
Samuel Titan Jr. é professor do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP e também figura ativa no mercado editorial brasileiro: ele assina diversas traduções de livros de literatura e de crítica literária, atua na organizações de coleções – como a excelente Fábula, da 34 –, é membro do conselho de diversas revistas, entre outras atividades. Uma delas foi organizar e prefaciar o incrível Todos juntos (1976-2023) (Fósforo), a reunião de todos os livros de contos de Vilma Arêas, com uma reunião inédita, Tigrão (2023).
O livro será lançado nesta quinta-feira (10), às 19h, na Livraria Megafauna (Av. Ipiranga, 200, loja 53, República, São Paulo / SP), em um bate papo com Vilma e Samuel, seguido de sessão de autógrafos.
O PublishNews perguntou a Samuel Titan Jr. o que ele está lendo, e esta foi a resposta:
"Acabei de reler A saga de Gösta Berling, um belíssimo romance sueco, agora na tradução lançada pela Carambaia. E comecei a ler as Lições sobre Dom Quixote, do Nabokov, que a Fósforo publicou recentemente".
Lições sobre Dom Quixote
Autor: Vladimir Nabokov
Tradutor: Jorio Dauster
Editora: Fósforo
304 p. | R$ 104,90
Sinopse da editora: "Entre os anos de 1951 e 1952, Vladimir Nabokov ministrou aulas como professor convidado da Universidade de Harvard. Munido de um conhecimento amplo sobre Dom Quixote, foi para a sala de aula determinado a mudar a visão dos estudantes a respeito dessa obra. Com seu estilo único, cheio de ironia, bom humor e novas perspectivas sobre o clássico cervantino, Nabokov mostrou-se um profícuo professor e crítico literário. As aulas, embora preparadas com maestria, ficaram guardadas em pastas por longos anos até que o editor Fredson Bowers as reuniu e transformou neste Lições sobre Dom Quixote. As anotações completas e os comentários que Nabokov guardava para si são trazidos à luz para quem quiser se aprofundar nos estudos das aventuras de Dom Quixote e seu companheiro Sancho Pança".
A saga de Gösta Berling
Autora: Selma Lagerlöf
Tradutor: Guilherme da Silva Braga
Editora: Carambaia
416 p.
Sinopse da editora: A saga de Gösta Berling (1891) foi o primeiro livro publicado pela sueca Selma Lagerlöf (1858-1940), e ela, por sua vez, a primeira mulher a receber um prêmio Nobel de Literatura, em 1909. Esse romance incomparável, nunca publicado no Brasil, tem tradução direta do sueco e traz um ensaio da escritora francesa Marguerite Yourcenar, autora de clássicos modernos como Memórias de Adriano e A obra em negro. Para Yourcenar, “esta primeira obra talvez seja a mais espontânea da grande escritora, um imenso hino à vida ao mesmo tempo que um canto de revolta inocente”. Nela, as memórias de infância de Lagerlöf estão muito presentes, ao evocar sua região natal, o distrito de Värmland, na fronteira com a Noruega, e sua experiência de crescer numa antiga casa senhorial.