Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 10/08/2023
Desde 1992 a Distribuidora Loyola, tem prestado serviço ao setor de Livros, com o princípio de buscar sempre o melhor para seus clientes
Mais de 15 anos colaborando com o mercado editorial, especialistas em produção de capa, projeto gráfico, diagramação, ilustração e branding
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 10/08/2023

Para marcar os 40 anos da Bienal do Livro do Rio, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) vai conectar protagonistas do mercado editorial para discutir temas urgentes para o setor. Essa é a proposta do Rio International Publishers Summit, encontro promovido pela primeira vez durante o maior evento literário do Brasil em 2023 e que ocorrerá entre os dias 4 e 6 de setembro (segunda a quarta) dentro do evento principal, no Riocentro. O PublishNews é parceiro do SNEL na ação e vai apresentar dois painéis na programação – que será divulgada na íntegra em breve. A participação é gratuita mediante cadastro prévio (um link será disponibilizado nos próximos dias). Para o presidente do SNEL, Dante Cid, o Summit vai ser uma oportunidade do mercado apresentar para outros atores da sociedade – como o governo, o universo jurídico e a mídia – os seus desafios mais atuais. “Teremos discussões muito relevantes e interessantes para todo o setor, sobre práticas ESG (especialmente em diversidade e inclusão), sobre inteligência artificial, ética, digitalização, além dos projetos de Lei que estamos discutindo e que serão de fundamental importância para todos os atores do setor”, destacou Cid. Abrelivros e PublisHer também serão parceiros no espaço. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 10/08/2023

Fábio Rodrigues Pozzebom @ Agência BrasilParlamentares do PSOL entraram com uma ação popular na Justiça de São Paulo para obrigar o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) a oferecer livros didáticos físicos do PNLD nas escolas públicas. A ação pede a suspensão dos efeitos do ato administrativo que deixou o estado de fora do Programa. Ao longo da semana, a decisão de não receber os livros didáticos do PNLD tem sido alvo de intensas críticas negativas. Especialistas em livros didáticos apontam os materiais produzidos pela Secretaria de Educação de São Paulo – que devem ser utilizados no lugar dos livros – como "superficiais e generalistas". A ação popular do partido foi proposta pela deputada federal Luciene Cavalcante, pelo deputado estadual Carlos Giannazi e pelo vereador Celso Giannazi. A ação caiu na 4ª Vara de Fazenda Pública, com o juiz Antônio Augusto Galvão de França. O magistrado remeteu a questão para o Ministério Público se posicionar. Na peça, os parlamentares argumentam que a decisão do governo do estado, além de contribuir para a precarização do ensino, significa a renúncia de cerca de R$ 200 milhões em livros didáticos e que a impressão de novos materiais pelo Estado causará impacto aos cofres públicos. A decisão impactará também as editoras, como apontou o PublishNews. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Guilherme Sobota, 09/09/2023

A Editora Patuá perdeu um processo na Justiça para um ilustrador e capista e tem agora 179 de suas obras impedidas de circular da forma como estão. O ilustrador Leonardo Mathias entrou com uma ação pedindo indenização por danos morais e materias: o motivo alegado foi que a Patuá não renovou os direitos de utilização das capas feitas pelo artista após cinco anos do contato inicial – prazo previsto na Lei de Direitos Autorais. A sentença determina que sejam contabilizadas as vendas para se chegar a um valor real referente aos danos materiais e negou a alegação de danos morais. A informação foi divulgada primeiro pelo jornal Folha de S. Paulo. Em contato com o PublishNews, o editor e publisher da Patuá, Eduardo Lacerda, afirmou que das 179 obras, cerca de 150 não tiveram vendas após o período de cinco anos utilizado como referência na sentença. O advogado do ilustrador, Bruno Lagana Falqueiro, afirmou que eles não pediram no processo o impedimento da comercialização das obras. "Em contato com fontes do mercado editorial, eu não consegui entender por que as editoras não fazem contratos com os ilustradores e capistas", explicou. Clique no Leia Mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Guilherme Sobota, 10/08/2023

Jornalista premiada internacional e nacionalmente, com mais de cinquenta anos de profissão, Miriam Leitão vai lançar em um painel na Bienal do Livro Rio o seu novo livro Amazônia na encruzilhada (Intrínseca), no qual ela busca esclarecer alguns laços entre as questões ambientais e climáticas e a discussão econômica, sua área de predileção. O livro já está em pré-venda e chega às livrarias no dia 1º de setembro, mesmo dia em que começa a Bienal, no Riocentro. Além de Miriam, o painel "Amazônia hoje e sempre" reunirá a também jornalista, escritora e documentarista Eliane Brum, fundadora e diretora de redação da plataforma Sumaúma, e a escritora Márcia Kambeba – poeta, compositora, fotógrafa e ativista do povo Tikuna, nascida na aldeia Belém do Solimões (AM). O painel será no dia 7 de setembro, às 13h, no espaço Palavra-Chave. De acordo com a Intrínseca, Miriam viu nos últimos anos a questão ambiental invadir a lógica econômica, em conexões que não eram – e talvez ainda não sejam – tão evidentes. Em Amazônia na encruzilhada, a jornalista busca explicar como, depois de dez anos de sucesso no combate ao desmatamento, o Brasil passou a regredir. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 10/08/2023

O Grupo Ediouro anunciou a contratação da executiva Mariana Brandão para sua equipe de vendas. Mariana traz consigo uma trajetória de anos de experiência no mercado editorial, com passagens por editoras como Ciranda, Astral e HarperCollins. “A chegada de Mariana simboliza um momento crucial de renovação comercial para o Grupo Ediouro. Ela é uma profissional excepcional, altamente comprometida, e possui a energia vital para ajudar o grupo se manter na posição de destaque que sempre mereceu”, comentou Bruno Mendes, Diretor Comercial e de Marketing do Grupo Ediouro. “É com muita alegria e boa energia que chego para integrar o time comercial da Ediouro; coincidentemente a primeira editora que trabalhei quando saí da Livraria da Vila e por quem sou apaixonada pelo catálogo”, disse Mariana ao PN. “Quero contribuir com minhas experiências anteriores para que o grupo continue crescendo com tanta pluralidade e publicando obras importantes para inspirar essa e as próximas gerações de leitores. Será uma honra poder trabalhar e aprender com profissionais que são referência no livro”. “A contratação de Mariana ressalta o compromisso do Grupo Ediouro em fortalecer suas operações e estratégias comerciais, buscando sempre a excelência e inovação no mercado editorial”, diz o comunicado da editora.

PublishNews, Guilherme Sobota, 10/08/2023

Samuel Titan Jr. é professor do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP e também figura ativa no mercado editorial brasileiro: ele assina diversas traduções de livros de literatura e de crítica literária, atua na organizações de coleções – como a excelente Fábula, da 34 –, é membro do conselho de diversas revistas, entre outras atividades. Uma delas foi organizar e prefaciar o incrível Todos juntos (1976-2023) (Fósforo), a reunião de todos os livros de contos de Vilma Arêas, com uma reunião inédita, Tigrão (2023). O livro será lançado nesta quinta-feira (10), às 19h, na Livraria Megafauna (Av. Ipiranga, 200, loja 53, República, São Paulo / SP), em um bate papo com Vilma e Samuel, seguido de sessão de autógrafos. O PublishNews perguntou a Samuel Titan Jr. o que ele está lendo, e esta foi a resposta: "Acabei de reler A saga de Gösta Berling, um belíssimo romance sueco, agora na tradução lançada pela Carambaia. E comecei a ler as Lições sobre Dom Quixote, do Nabokov, que a Fósforo publicou recentemente". Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews+, Redação, 10/08/2023

O PublishNews+, área exclusiva para assinantes do PN, tem adiantado, semanalmente, os livros que só chegarão às livrarias em 45 dias. O serviço, chamado de Próximo Capítulo, é realizado graças a uma parceria com a MVB / Metabooks e tem por objetivo municiar livreiros de informações do que está no prelo das editoras. Nessa semana, o Próximo Capítulo traz as novidades que chegarão às livrarias entre 24 a 30 de setembro de 2023. Estão entre as novidades as novas edições de Vida e época de Michael K e O mestre de Petesburgo, ambos de J. M. Coetzee e publicados pela Companhia das Letras; A armadura da luz (Arqueiro), quinto livro da série Kingsbridge escrita por Ken Follett; Stalingrado (Alfaguara), clássico da literatura de guerra escrito por Vassili Grossman; e Gravidade zero (Nova Fronteira), de Woody Allen. Confira todas as novidades clicando aqui. Por enquanto, o Próximo Capítulo está aberto para todos os que se cadastrarem na plataforma, mas em breve o serviço ficará exclusivo para os assinantes do PN+. A nova seção se soma a outros serviços oferecidos aos assinantes do PN+, como o Radar de Licitações. Clique aqui para saber como ser um assinante do PN+.

PublishNews, Redação, 10/08/2023

A escritora Francine Cruz e outras escritoras brasileiras irão a Buenos Aires para lançar suas obras na Argentina. A ação faz parte do projeto Caravana Buenos Aires e ocorre entre os dias 16 e 21 de agosto. A Caravana Grupo Editorial completará cinco anos no dia 17. A editora "mineiro-portenha" conta com mais de mil autores publicados, está presente também em Buenos Aires, a partir de lançamentos em espanhol distribuídos pela Caburé Libros, a maior livraria independente da Argentina, associada da Caravana. Para comemorar a data, mais de 70 autores da casa embarcarão em uma caravana por Buenos Aires. Francine Cruz vai participar da mesa “Literatura feita por mulheres no Brasil”, a ser realizada na Caburé Libros no dia 18 de agosto às 15h. No dia 19, a partir das 19h, ocorre o lançamento de livros e noite de autógrafos na livraria, no qual a autora estará autografando La obra poética de Ana Cristina Cesar: Resignificación del biografismo (Caravana, 2023). Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

“Ler mudou, muda e continuará mudando o mundo.”
Virginia Woolf
Escritora norte-americana (1882-1941)
1.
7+1 passos para conquistar o que mais sonhou
2.
Educação para o futuro
3.
Café com Deus pai
4.
Onde estão as flores
5.
Mais esperto que o diabo
6.
A biblioteca da meia-noite
7.
Nunca foi segredo
8.
É assim que acaba
9.
Esfarrapados
10.
É assim que começa
 
PublishNews, Redação,10/08/2023

O professor de literatura portuguesa da Universidade Federal de São Paulo, Leonardo Gandolfi, e a escritora Paloma Vidal são os convidados deste mês do bate-papo Segundas Intenções, realizado na Biblioteca de São Paulo. O bate-papo que ocorre presencialmente no dia 12 de agosto, das 11h às 13, no auditório da BSP (Av. Cruzeiro do Sul, 2630 — São Paulo / SP), terá mediação do jornalista Manuel da Costa Pinto e conta com parceria da Unifesp. Além disso, quem não conseguir chegar até a biblioteca, poderá assistir a transmissão do encontro ao vivo e ainda fazer perguntas para os escritores, tudo pela página do Facebook da BSP. A participação no Segundas Intenções é gratuita e oferece aos presentes certificado de participação. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 10/08/2023

A partir do dia 21 de agosto, o Senac São Paulo organiza a quarta edição do Fórum Internacional Senac de Educadores. Para o evento deste ano, a instituição tem como objetivo expandir e fortalecer os debates sobre educação, abordando temas que vêm sendo discutidos pelos mais importantes educadores do país e do mundo. As palestras vão ocorrer até o dia 24 de agosto, das 15 às 17 horas, com convidados especialistas em educação e transmitidas no canal do YouTube do Senac São Paulo. Detalhes da programação estão no site do Senac São Paulo. A mesa que abre esta edição do Fórum, no dia 21, terá como tema Direitos Humanos na Escola: contribuições para a construção de uma sociedade plural. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 10/08/2023

Christian Dunker, psicanalista e professor, se debruça sobre as principais teorias do luto, políticas do luto e lutos espectrais, depressão e melancolia para apresentar uma leitura sensível e humanizadora sobre o luto em seu novo livro, Lutos finitos e infinitos (Paidós, 480 pp, R$ 119,90). A obra, que já é considerada referência no tema, aborda o luto ao longo da história, em diferentes tempos e sociedades, e apresenta um novo modelo fortemente baseado nas premissas teóricas da psicanálise, em exemplos clínicos entremeados com narrativas culturais e em memórias pessoais do autor. Certa vez, durante uma conferência, Dunker foi questionado em relação à escassez de materiais sobre o luto em português. Decidiu, então, reunir e traduzir os artigos científicos que já tinha publicado e desenvolver uma obra referência que abrangesse a magnitude do assunto, em aspecto teórico e humano. Para isso, ultrapassou as barreiras acadêmicas e expôs o seu campo pessoal, compartilhando as memórias do luto que viveu ao perder a mãe. Para além de seu processo individual, ele buscou contemplar o coletivo: “Escrevo este livro atravessado pelo luto de minha mãe, mas também pela indignação com as mortes desnecessárias geradas pela política sanitária brasileira no enfrentamento à pandemia de covid-19 no Brasil”. O lançamento da obra ocorre neste sábado (12), às 15h, na Carandá Educação (Rua Joaquim de Almeida, 459 – Mirandópolis – São Paulo / SP), com bate papo entre o autor, Vladimir Safatle, Max Calligaris, Tatiana Assadi e Heloísa Ramires e mediação da jornalista Ingrid Gerolimich.

PublishNews, Redação, 10/08/2023

O que significa sentir vergonha? Quais as suas diferentes expressões? O que fazer com esse sentimento e o que ele tem de revolucionário? Essas são algumas das perguntas-chave de A vergonha é um sentimento revolucionário (Ubu, 176 pp, R$ 59,90 – Trad.: Walmir Gois), livro do filósofo francês Frédéric Gros. Com referências a obras literárias, casos públicos e relatos pessoais, a obra traça um panorama ao mesmo tempo histórico e conceitual desse sentimento que produz sofrimento e pode culminar na destruição da honra de uma família, no assassinato em série ou na fundação da república romana. Gros expõe a dinâmica mortal da vergonha nas sociedades de honra medievais e sua transformação no seio da família vitoriana; repassa o sentido de aprendizagem que os filósofos clássicos lhe atribuem; investiga sua relação com a intimidade e a culpa por um viés psicanalítico; e expõe suas complexas expressões contemporâneas na era digital. Com menções a Annie Ernaux, James Baldwin, Sócrates, Primo Levi e Jean Genet, o filósofo propõe uma nova atitude diante da vergonha, uma saída do recrudescimento que paralisa o sujeito e uma virada em direção à partilha coletiva com potencial revolucionário.

PublishNews, Redação, 10/08/2023

As dúvidas e angústias compartilhadas nos divãs pelos pacientes são parecidas com as do próprio analista, como mostra o novo livro de Tiago Mussi. O ano em que me tornei psicanalista (Blucher, 134 pp, R$ 50) pode ser considerado um ensaio de formação, segundo o autor. O livro parte da autoficção para explicar a formação e os mistérios que cercam o ofício. Ao expor os bastidores sem medo, Tiago Mussi conta a trajetória profissional, partindo dos relatos sobre a paciente M.Q., e dos obstáculos que precisa vencer diante dos jogos sutis de transferência e de sedução da jovem, além do masoquismo. Ao mesmo tempo, ele lembra da infância, fala dos questionamentos feitos na própria análise e detalha a supervisão profissional recebida. Em outro momento, o autor conta sobre como a nova obra surge como uma ligação entre ele e as pessoas citadas na história, para falar também dos ofícios de escritor e de analista. Psiquiatra com mestrado em Psicologia pela Université Paris 13, Mussi é membro provisório da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro.

PublishNews, Redação, 10/08/2023

As elaborações clínicas-teóricas de Abram trazem avanços a vários conceitos-chave de Winnicott. E suas ilustrações clínicas revelam como esses avanços surgem a partir da matriz transferência-contratransferência da situação de análise. Capítulo a capítulo, os leitores acompanham a evolução das suas propostas que não apenas ampliam o olhar sobre o paradigma clínico original de Winnicott, mas também demonstram o quanto ainda temos para extrair de seus textos, especialmente no consultório contemporâneo. O objeto sobrevivente (Dublinense, 388 pp, R$ 99,90 – Trad.: Davi Boaventura) apresenta oito capítulos, que cobrem temas como: o self incomunicável; a violação do self; o paradoxo da comunicação; o terror na raiz da não sobrevivência; uma teoria implícita do desejo; o medo da mulher subjacente à misoginia; o significado da sexualidade infantil; o “pai na mente da mãe que amamenta” como um “integrado” na psique nascente; a amorfia precedendo a integração, e uma teoria da loucura.

 
©2001-2023 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.