas, onde desenvolve amizade com a sobrinha de uma delas, a avó Amélia se aproxima de uma comunidade evangélica, tornando quase que díspares os caminhos percorridos.

 
©2001-2025 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.