
Organizado pela Fundação Germán Sánchez Ruipérez (Fundação GSR), o Parix Audio Day tem como objetivo auxiliar profissionais do livro a conhecer as últimas tendências internacionais do mercado de áudio, descobrir boas práticas, capacitar-se com lições aprendidas e estabelecer contatos para futuras oportunidades de negócio. O evento também visa promover o aperfeiçoamento e requalificação (upskilling e o reskilling) no universo do áudio entretenimento, que abrange podcasts, ficção sonora, audiolivros, entre outros formatos.
Sob a coordenação de Luis González, diretor-geral da Fundação GSR, e Javier Celaya, sócio-fundador da Dosdoce.com, a programação incluirá palestras, mesas-redondas e sessões de networking para analisar a evolução do áudio entretenimento, o impacto da Inteligência Artificial e as tendências de produção na Europa e na América Latina.
Perfil do ouvinte e tendências internacionais
A manhã do primeiro dia de programação começará com uma análise comparativa sobre a evolução do áudio entretenimento na Europa, conduzida por Barbara Knabe, Head of Content Acquisition EU da Audible, que trará um panorama dos hábitos de consumo e do crescimento do formato em diferentes mercados. Em seguida, George Walkley, especialista britânico em IA e publicação de áudio, abordará o impacto da inteligência artificial em toda a cadeia de valor do setor, da produção à distribuição.
O bloco central da manhã focará na criação de catálogos em áudio e na inovação com IA aplicada ao setor. Executivos da Hachette, Parkum Publishing, AkooBooks Audio e SAGA‑Egmont compartilharão estratégias editoriais e modelos de negócio para construir uma oferta sólida em áudio, em mesa moderada por Chris Kenneally, organizador do podcast “The Spoken World”. Na sequência, uma série de mini-sessões de inovação tratará de temas como licenciamento de conteúdo para plataformas de IA, marketing baseado em IA, produção automatizada e editorias IA-First, com a participação de representantes da Bookwire, Zebralution, Earselect e Aniara, moderados por Erin Cox, da Publishing Perspectives.
A sessão "Escutando a Europa" reunirá representantes do Grupo LeYa, Bayard, Lorestone & Lizzie e Emons Edizioni para analisar tendências e oportunidades para editoras no mercado europeu de áudio. Antes do intervalo do almoço, Duncan Bruce, Diretor de Audiobook Licensing & Partnerships do Spotify, explorará a convergência dos novos formatos de áudio, a redefinição dos processos de descoberta de conteúdos culturais e a atração de novas audiências para o mundo das histórias por meio dos audiolivros.
Tendências em produção e o olhar para a América Latina
As sessões da tarde, conduzidas pela editora e produtora mexicana Aránzazu Núñez, terão início com uma intervenção do roteirista e criador de ficções sonoras Julio Rojas, que refletirá sobre o papel da criação humana na era da IA. Na sequência, um painel com Alex Green, Bruno Teixidor (Oficina de Agitação Cultural), Mar Abad (El Extraordinario) e Maribel Riaza (Storytel) debaterá o design de narrativas em áudio para atrair novas audiências, em conversa moderada por Arantza Larrauri (DeMarque).
O programa seguirá com uma sessão sobre novas formas de produção, na qual Jorge Reyes (Penguin Random House Audio) explicará como a produção de conteúdos em áudio está se reinventando. Depois, uma mesa sobre tendências de produção nos mercados de língua espanhola reunirá profissionais da Editorial Audiolibre, Reading U Audiolibros, Planeta Audio, Skeelo e Extrarradio Produções, moderados por Patricia Ibáñez, tutora do curso “Produção de Conteúdos em Áudio” da Escola PARIX.
No trecho final do evento, Virginia Huerta, Managing Director da Archetype, discutirá a influência e a autoridade de marcas e prescritores na era da IA e do áudio. Em seguida, uma mesa abordará o boom das newsletters de áudio, com a participação de Andrea Morán (Punto de Escucha), Jorge Heili (AudioGen) e José Antonio Gelado (Comunicando), moderados por Eva Correa, fundadora e CEO da mecmec.
O encerramento do programa será dedicado à evolução da indústria do áudio na América Latina, em uma mesa com representantes da Audible, Storytel, Skeelo, Penguin Random House e Grupo Planeta, moderada por José Manuel Anta (FGEE). A conclusão institucional do evento ficará a cargo de Luis González, diretor-geral da Fundação Germán Sánchez Ruipérez.
Confira a programação do evento
- 08h45 – 09h15 | Registro de participantes
- 09h15 – 09h25 | Abertura – Luis González y Javier Celaya
- 09h25 – 09h30 | Apresentação e moderação das sessões da manhã
Chris Kenneally, organizador de “The Spoken World”, o podcast sobre tendências globais na indústria do audiolivro - 09h30 – 10h00 | Análise comparativa da evolução do áudio para entretenimento na Europa
Barbara Knabe, Head of Content Acquisition EU, Audible - 10h00 – 10h30 | O impacto da IA na indústria do áudio
George Walkley, Expert em IA & Audio Publishing, Founder of Outside Context - 10h30 – 11h00 | Ideias para criar um catálogo global de áudio
Nataly Villena Vega, Head of Editorial, Hachette
Julia Balogh, Business Affairs, Parkum Publishing
Ama Dadson, Founder & CEO, AkooBooks Audio and FBM Audio Ambassador
Lasse Korsemann Horne, Publishing Director da editora SAGA-Egmont
Moderador: Chris Kenneally, host de “The Spoken World” - 11h00 – 11h30 | Intervalo para café e networking
- 11h30 – 12h00 | Inovação em IA + áudio: licenças, marketing, produção e distribuição
Licensing audio content to an AI platform (John Ruhrmann, Co-CEO Bookwire)
AI & Marketing (Ralf Biesemeier, Managing Director Zebralution)
Audio content production with AI (Robert Holmström, Managing Director Earselect)
AI-First Publishers: Stories that travel the world (Rickard Lundberg, CEO Aniara)
Moderador: Erin Cox, Publisher, Publishing Perspectives - 12h00 – 12h30 | Escutando a Europa: tendências de áudio e oportunidades para os editores
Diana Monsanto, Director of Digital & Innovation, Grupo LeYa
Antoni Fournier, Audio Producer and Artistic Director, Bayard
Robin Batet, Éditeur chez Lorestone & Lizzie
Paolo Girella, Production Manager at Emons
Moderador: Mariana Fegéd, General Manager Spanish Markets, France and EMEA Bookwire - 12h30 – 13h00 | O livro reinventado: um futuro sem atritos
Duncan Bruce, Director Audiobook Licensing & Partnerships, Spotify - 13h00 – 14h00 | Almoço
- 14h10 – 14h15 | Apresentação e moderação das sessões da tarde
Aránzazu Núñez, Publisher, editora e fundadora de StoryLab (México) - 14h15 – 14h45 | A criação humana na era da IA
Julio Rojas, roteirista, diretor de TV e escritor de ficções sonoras (Chile) - 14h45– 15h15 | Narrativas em áudio para atrair novas audiências
Alex Green y Bruno Teixidor, oficina de Agitación Cultural
Mar Abad, co-fundadora de EL Extraordinario
Maribel Riaza, Content Acquisition Manager — Business Affairs en Storytel
Moderador: Arantza Larrauri, diretora Geral de DeMarque - 15h15 –15h30 | Reinventando a produção de conteúdos em áudio
Jorge Reyes, Audio Producer – Latin American Spanish, Penguin Random House Audio - 15h30 – 16h00 | Tendências em produção de áudio nos mercados de língua espanhola
Elena Bazán, líder en produção editorial sonora – Editorial Audiolibre (México)
Eugenia Bascarán, co-fundadora de Reading U Audiolibros (Argentina)
Andrea Rodríguez Möller, editora de Planeta Audio (España)
Camila Leme, Content Director at Skeelo (Brasil)
David Roa, gerente e fundador de Extrarradio Produções (Colombia)
Moderador: Patricia Ibáñez, tutora do curso Produção de conteúdos audio na Escuela Parix - 16h00 – 16h15 | Intervalo para café e networking
- 16h15 – 16h30 | Influência e Autoridade na era da IA & Audio
Virginia Huerta, Managing Director, Archetype - 16h30- 17h00 | O boom das newsletters de áudio: tendências e oportunidades
Andrea Moran, de Punto de Escucha
Jorge Heili, de AudioGen
José Antonio Gelado, de Comunicando
Moderador: Eva Correa, Founder & CEO de mecmec - 17h00 – 17h30 | Evolução da indústria do áudio na América Latina
Carmen Ospina, diretora de Desenvolvimento de Negócio, Marketing e Comunicação na PRH
Daniel Cladera, diretor Publisher Relations Spain, Latam and Brazil
Gabriel Polgati Rojas, diretor executivo de RDF MEDIA e Storytel Chile
Rodrigo Meinberg, CEO e fundador de Skeelo
Jose Parra, diretor Estratégia Digital USA LATAM no Grupo Planeta
Moderador: José Manuel Anta da FGEE - 17h30 – 17h35 | Encerramento






