Atende os segmentos de: Presentes Corporativos, Projetos Gráficos Especiais, linha Premium de embalagens e caixas rígidas, além de produtos para lojas de Papelaria & Presentes
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
|
PublishNews, Beatriz Sardinha, 13/07/2023
As editoras brasileiras já começam a entrar para o Threads, aplicativo e rede social "rival" do Twitter. A plataforma que pertence à Meta, empresa de Mark Zuckerberg dona do Instagram e do Facebook, passou a funcionar no dia 5 de julho. Até o momento, no entanto, o uso da plataforma pelos setores profissionais do mercado tem sido tímido, com as editoras fazendo postagens de boas-vindas e alguns conteúdos repercutindo a mesma produção de outras redes, numa tentativa de estabelecer um primeiro contato com o novo público da rede social. Grandes editoras do mercado editorial nacional já estão na nova rede social da Meta, como a Companhia das Letras (64 mil seguidores), a Intrínseca (79 mil seguidores), Rocco (52 mil seguidores), Sextante (31 mil seguidores), Grupo Editorial Record (13 mil seguidores), Ubu (11 mil seguidores) e Antofágica (10 mil seguidores). "Como uma editora nativa digital, sempre ficamos atentas às novidades das redes sociais, então, quando o Threads chegou, aproveitamos a oportunidade para entender melhor a plataforma", comenta Mayra Medeiros, coordenadora de Marketing da Antofágica. No cenário atual, porém, ainda não é possível ter certeza de sucesso em um investimento na plataforma. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.
PublishNews, Redação, 13/07/2023
Há mais de 12 anos no Grupo Planeta, o editor Felipe Brandão é o novo diretor editorial da editora espanhola no Brasil. Formado em comunicação social na Universidade de Taubaté, em São Paulo, com pós-graduação em áreas de comunicação, branding e comportamento, na última década Felipe passou por vários departamentos na Planeta. Entre Comunicação, Marketing Digital e Editorial, ele assumiu diferentes responsabilidades e cargos como: Coordenador de Marketing e Livros Digitais, Editor, e, nos últimos anos, Gerente de Novos Projetos e Gerente de Edição. Foi o responsável pela criação do selo Outro Planeta e do lançamento no Brasil da linha Paidós, bem como de títulos bem-sucedidos como As Aventuras de Mike, com mais de 600 mil exemplares vendidos no Brasil e publicado em toda América Latina. No novo cargo será o responsável por dar andamento as linhas e selos, assim como ampliar e potencializar o posicionamento da editora. “A Editora Planeta, que completa 20 anos no Brasil em 2023, tem planos ambiciosos para o futuro. Estou muito, muito feliz por fazer parte disso e liderar uma equipe incrível, que certamente seguirá fazendo a diferença no mercado editorial brasileiro”, disse ao PublishNews. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 13/07/2023
O PublishNews tem uma nova analista de marketing: Daniela Carqueijó. A profissional é a nova responsável pelas demandas relacionadas ao tripé marketing – comercial – eventos da plataforma. Já estão sob sua responsabilidade, por exemplo, o envio dos e-mails marketing, os anúncios, publieditoriais e Área Indie, e os patrocínios e parcerias em torno da Casa PublishNews na Flip 2023 – é bom lembrar que o canal está aberto a parcerias comerciais para o evento em novembro (clique aqui para baixar o mídia kit da Casa). Daniela Carqueijó é formada em Moda e já trabalhou em marketplaces renomados, como Privalia e Iguatemi 365. Com pós-gradução na área de Marketing Digital pela ESPM, Daniela traz consigo a visão da pluralidade e criatividade de outros negócios, para agora aplicá-la no mundo editorial. Sua atuação no PublishNews abrange as áreas de marketing, comercial e eventos. O contato pode ser feito pelos e-mails daniela@publishnews.com.br e comercial@publishnews.com.br.
PublishNews, Talita Facchini, 13/07/2023
Jornalista, crítico literário, biógrafo e autor do recém-lançado Toda fúria (Gutenberg), Tom Farias foi um dos nomes de destaque da última edição do Fliaraxá. Colunista da Folha e autor também das obras Carolina, uma biografia (Malê), Tom usa seu conhecimento para falar sobre a cultura afro-brasileira, racismo, escravidão e outros temas pertinentes. O PublishNews perguntou a Tom Farias o que ele está lendo no momento, e esta foi a resposta: “Estou lendo Rosa Egipcíaca: Uma santa africana no Brasil, de Luiz Mott, um antropólogo que mora na Bahia. Ele faz um resgate de uma mulher escravizada, que chegou ao brasil aos seis anos de idade, teve uma trajetória no Rio de Janeiro e depois foi vendida para Minas, onde foi levada à prostituição. Ela teve uma visão e tudo o que ela tinha de bens, doou para os pobres e passou a viver como uma beata. Rosa tinha visões que remetiam a coisas muito antigas da Bíblia e isso espantou muito o clero da época”, disse ao PN. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.
PublishNews, Ricardo Almeida*, 13/07/2023
Livros, como não é segredo a ninguém, são magias que aprisionam o tempo e entregam ao leitor a habilidade de caminhar pelo infinito, do passado inimaginável aos futuros improváveis. Sem eles a popularizar a literatura e portabilizar a palavra, talvez sequer teríamos ao nosso redor algo que pudéssemos chamar de civilização, essa construção de crenças e saberes transmitidos de pais a filhos, de sábios a aprendizes, de gentes a gentes, a metamorfosear constantemente ideias em mundos. Mas essa magia chamada livro, como poucos – principalmente no ultraconservador mercado editorial – parecem entender, também pode ser chamada de “tecnologia”. (...) Não estamos em tempos diferentes agora. Pelo contrário, os mesmos pessimistas seguem presentes amaldiçoando as galopantes evoluções tecnológicas pelas quais o livro tem passado, ignorando o fato de que a cada uma delas – da popularização do e-book e do audiolivro às imensas portas abertas aos autores e editoras independentes por meio da impressão sob demanda, para ficarmos apenas em poucos exemplos – teve como resultado apenas o aumento da quantidade de leitores e de leituras por leitor. E se essa base segue a crescer em todo o mundo, então não há motivos para os profissionais do setor seguirem pregando o apocalipse e o fim dos seus empregos, das suas empresas, das suas funções. A não ser, claro, que eles ceguem-se e, como seus malfadados antecessores, desistam de se adaptar a estas três óbvias e radicais mudanças que estão já a galope. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews+, Redação, 13/07/2023
O PublishNews+, área exclusiva para assinantes do PN, tem adiantado, semanalmente, os livros que só chegarão às livrarias em 45 dias. O serviço, chamado de Próximo Capítulo, é realizado graças a uma parceria com a MVB / Metabooks e tem por objetivo municiar livreiros de informações do que está no prelo das editoras. Nessa semana, o Próximo Capítulo traz as novidades que chegarão às livrarias entre 27 de agosto e 2 de setembro de 2023. Estão entre as novidades o livro Escrita em movimento (Companhia das Letras), de Noemi Jaffe, no qual ela sintetiza seus ensinamentos em sete princípios fundamentais. A obra é descrita como "uma jornada pela exploração e pelo desenvolvimento da voz literária única de cada artista através da conscientização dos próprios processos". Também entre as novidades está Andar na fé (WMF Martins Fontes), escrito por Gilberto Gil e ilustrado por Daniel Kondo. O livro é o primeiro da coleção Letrailustre, que traz letras de canções emblemáticas do repertório brasileiro interpretadas por grandes artistas. Silvana Gontijo também integra a lista com três obras: Agitando a galera, Como tudo começou - 2ª edição, e Sonhando acordado, todos publicados pela Autêntica. Confira todas as novidades clicando aqui. Por enquanto, o Próximo Capítulo está aberto para todos os que se cadastrarem na plataforma, mas em breve o serviço ficará exclusivo para os assinantes do PN+. A nova seção se soma a outros serviços oferecidos aos assinantes do PN+, como o Radar de Licitações. Clique aqui para saber como ser um assinante do PN+.
PublishNews, Redação, 13/07/2023
O novo Festival Literário Internacional de Pomerode (FLIPomerode) será realizado em Pomerode (SC), considerada a cidade mais alemã do Brasil, entre os dias 9 e 13 de agosto. Com o propósito de conectar a literatura brasileira à de expressão alemã, o evento contará com nomes como Marcelo Backes, doutor em Germanística e Romanística, o escritor e pesquisador alemão Sylk Schneider e Uljana Wolf, considerada a maior poeta e tradutora da nova geração alemã. Outros nomes confirmados são os das escritoras Ana Maria Machado e Ana Maria Gonçalves, bem como do poeta, tradutor e professor Paulo Henriques Britto e de diversos autores catarinenses. O Centro Cultural de Pomerode será o palco do festival. Todas as atrações serão gratuitas, no entanto, os ingressos devem ser garantidos de maneira on-line através do site oficial do evento, na aba “ingressos”, já disponíveis. Será possível retirar um ingresso por CPF por atração. A curadoria é feita pelo escritor Carlos Henrique Schroeder. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 13/07/2023
No ano em que comemora 30 anos de história, a Solisluna Design Editora realiza a primeira edição do Concurso de Ilustração Solisluna, voltado para artistas visuais brasileiros e estrangeiros. A ilustração deverá ser original e inédita, sem ter sido publicada em qualquer meio impresso ou digital. O interessado deverá ilustrar, de forma livre, em técnica física ou digital, um desenho inspirado no tema Encontro do sol com a lua. A criação deve ser inspirada no tema, mas o artista é livre para fazer a sua própria leitura. Interessados têm até 3 de agosto para se inscreverem. Para participar, é necessário ler o regulamento e preencher a ficha de inscrição presente no site do concurso. Mais informações e dúvidas podem ser tiradas pelo e-mail concurso@solisluna.com.br. Os trabalhos selecionados serão exibidos em uma exposição presencial – a ser realizada em Salvador, Bahia –, bem como em formato virtual. Além disso, haverá premiação para os três primeiros colocados e os artistas vencedores e selecionados terão a oportunidade de colaborar com futuras publicações da editora.
|
“Sentiu um peso, mas não era o peso do fardo e sim da insustentável leveza do ser.”
1.
|
A intenção primeira
|
2.
|
7+1 passos para conquistar o que mais sonhou
|
3.
|
Onde estão as flores
|
4.
|
Novena e festa da Padroeira 2023
|
5.
|
O segredo das empresas de sucesso
|
6.
|
Mais esperto que o diabo
|
7.
|
É assim que começa
|
8.
|
Café com Deus pai
|
9.
|
Rita Lee - outra autobiografia
|
10.
|
É assim que acaba
|
|
|
PublishNews, Redação, 13/07/2023
Depois de anunciar mais um dia de programação – a partir de 2024 serão sete no total –, o Rio2C também definiu a data da edição de 2024: 03 a 09 de junho. O evento de criatividade e tecnologia ocupará novamente a Cidade das Artes com painéis, workshops, pitchings, rodadas de negócios, masterclasses e experiências, reunindo importantes nomes dos mais variados segmentos da indústria criativa do Brasil e do mundo. Em 2023, o Rio2C realizou pela primeira vez sessões de pitchings editoriais: na ocasião, o evento sugeria ao mercado editorial brasileiro um formato praticamente inédito por aqui, em que os próprios autores, pré-selecionados por uma comissão de curadoria especializada, apresentam seus projetos a produtoras audiovisuais e também a editoras de livros. A edição teve ainda 18 palcos, mais de 1,1 mil palestrantes e um público de 41 mil pessoas. O conceito de soft power – a forma como uma nação projeta culturalmente a sua imagem para o resto do mundo – foi o tema norteador em 2023. De acordo com o fundador e CEO do Rio2C, Rafael Lazarini, o evento tinha um desejo de aproximação com o mercado editorial desde a sua concepção. “Estamos super empolgados e já com planos para fazer melhor e maior na próxima edição", disse ao PN em abril. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 13/07/2023
Nesta sexta (14), das 9h às 20h, o Museu de Arte da Bahia (Av. Sete de Setembro, 2.340, Corredor da Vitória – Salvador / BA) recebe o evento híbrido e gratuito Imagens & imaginários, sobre a literatura de infância. Organizado pelo grupo de estudo Olhar e gesto de descoberta – coordenado pela professora-pesquisadora Dra. Juliana Pádua –, o evento tem como objetivo refletir sobre os multiversos da literatura de infância e é voltado para todos os interessados na produção literária brasileira com foco no público infantil. Autores como Anna Cunha, Anabella Lopes, Flávia Reis, Edsoleda Santos, Goimar Dantas, Patrícia Vasconcellos, Patrícia Vasconcelos, Luana Vignon e Valéria Pergentino participam da programação. O evento será transmitido pelo YouTube no canal da Juliana Pádua e os interessados em participar podem preencher o formulário clicando aqui. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 13/07/2023
O escritor e professor Roberto Zular é o convidado desta quinta-feira (13) do Sempre Um Papo para falar sobre o tema “Valéry e a Antropologia do Espírito”. O bate-papo, mediado por Afonso Borges, faz parte do ciclo de debates filosóficos “Mutações” e começa às 19h30, no Teatro José Aparecido de Oliveira, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, com entrada gratuita. A palestra de Roberto Zular abordará a complexa trama entre espírito e signo no século XX e sua importância na contemporaneidade. O professor procurará entender a dificuldade de se lidar com esses mundos tão heterogêneos e tão mutuamente relacionados – como corpo, espírito e mundo – mas também os diferentes mundos que mostraram o limite das civilizações que se perceberam “mortais” e sua “crise do espírito”. De modo resumido, Zular repensará a potência produzida por essa diferença entre mundos e as contribuições de Valéry para uma “Antropologia do espírito”. Zular é escritor, acadêmico e professor. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 13/07/2023
Se você tem culpa, a culpa é sua. Amor é um desencontro a dois. Felicidade não é bem que se mereça. Família é daquilo que todo mundo se queixa. Um líder hoje tem que suportar o mal-entendido. O fracasso é solidário, mas a vitória é solitária. O estresse é uma falta de narrativa. Nenhum “novo normal” vai tapar o buraco da incompletude humana. Esses são alguns dos pensamentos encontrados no novo livro do psicanalista Jorge Forbes, Pílulas de psicanálise (Manole, 128 pp, R$ 119). A publicação reúne recortes sobre o trabalho do autor e permite ao leitor complementar seu texto, pois cada um imprime sua leitura, pontua, interroga, escolhe sentidos, interpreta, estabelece razões, privilegia, suspende e ressoa o que está sendo lido.
PublishNews, Redação, 13/07/2023
Trinta e cinco anos após seu lançamento, Lições de psicodrama – Introdução ao pensamento de J. L. Moreno (Ágora, 112 pp, R$ 47,10) é republicado em edição revista. Decanos do psicodrama brasileiro, Camila Salles Gonçalves, José Roberto Wolff e Wilson Castello de Almeida falam da importância da vida e da obra de Jacob Levy Moreno para a psiquiatria, a psicologia e a psicoterapia de grupo. Apresentando a vida de Moreno dentro de um contexto histórico-cultural específico, os autores dão pistas para que o leitor compreenda a criação da terapia socionômica e a visão moreniana de ser humano. Abordam, ainda, a formação da identidade, a teoria dos papéis e a teoria da ação, além de detalharem diversas técnicas comuns ao método psicodramático. Por fim, falam sobre a própria prática psicodramática e sugerem leituras para compreender as obras de Moreno.
PublishNews, Redação, 13/07/2023
Na obra A vida sempre tem um sentido? (Paidós, 176 pp, R$ 54,90), o psicólogo Alberto Nery, referência em Logoterapia – abordagem de base humanista e fenomenológica – mostra que o sentido da vida não precisa ser criado, mas sim encontrado. Por meio de estudos da obra de Viktor Frankl, criador da vertente psicoterapêutica, Nery convida a refletir sobre a vida mediante fenômenos específicos humanos e as dimensões sociais e espirituais. Foi em uma aula do curso de psicologia que Alberto Nery teve o primeiro contato com a obra de Viktor Frankl. O livro Em busca de sentido: um psicólogo em campo de concentração mostra a experiência dramática do autor ao sobreviver a quatro campos de concentração durante o período do Holocausto, na Segunda Guerra Mundial, e como essas experiências foram necessárias para que desenvolvesse uma linha de pensamento psicoterapeuta: a Logoterapia. A Logoterapia estuda a busca pelo sentido da vida. De uma forma mais concreta, ela mostra que “a busca por sentido não deve ser orientada para um sentido abstrato, intangível, mas para a compreensão de que cabe a cada pessoa executar uma tarefa concreta que somente ela pode realizar”, escreveu Alberto.
PublishNews, Redação, 13/07/2023
Os casos clínicos são o foco desta obra do psicanalista e pediatra britânico Donald W. Winnicott. Com mais de trezentos desenhos realizados em consultas terapêuticas com crianças e adolescentes a partir do famoso “jogo do rabisco”, Winnicott escreve Consultas terapêuticas em psiquiatria infantil (Ubu, 400 pp, R$ 119,00 – Trad.: Joseti Marques e Xisto Cunha) para pensar a relação clínico-paciente e o processo de cura. Anos de experiência clínica com crianças e adolescentes ensinaram a Winnicott o valor terapêutico de se comunicar com os pequenos em seus próprios termos, lançando mão de brincadeiras, desenhos e outras atividades infantis para promover a associação livre e a liberação dos sintomas. É por meio dos rabiscos que conhecemos Ada, uma menina de oito anos que tinha a compulsão de roubar e alegava não saber desenhar mãos, e Bob, um menino de seis que fazia desenhos todos tremidos e, ao falar, embaralhava as letras das palavras. Intencionalmente didáticas e incansavelmente criativas, as consultas narradas aqui são o maior exemplo da capacidade de Winnicott de teorizar a partir da experiência vivida junto aos pacientes. Como afirma o próprio autor na abertura da obra, a leitora deste livro, no contato direto com o material desenhado, terá a oportunidade de reviver as consultas e formar seu próprio julgamento sobre os casos.
|
|
|