Livros de ciência e natureza puxam vendas de livros infantis na China
PublishNews, Redação, 30/03/2026
Segundo grupo editorial do país asiático, mudança passa pela consolidação da ideia de energia limpa

Coleções sobre ciência e natureza ganham espaço entre livros infantis na China | © PPM
Coleções sobre ciência e natureza ganham espaço entre livros infantis na China | © PPM

A Phoenix Publishing and Media Inc. (PPM), considerado o maior grupo editorial chinês, identificou uma mudança profunda no comportamento do consumidor no país, em relatório apresentado na última Feira do Livro Infantil de Bolonha. Citando dados de varejo da OpenBook de 2025, o grupo editorial observou que livros com temas de ciência e natureza tornaram-se o maior subsetor do mercado de livros infantis na China, detendo uma participação dominante de 28,68%.

Essa evolução criou um "motor duplo" para o crescimento, combinando conteúdo original chinês com aquisições internacionais de alto desempenho. A PPM relata um desempenho excepcional para vários títulos internacionais importantes, demonstrando o apetite do mercado chinês por perspectivas globais sobre natureza e arte:

  • Art Alive! with Science, de Mary Auld (Hachette Children's Group, Reino Unido);
  • Maison, de Isabelle Simler (Éditions Courtes et Longues, França, vencedor do prêmio iRead Top 100 de 2025);
  • Séries Modern Art Explorer e You Must Know, da Thames & Hudson (Reino Unido).

Gu Jianya, presidente da Phoenix Juvenile & Children’s Publishing, caracteriza essa tendência como um "retorno de valor".

"Motivações utilitárias ainda prevalecem, mas a maré está virando em direção a um nutrimento voltado ao crescimento", observa Gu. "Estamos testemunhando um afastamento da ansiedade utilitária. A ciência baseada na natureza tornou-se o veículo central para essa mudança, à medida que os pais priorizam a abertura cognitiva e a curiosidade em vez do conhecimento decorado. Com as metas nacionais de 'Carbono Dual' da China agora integradas ao tecido social, a educação ecológica passou de uma 'eletiva' para um 'item obrigatório' para a família chinesa moderna."

Wang Linjun, presidente da Phoenix Fine Arts Publishing, enfatiza a coleção de arte e ciência do grupo, que conta com parceiros como Tate Enterprises, Thames & Hudson, Hodders & Stoughton e Editions Mango.

"A Phoenix chegou a Bolonha com uma perspectiva ativa para direitos internacionais", afirma. "Estamos em busca de títulos multifuncionais que ofereçam valor estético aliado à educação ecológica para uma nova geração de leitores chineses com mentalidade global. Não estamos apenas ensinando as crianças a desenhar; estamos orientando-as sobre como enxergar o mundo."

A PPM é um dos grupos de publicação e distribuição mais influentes da China. Listada consistentemente no "The Global 50 Publishing Ranking", mantém um portfólio diversificado que inclui ciências sociais, CTM (Ciência, Tecnologia e Medicina), educação, livros infantis, belas artes, literatura e obras audiovisuais.

[30/03/2026 11:26:31]