Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
|
PublishNews, Redação, 14/02/2023
O 7º Prêmio PublishNews – que tem como objetivo reconhecer os livros mais vendidos do ano anterior e os profissionais de vendas e marketing por trás destes sucessos – está no ar! A cerimônia de premiação ocorre no dia 4 de abril de 2023, no Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974), a partir das 18h30, para prestigiar os livros mais vendidos de 2022 e os profissionais do ano. A cerimônia é sujeita à lotação do espaço e os profissionais poderão se inscrever para participar em breve. O Prêmio de Livro Mais Vendido irá para o livro mais vendido na lista anual geral do PublishNews em 2022: É assim que acaba (Galera Record), de Colleen Hoover. O Prêmio de Editora do Ano vai para a editora que colocou o maior número de obras (ISBNs) nas listas semanais e que terminou o ano em primeiro lugar: a Editora Gente, que emplacou 104 livros, um recorde desde que a Lista começou a ser elaborada. O Prêmio Metabooks dará um troféu à editora e à livraria que mais se destacaram no uso de metadados ao longo de 2022. As inscrições para a categoria especial de Profissional de Marketing e Vendas do Ano se abrem na quarta-feira (15). Já o ganhador do Prêmio PublishNews de Contribuição ao Mercado Editorial será escolhido pelos organizadores, com base na carreira e realizações do premiado. Desde 2017, o PN se dedica a realizar uma premiação direcionada especificamente para aqueles que cuidam da comercialização dos livros. Pensando em unir cada vez mais os elos da cadeia do livro, este ano teremos novas categorias – que também serão anunciadas em breve. O Prêmio é uma realização do PublishNews, com apoio do Goethe Institut e patrocínio de Skeelo, Catavento, Amazon e MVB. Clique no Leia mais para ler algumas novidades da edição.
PublishNews, Redação, 14/02/2023
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai entregar o Prêmio Camões a Chico Buarque em Lisboa no fim de abril, em uma visita oficial. A notícia saiu primeiro no jornal português Diário de Notícias e depois foi confirmada pelo governo brasileiro a diversos veículos do Brasil. O Camões é o mais celebrado prêmio literário da língua portuguesa e foi concedido a Chico Buarque em 2019, primeiro ano do governo Bolsonaro. O então presidente se recusou a assinar o documento e entregar o prêmio – uma parceria entre os governos de Brasil e Portugal – ao escritor, cantor e compositor. Na época, o artista chegou a dizer: "A não assinatura do Bolsonaro no diploma é para mim um segundo prêmio Camões". Agora, Lula vai viajar a Portugal a convite do presidente Marcelo Rebelo de Sousa para participar das celebrações da Revolução dos Cravos, em abril, e deve aproveitar a viagem para enfim entregar o prêmio a Chico. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 14/02/2023
O ano de 2022 foi o melhor para a Barnes & Noble – a maior rede varejista de livros dos EUA – desde que o CEO James Daunt assumiu, em 2019. Uma marca que ele mesmo reconhece como não muito complicada, já que muitas das lojas tiveram que fechar em diversos períodos ao longo dos primeiros anos da pandemia. A novidade é que as vendas de 2022 ficaram "confortavelmente acima" dos números de 2018 e 2019, de acordo com uma entrevista de Daunt ao Publishers Weekly. O aumento veio mesmo com problemas em dezembro, quando algumas das lojas tiveram que fechar por conta de tempestades de neve, bem na temporada de Natal. As vendas cresceram lideradas por um bom desempenho da categoria ficção e por outro ano bom para os mangás. Os livros tiveram um share maior das vendas comparado a 2021, o que não é exatamente uma boa notícia, segundo o CEO, já que outras mídias, como DVDs, música e jornais, se enfraquecem. Daunt afirmou que "as vendas de e-book não vão aumentar", mas que um novo serviço de assinatura para audiolivros, introduzido no fim do ano, está indo bem. Segundo o executivo, a rede tem conseguido se aproveitar das condições favoráveis que a pandemia criou para a leitura, bem como da influência do BookTok na comunidade de leitores do país. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.
PublishNews, Redação, 14/02/2023
A Nielsen BookData está expandindo o seu serviço de medição de vendas, o BookScan, para a Colômbia. Segundo o Bookseller, a partir deste mês o país fornecerá seus dados para a empresa e se juntará à crescente lista de mercados atendidos pela Nielsen BookScan, que inclui Brasil, Austrália, Índia, África do Sul e Reino Unido. Segundo a empresa, essa última expansão faz parte do seu compromisso de medir as vendas de livros em territórios de língua espanhola com painéis já estabelecidos na Espanha e no México e em vários outros países latino-americanos, incluindo Argentina e Chile. Assim como já acontece no Brasil, o painel coletará dados de livrarias e supermercados no país, e também livreiros independentes. Atualmente o painel representa 70% de cobertura de mercado, mas o objetivo será aumentar essa participação para maior precisão ao longo do tempo. Territórios estabelecidos, como o Reino Unido e a Austrália, possuem 90% de participação de mercado. Emiro Aristizábal, presidente executivo da Câmara Colombiana do Livro (CCL), comentou: “Este novo serviço, essencial para editoras e livrarias, é o resultado de uma colaboração entre a Câmara Colombiana do Livro e a Nielsen BookData. Trabalhamos lado a lado para oferecer este novo serviço às empresas relacionadas ao livro na Colômbia.” Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.
PublishNews, Redação, 14/02/2023
A coluna de livros do Uol e também podcast de entrevista com escritores – a Página Cinco – agora também tem uma newsletter. Editada pelo jornalista Rodrigo Casarin, que há mais de dez anos trabalha com literatura e mercado editorial, a nova plataforma será um espaço onde os leitores poderão encontrar sugestões de leitura e reflexões sobre o universo dos livros. “A ideia é, a cada duas semanas, conversar com os assinantes sobre temas do momento e também resgatar assuntos que não estejam tão presentes assim em nosso dia a dia, mas que merecem atenção. Uma dica ou outra de bebida, de cachaça ao café, faz parte do pacote”, diz Casarin ao PublishNews. É possível acompanhar e assinar de forma gratuita a newsletter da Página Cinco pelo Substack. A newsletter estreou na última sexta-feira (10) e será publicada quinzenalmente na plataforma. O Substack é uma plataforma de escrita, focada em newsletters, que vem cada vez mais atraindo escritores e jornalistas brasileiros.
PublishNews, Redação, 14/02/2023
O Seminário Internacional Biblioteca Viva, evento gratuito realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, já tem data marcada para sua 14ª edição: 26 a 30 de junho. Em formato virtual, o evento que tem o objetivo de inspirar, fortalecer e transformar a literatura e as bibliotecas públicas do Estado, está com inscrições abertas para receber projetos desenvolvidos em bibliotecas e espaços de leitura. A seleção considerará aspectos diferenciais como inovação, criatividade, abrangência e impacto social. Serão selecionadas cinco experiências para apresentação no formado de painel expositivo com tempo de até 15 minutos, e outros cinco trabalhos para exposição em formato de poster digital, com tempo de até 3 minutos. Interessados podem se inscrever até 13 de março, basta preencher o formulário online. A divulgação dos selecionados acontecerá até 10 de abril. Para dúvidas, é só mandar e-mail para siseb@spleituras.org.
PublishNews, Redação, 14/02/2023
A Universidade do Livro inicia no dia 21 de fevereiro, mais uma turma do curso "Como montar e manter uma editora independente", ministrado por Jiro Takahashi. O conceito de pequena editora é de sua dimensão, própria de qualquer início de negócio em qualquer área. O de uma editora independente tem mais a ver com a liberdade que tem seu editor, com flexibilidade em suas escolhas de catálogo, em suas negociações mais criativas. Pensando nisso, em seis aulas o editor que atua no mercado desde 1966 irá abordar diversos aspectos do mercado editorial com o objetivo de ajudar os alunos a montarem uma pequena editora, mas mantendo-se independente para ter um espaço relevante no setor editorial. As aulas acontecerão de 21 de fevereiro a 4 de abril e o investimento é de R$ 303, podendo ser dividido em até seis parcelas. Para mais informações é só clicar aqui.
PublishNews, Redação, 14/02/2023
O protagonismo negro na literatura é tema de Linhas Negras, série documental inédita que estreou neste fim de semana e tem reexibição nesta terça-feira (14) no CINEBRASiLTV, canal por assinatura dedicado à produção audiovisual independente nacional. Os 13 episódios abordam a história de escritores e escritoras negros na literatura brasileira, com narração da autora e apresentadora Preta Rara. Produção original do canal, o programa retrata nomes já consagrados da literatura do país, como Carolina Maria de Jesus, Maria Firmina dos Reis, Machado de Assis, Luís Gama e Lima Barreto, mas também nomes contemporâneos, como Eliana Alves Cruz, Elisa Lucinda, Jeferson Tenório e Lia Vieira. O programa é dirigido por Muriel Alves e Susanna Lira. O primeiro episódio, sobre Maria Firmina dos Reis, tem reapresentação nesta terça (14), às 20h. Os próximos programas inéditos são sobre Luis Gama (19/02, às 22h) e Carolina Maria de Jesus (26/02, 22h).
|
“Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos”
Escritor francês (1900-1944) na obra 'Pequeno Príncipe'
1.
|
É assim que acaba
|
2.
|
É assim que começa
|
3.
|
Café com Deus pai
|
4.
|
Você pode tudo
|
5.
|
Mais esperto que o diabo
|
6.
|
A mandíbula de Caim
|
7.
|
O poder da autorresponsabilidade
|
8.
|
O poder da ação
|
9.
|
Seja foda!
|
10.
|
O que sobra
|
|
|
PublishNews, Redação, 14/02/2023
A escritora e revisora Monique Bonomini lança nesta terça-feira (14) seu podcast de contos autorais, Abismos para evitar ruínas, que já pode ser encontrado nas plataformas de áudio. De acordo com a autora, os episódios semanais terão a narrativa de contos protagonizados por mulheres que estão mergulhadas em conflitos "gerados pelo relacionar-se". Embora ela defina a iniciativa como autoral e amadora, é seu desejo alcançar cada vez mais pessoas com a escrita e a literatura. Ao longo da temporada, ela também apresentará em sua página na plataforma Medium crônicas com referências literárias que dialoguem com os contos. Monique Bonomini já foi advogada e quis ser professora de História, e atualmente trabalha com revisão. É leitora de carteirinha, e embora escrevesse há alguns anos, apenas durante a pandemia teve coragem de se arriscar expondo sua produção, incentivada pela participação nos coletivos de escritores Escreviventes, composto só por mulheres, e Ruído Rosa. Há também uma campanha no Apoie-se para apoiar financeiramente o projeto.
PublishNews, Redação, 14/02/2023
Hoje, a partir das 19h, na Livraria da Travessa do Shopping Iguatemi (Av. Brg. Faria Lima, 2232 - Piso Superior – São Paulo / SP), a Globo Livros lança a biografia A vida até parece uma festa: a história completa dos Titãs, dos jornalistas Hérica Marmo e Luiz André Alzer, em uma sessão de autógrafos aberta ao público. Com a presença confirmada de alguns membros da banda, o evento é mais uma celebração dos 40 anos de estrada de um dos maiores grupos de rock brasileiro. Lançada originalmente quando os Titãs fizeram 20 anos, a obra ganha uma atualização com histórias inéditas e sem filtro. Branco Mello, Sérgio Britto, Tony Bellotto, Nando Reis, Arnaldo Antunes, Charles Gavin, Marcelo Fromer e Paulo Miklos, a formação clássica dos Titãs, estão neste livro de forma transparente, com seus altos e baixos, em episódios repletos de diálogos e de bastidores nunca revelados. O livro ainda traz um caderno de fotos, com imagens raras e importantes da carreira da banda.
PublishNews, Redação, 14/02/2023
Alex sabe que sua filha de três anos jamais andaria sozinha em um lugar estranho. Então, quando Lottie simplesmente desaparece de um idílico casamento na praia, Alex só consegue pensar no pior. A busca pela menina rapidamente atinge proporção mundial, mas não demora muito para que as suspeitas recaiam sobre sua mãe. Afinal, o que ela estava fazendo quando Lottie desapareceu? Por que não estava tomando conta dela? Alex sabe que não é perfeita, mas ama sua filha mais do que tudo. E agora que tem todos os olhos voltados para si, ela teme que nunca descubram a verdade... a menos que resolva esse mistério por conta própria. Onde está Lottie Martini? Será que ela ainda vai voltar para casa? A garota roubada (Trama, 375 pp, R$ 79,90 – Trad.: Alves Calado) é o novo livro da autora britânica Tess Stimson e aborda até onde uma mãe pode ir para encontrar sua filha.
PublishNews, Redação, 14/02/2023
Esta é a história de Ted Bannerman, um homem com problemas de memória, que vive com a sua filha adolescente Lauren, e sua gata Olívia, em uma casa comum, no final de uma rua sem saída. Ted costuma beber sozinho em frente à TV e já foi interrogado pela polícia quando uma menina desapareceu por ali, há onze anos. Quando Didi, a irmã da menina desaparecida resolve se mudar para a casa ao lado, o que está enterrado há bastante tempo pode voltar para assombrá-los. Um thriller de suspense aterrorizante que envolve um assassinato, uma criança sequestrada e uma terrível vingança. A última casa da Rua Needless (Jangada, 400 pp, R$ 59,90 - Trad.: Thereza Christina Rocque da Motta), de Catriona Ward, foi classificado como um dos 50 melhores livros de terror de todos os tempos pela revista Esquire.
PublishNews, Redação, 14/02/2023
Novo livro da premiada autora Sarah Pearse, O retiro (Intrínseca, 400 pp, R$ 69,90 – Trad.: André Czarnobai), surpreende mais uma vez por unir mistério e crimes a um cenário paradisíaco. Após o sucesso de O sanatório, que levou a detetive Elin Warner a mergulhar em uma perigosa investigação em meio à paisagem estonteante e ilusoriamente calma dos Alpes Suíços, agora é a vez de a personagem desvendar crimes em série em uma bucólica ilha na costa da Inglaterra. O novo thriller da autora tem como pano de fundo um idílico retiro de bem-estar inaugurado em uma ilha, que promete descanso e relaxamento para seus visitantes. Mas nada é realmente o que parece naquele lugar. O que poucos sabem é que a própria ilha, conhecida localmente como Pedra da Morte, tem um passado sombrio: foi palco de uma série de assassinatos anos antes. Em busca de um refúgio para se distanciar de seus problemas, um grupo de hóspedes recorre aos encantos do lugar — entre eles, duas irmãs e uma prima que parecem alimentar entre si ressentimentos do passado. Não demora muito para que uma série de acontecimentos macabros comecem a transformar a estadia pacífica em um pesadelo cheio de mistérios. Após mais algumas mortes, a detetive Elin entra em cena com a suspeita de que não há nada de acidental nas recentes ocorrências e precisa agir rápido para evitar uma nova tragédia.
PublishNews, Redação, 14/02/2023
Após a morte da mãe, três irmãos que não se veem há um longo tempo retornam à casa na beira do lago onde, mais de duas décadas antes, um acidente indescritível mexeu para sempre com o destino da família. Nils, o mais velho, não via a hora de escapar do lar sufocante. Pierre, o mais novo, sempre foi facilmente intimidado e, assim, partia para o ataque. E Benjamin, o centro de tensão da família, esteve o tempo todo à procura de gatilhos e alçapões em um lar volátil, onde os filhos eram deixados à própria sorte, competindo pela atenção do pai e pelo amor fugaz da mãe. Com o passar dos anos, Benjamin foi se desvinculando cada vez mais da realidade, paralisado enquanto a vida continuava ao seu redor. E entre os irmãos agora vibra uma energia perigosa. O que realmente aconteceu naquele dia de verão, quando tudo se despedaçou? Em uma narrativa acelerada, Sobreviventes (Verus, 256 pp, R$ 54,90 - Trad.: Ana Ban) disseca de maneira brilhante uma mente que se desfaz após a tragédia. Neste livro contundente, Alex Schulman revela as maneiras pelas quais nossas lealdades mais profundas nos deixam sujeitos às maiores traições.
|
|
|