Estante Virtual e Rafael Caetano homenageiam Antonio Cicero e Marina Lima na SPFW
PublishNews, Redação, 15/10/2025
Coleção foi inspirada na poesia reunida dele e na canção 'Fullgás', parceria do poeta com a irmã

EXCLUSIVO PUBLISHNEWS | O estilista e professor de moda Rafael Caetano apresenta no próximo sábado (18), às 15h, no Pavilhão das Culturas Brasileiras, a sua nova coleção na São Paulo Fashion Week N60, edição comemorativa dos 30 anos do maior evento de moda da América Latina. Intitulada Fullgás, a coleção é inspirada na poesia reunida de Antonio Cicero, publicada pela Companhia das Letras, e na canção homônima composta em parceria com Marina Lima.

A coleção marca o reencontro entre Caetano, Marina e Cicero, artistas que já haviam se cruzado em projetos anteriores. Em 2018, o estilista apresentou uma coleção inspirada no álbum Novas Famílias, de Marina. No ano seguinte, trouxe a voz de Cicero recitando um de seus poemas na abertura do desfile Can’t take my eyes off you, também derivado do universo de Fullgás (1984), um dos discos mais emblemáticos da cantora.

“Escolher Fullgás como título da coleção é um gesto de celebração, de homenagem e de continuidade para uma obra que faz parte da memória coletiva brasileira. Eu sempre acompanhei o trabalho da Marina e do Cicero e, ao longo da vida, fui inspirado por eles. É uma ótima oportunidade de eternizar a minha admiração, carinho e respeito pelos dois”, explica Caetano, atualmente radicado em Madri, onde conclui o mestrado em Estudios LGBTIQ+ na Universidade Complutense.

Segundo André Palme, head da Estante Virtual, estar presente nesta parceria e contar com o apoio da liderança de Luiza Helena Trajano é mostrar a força da cultura e da economia criativa. “Para a Estante Virtual, patrocinar um desfile como este, que além de homenagear um autor incrível como o Cicero, ainda coloca o livro e a poesia como destaque no maior evento de moda do país, é de uma alegria gigantesca”, afirma André Palme, head da plataforma.

“Somos uma marca da cultura e poder estar em outros ambientes, além dos territórios tradicionais do livro, é importante para que possamos cada vez mais tornar o Brasil um país que admira e consome literatura. Rafael é um talento brasileiro, assim como a Estante Virtual também é. Isso reforça a nossa veia cultural e a criatividade”, comenta Palme, colunista do PublishNews.

Moda como leitura do tempo

Inspirada também na exposição Fullgás – Artes Visuais e Anos 1980 no Brasil, que passou pelo CCBB São Paulo e segue para Minas Gerais com show de Marina Lima, a coleção propõe um diálogo entre moda, poesia e artes visuais. E já que o assunto é moda, vamos a ela: o trabalho de camisaria e alfaiataria continua como eixo central, com destaque para plissados e pregueados manuais e os calçados, em colaboração com a marca Botineiros, reforçam o estilo autoral da proposta.

Entre as novidades, estão a parceria com a Olindo, joalheria de Leandro Buarque, que desenvolveu uma linha exclusiva de peças com metais de reúso e gemas nacionais, e o licenciamento de relógios com a Caule, que lança um modelo assinado por Caetano. O styling é de Bruno Uchôa, e a beleza de Gustavo Voltolini. A cartela de cores — tabasco, capadecia, preto cioccolato e lápis-lazúli — foi desenvolvida pela Kalimo, responsável por todas as bases têxteis, 95% em fibras naturais.

A coleção também incorpora o trabalho artesanal de criadores do projeto Pernambuco Artesão, como a Marca Loka (bolsas de madeira), Anunni Artesanato (macramê) e a Crocheteira de Garanhuns (crochê).

[15/10/2025 01:00:54]