Poesia de Julio Cortázar terá primeira coletânea publicada no Brasil, diz jornal
PublishNews, Redação, 27/01/2026
Obra reúne dois livros do autor argentino e chega ao país no segundo semestre, pela Companhia das Letras, com tradução e organização de Paloma Vidal

Julio Cortázar © Divulgação
Julio Cortázar © Divulgação
A poesia de Julio Cortázar (1914-1984) ganhará, pela primeira vez, uma edição brasileira em livro. A Companhia das Letras prepara uma coletânea com a obra poética do escritor argentino, que está sendo traduzida e organizada pela escritora e professora Paloma Vidal — argentina como ele, que escolheu morar no Brasil.

Conhecido sobretudo por romances e contos já amplamente publicados por aqui, como História de cronópios e de famas (1962) e O jogo da amarelinha (1963), Cortázar teve sua produção poética menos explorada ao longo dos anos. Em espanhol, uma edição reunindo seus poemas completos foi lançada apenas em 2025.

Para a edição brasileira, Paloma Vidal selecionou dois livros centrais da trajetória do autor: Pameos y Meopas (1971) e Salvo el crepúsculo, último volume organizado por Cortázar, publicado no ano de sua morte, no qual o escritor combina poemas e comentários em prosa sobre o fazer poético.

O volume, ainda sem título definido, deve ter cerca de 300 páginas e tem lançamento previsto para o segundo semestre. A informação foi divulgada em primeira mão no Painel das Letras, da Folha de S.Paulo, coluna literária assinada por Walter Porto.


*Mais de 15 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades do mercado editorial. E o melhor: É gratuito! Clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews — se puder, também indique para um ou dois amigos e colegas.

[27/01/2026 09:54:01]