Roberto Zular participa do ciclo de debates Mutações, do Sempre Um Papo
PublishNews, Redação, 13/07/2023
Palestra abordará a complexa trama entre espírito e signo no século XX e sua importância na contemporaneidade

O escritor e professor Roberto Zular é o convidado desta quinta-feira (13) do Sempre Um Papo para falar sobre o tema “Valéry e a Antropologia do Espírito”. O bate-papo, mediado por Afonso Borges, faz parte do ciclo de debates filosóficos “Mutações” e começa às 19h30, no Teatro José Aparecido de Oliveira, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, com entrada gratuita.

A palestra de Roberto Zular abordará a complexa trama entre espírito e signo no século XX e sua importância na contemporaneidade. O professor procurará entender a dificuldade de se lidar com esses mundos tão heterogêneos e tão mutuamente relacionados – como corpo, espírito e mundo – mas também os diferentes mundos que mostraram o limite das civilizações que se perceberam “mortais” e sua “crise do espírito”. De modo resumido, Zular repensará a potência produzida por essa diferença entre mundos e as contribuições de Valéry para uma “Antropologia do espírito”.

Zular é escritor, acadêmico e professor. Ele é conhecido por sua formação em direito e sua carreira na área de estudos literários. Recebeu o prêmio Projeto Nascente da Universidade de São Paulo em 1993 pela categoria de poesia. É autor de diversos livros e realizou pesquisas em várias universidades no exterior. Sua linha de pesquisa principal está focada nos estudos da voz, explorando a relação entre corpo e escrita, além de abordar as noções de historicidade e ritmo. Atualmente, ele é professor titular do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada na USP.

[13/07/2023 10:00:00]