
A ação é viabilizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SececRJ) e integra a campanha Literatura: do Rio ao RJ, que promove iniciativas de incentivo ao livro, à leitura e à ocupação simbólica dos equipamentos culturais do estado.
“Pintar uma Biblioteca Parque Estadual é algo muito inspirador, e eu realmente quero criar algo que convide as pessoas que passam ali, seja de carro, seja vindos da mítica Central do Brasil até a gigantesca Presidente Vargas, enfim, que lembre essa gente de todos os cortes sociais que ter um livro na mão é sempre a melhor e mais importante viagem”, diz Kobra, em nota enviada à imprensa.
Uma das obras mais marcantes de sua carreira pode ser vista na zona portuária do Rio: a emblemática Etnias — Todos somos um, criada em 2016 para os Jogos Olímpicos. Kobra passou a ser um nome conhecido na cidade a partir deste mural, e diz que recebeu o novo convite "com muito orgulho e muita responsabilidade".

Com 15 por 17 metros, o mural será inspirado na temática da leitura e ficará localizado na área interna da Biblioteca Parque, no espaço de acesso à parte anexa do prédio. Durante o período de execução, os andaimes permanecerão cobertos com telas de TNT, preservando a surpresa até a inauguração.
Com mais de 500 obras espalhadas pelos cinco continentes, Eduardo Kobra é um dos nomes mais reconhecidos da arte urbana contemporânea. Nascido em 1975, na periferia de São Paulo, o artista soma mais de três décadas de carreira e é conhecido por murais de grandes dimensões e forte impacto visual, frequentemente associados a temas como paz, memória, diversidade cultural e preservação ambiental.
No Rio de Janeiro, o artista também assinou o mural em homenagem à jornalista Glória Maria, no Parque Municipal Glória Maria, em Santa Teresa.
*Mais de 15 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades do mercado editorial. E o melhor: É gratuito! Clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews — se puder, também indique para um ou dois amigos e colegas.






