'Lugar de fala' tem nova edição ampliada e revisada
PublishNews, Redação, 09/06/2026
Publicação traz ainda prefácio de Chimamanda Ngozi Adichie e apresentação de Grada Kilomba; lançamento em São Paulo ocorre no Espaço Feminismos Plurais, em Moema

O best-seller Lugar de fala, de Djamila Ribeiro, que deu início à Coleção Feminismos Plurais, ganha edição revista e atualizada pela Rosa dos Tempos. O novo volume terá lançamento em São Paulo (SP) nesta terça-feira (9), a partir das 18h, no Espaço Feminismos Plurais (Avenida Chibarás, 666 – Moema), com bate-papo e sessão de autógrafos.

Djamila Ribeiro adicionou novos capítulos à obra, que já foi traduzida para vários países. A publicação traz ainda prefácio de Chimamanda Ngozi Adichie e apresentação de Grada Kilomba. Lugar de fala foi eleito um dos melhores livros brasileiros de não ficção do século 21 por júri da Folha de S. Paulo. A antropóloga Débora Diniz, que votou no livro, disse que ele “é uma intervenção original na forma de pensar o poder, as relações raciais e o letramento antirracista, ao articular testemunho, produção de conhecimento e legitimidade discursiva”.

Dialogando com outras pensadoras feministas de fôlego, Djamila Ribeiro convida as leitoras e os leitores desta obra a reconhecer seu lugar no mundo, imaginar novas possibilidades de existência e contribuir para uma sociedade mais justa.

Sinopse da obra

Em Lugar de fala, Djamila Ribeiro discute e desmistifica um conceito que ganhou projeção no debate público desde a década de 2010, segundo o qual todas as pessoas ocupam posições sociais que influenciam o que dizem e como suas palavras são recebidas, legitimando ou deslegitimando vozes.

Originalmente lançado em 2017, este foi o primeiro título da Coleção Feminismos Plurais, que foi plataforma para a carreira de um grande número de pensadoras e pensadores negros no Brasil, abrindo caminhos para "uma revolução no enfrentamento à narrativa hegemônica".

[09/06/2026 09:56:26]