James Daunt é atração do InterLivro nesta quarta
PublishNews, Redação, 05/07/2022
O livreiro britânico que saneou finanças de duas redes gigantescas ao assumir como CEO de Waterstones e Barnes & Noble, respectivamente em 2011 e 2019, dá depoimento e entrevista no painel 'Como salvar sua livraria',

James Daunt | © Divulgação
James Daunt | © Divulgação
Nesta quarta-feira (06), a partir das 10h, o terceiro dia da sexta edição do InterLivro – Encontro Internacional de Profissionais do Livro, realizado pelo PublishNews, destaca um nome que é hoje quase uma divindade entre os livreiros: o londrino James Daunt. Ele é a estrela do painel “Como salvar sua livraria”.

Aos 58 anos, o fundador da rede Daunt Books é, desde 2011, CEO da maior rede britânica, a Waterstones. E, desde 2019, também é CEO da gigantesca rede americana Barnes & Noble. Em comum, além da enormidade de pontos de venda físicos, as duas redes foram abraçadas por Daunt nos piores momentos de suas histórias, com queda de vendas, fechamento de centenas de lojas e uma proximidade assustadora com a falência total.

Daunt recuperou a Waterstones e vai pelo mesmo caminho com a Barnes & Noble. Ele gravou para o InterLivro um depoimento de quase 20 minutos sobre seus conceitos de como dirigir uma rede com sucesso, destacando pilares básicos dessa missão. O livreiro também respondeu a perguntas do editor-chefe do PublishNews, Thales de Menezes, numa entrevista em vídeo que será exibida após seu depoimento.

Em seguida, às 10h40, as ideias de Daunt serão comentadas numa mesa com o editor e livreiro Alexandre Martins Fontes (Martins Fontes), Rui Campos (sócio-fundador da Travessa) e Solange Mazia (consultora empresarial, gestora da A Eólica Bookbar e ex-proprietária de loja da rede Nobel), que contam suas experiências no mercado editorial.

Com atividades até a próxima sexta (08), o InterLivro está inserido dentro do espaço Papo de Mercado, na Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Para assistir presencialmente aos painéis, no Expo Center Norte, os interessados na participação presencial podem se inscrever por este link.

Vale lembrar que o acesso ao InterLivro é gratuito, mas é necessário comprar ingresso para entrar na Bienal. Assistir aos encontros do InterLivro, mesmo para quem efetuar sua inscrição, está sujeito à lotação da sala, para 80 pessoas.

Haverá transmissão on-line dos painéis, acessada por este link de Zoom.

Esta edição do InterLivro tem patrocínio de MVB, Amazon, Árvore, Tordesilhas e Fundação Dorina Nowill para Cegos, com apoio da CBL (Câmara Brasileira do Livro) e #coisadelivreiro.

Eis a programação dos outros dias do Interlivro 2022:

Quinta (07/07) 10h: Painel O futuro da indústria do livro, por Juergen Boos, presidente da Feira do Livro de Frankfurt, e Margot Atwell, editora da Feminist Press Em entrevista à repórter Talita Facchini, Juergen Boos e Margot Atwell falam sobre desafios, tendências e oportunidades do mercado editorial global. Na pauta, entre outros assuntos, o retorno presencial do maior evento literário do mundo, a missão de dar voz a grupos e indivíduos marginalizados, e os novos caminhos que as empresas devem percorrer para aumentar sua receita.

10h45: Bruno Mendes (sócio do PN e CEO do #coisadelivreiro) e Ricardo Costa (CEO da MVB Brasil) comentam a entrevista de Boos e Atwell e expõem suas visões sobre o futuro da indústria.

11h05: Painel Como o varejo-online, o e-book e o audiobook podem colaborar para o desenvolvimento do mercado do livro como um todo Em meio a lamúrias, aplausos e uma torrente de questionamentos pertinentes, a caravana digital passa. Comprar livro pela internet, ouvir pelo celular a narração de um best-seller e ler usando dispositivo eletrônico, por exemplo, já são hábitos incorporados à vida moderna. Se é inútil conspirar contra o avanço da tecnologia e a quebra de paradigmas, parece razoável buscar denominadores comuns entre o “velho” e o “novo”. À mesa, três executivos inseridos no ecossistema digital contam de que maneira o varejo-online, o e-book e o audiobook podem colaborar para o desenvolvimento do mercado livreiro como um todo. Convidados: André Palme (executivo, professor e mentor), Ricardo Perez (Country Manager Books, Amazon Brasil) e Rodrigo Meinberg (CEO do Skeelo) Mediação: Camila Cabete (Head de Conteúdo da Árvore)

Sexta-feira (08) 10h: Painel Bem-vindo aos clubes de assinatura: o que aprender com a TAG, Wine e Flower Club Os números cada vez mais expressivos ostentados pelos clubes de assinatura no Brasil têm colocado o setor sob os holofotes do mundo dos negócios – o que se intensificou durante a pandemia. Se, por um lado, há considerável espaço para crescimento, por outro, o mercado é implacável com aventureiros e empresas que não primam pela qualidade de seus produtos e serviços. Como fidelizar o cliente? Como tornar o que se vende algo indispensável para o consumidor? Como entregar não somente o palpável, mas sensações, experiências? São questões-chave a permear o painel, uma aula para quem trabalha com livro. Convidados: Marcelo D'Arienzo (CEO da Wine), Gustavo Lembert (CEO da TAG) e Victor Campos (CEO do Flower Club) Mediação: Ricardo Arcon

11h10: Painel A distribuição de livros no Brasil pós-covid: desafios e oportunidades Engrenagem fundamental da cadeia do livro, as distribuidoras foram especialmente impactadas pelo isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19. Os desafios impostos por esse período se somaram a um histórico de conhecidos obstáculos e mudanças no setor, como a distribuição feita pelas próprias editoras, a debacle de grandes livrarias, o crescimento do comércio eletrônico, margens de lucro apertadas, gargalos na infraestrutura do país e o custo do combustível. Experientes e donos de perfis e visões complementares, Joana, Wendel e Raphael conversam sobre as dores e as delícias da distribuição, analisando tanto o ambiente físico quanto o digital, e destacando a importância das distribuidoras para a disseminação da leitura. Convidados: Joana de Conti (Head of Account Management da Bookwire Brasil), Wendel Almeida (Head de Estratégia da Catavento Distribuidora de Livros) e Raphael Bispo (gerente comercial da Distribuidora Loyola) Mediação: Talita Facchini

[05/07/2022 11:00:00]