
Em 2023, o Rio2C realizou pela primeira vez sessões de pitchings editoriais: na ocasião, o evento sugeria ao mercado editorial brasileiro um formato praticamente inédito por aqui, em que os próprios autores, pré-selecionados por uma comissão de curadoria especializada, apresentam seus projetos a produtoras audiovisuais e também a editoras de livros.
A edição teve ainda 18 palcos, mais de 1,1 mil palestrantes e um público de 41 mil pessoas. O conceito de soft power – a forma como uma nação projeta culturalmente a sua imagem para o resto do mundo – foi o tema norteador em 2023.
Além de grandes temas, o evento trouxe para os palcos grandes nomes da música (como Angélique Kidjo, Gilberto Gil, Lyor Cohen, Ludmilla, Seu Jorge, Dilsinho e Ivete Sangalo), do audiovisual (como Fernando Meirelles, Tony Ramos, Adriana Esteves, Lázaro Ramos, Juliana Paes, Ingrid Guimarães, Jantje Friese e Baran bo Odar), do universo digital (como os streamers PlayHard e Coringa, os influenciadores Felipe Neto e Cherrygumms e o empresário Kondzilla), dos esportes (como Rubens Barrichello, Fernanda Garay, Carlos Burle, Fabiana Murer e Bob Burnquist), do jornalismo (como Fátima Bernardes, Pedro Bial, Aline Midlej, Sonia Bridi e Poliana Abritta) e da moda, design, arquitetura e artes (como Lenny Niemeyer, Fred Gelli e Marcelo Rosembaum), bem como Hugh Forrest, copresidente e diretor de programação do SXSW.
O Rio2C promove ainda o encontro do mercado com o poder público, que esteve presente com representantes do Ministério da Cultura, da Ancine, da RioFilme, da Spcine, das Secretarias Estaduais de Cultura e Indústria Criativa, e Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, além das Secretarias Municipais de Cultura do Rio, de São Paulo e de Salvador.
Segundo estimativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Rio de Janeiro (SMDEIS), o encontro movimentou mais de R$ 315 milhões na edição deste ano.
De acordo com o fundador e CEO do Rio2C, Rafael Lazarini, o evento tinha um desejo de aproximação com o mercado editorial desde a sua concepção. “Estamos super empolgados e já com planos para fazer melhor e maior na próxima edição", disse ao PN em abril.