Troféu Angelo Agostini define os Mestres do Quadrinho Nacional 2025
PublishNews, Redação, 17/12/2025
Demais categorias do prêmio estão abertas para votação popular

Troféu Angelo Agostini, voltado à produção de quadrinhos no Brasil | © Divulgação
Troféu Angelo Agostini, voltado à produção de quadrinhos no Brasil | © Divulgação
A comissão organizadora do Troféu Angelo Agostini divulgou os quatro eleitos como Mestre do Quadrinho Nacional de 2025, destinado a pessoas que tenham se dedicado aos quadrinhos há pelo menos 25 anos. São eles: Adão Iturrusgarai, Gian Danton, Márcia D'Haese e Zélio Alves Pinto. Enquanto isso, a votação popular para as demais categorias da premiação permanecem até 19 de dezembro no site https://angeloagostini.com.br/

O Troféu, também conhecido como Prêmio Angelo Agostini, é uma das mais antigas premiações brasileiras dedicadas exclusivamente às histórias em quadrinhos. A primeira cerimônia foi realizada em 1985, organizada pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP), responsável pelo prêmio até hoje. O nome do prêmio faz homenagem a Angelo Agostini, considerado à época o criador da primeira história em quadrinhos brasileira.

Os dez indicados em cada categoria foram selecionados pela comissão organizadora (formada por Adriano Ferrera, Alex Ponciano, Gazy Andraus, Guilherme Smee, Guto Camargo, Lucio Luiz, Manassés Filho, Marcio Rodrigues, Marcos Venceslau, Mhorgana Alessandra, Suzie Elias e Thina Curtis) – junto com uma comissão de seleção (Bira Dantas, Cassiano Pinheiro, Claudio Martini, Danielle Barros, Ede Galileu, Fora do Plástico, Guilherme Kroll, Heitor Pitombo, Laudo Ferreira, Lillo Parra, Natania Nogueira, Nobu Chinen, Octavio Aragão, Roberta Cirne, Sergio Chaves, Sonia Luyten e Vinicius).

Os indicados específicos da categoria de melhor fanzine tiveram uma comissão separada, formada por Ana Basaglia, Bira Dantas, Danielle Barros, Gazy Andraus, Gian Danton, Ícaro Malveira, Marcos Venceslau, Roger BeatJesus e Thina Curtis.

Os Mestres do Quadrinho Nacional indicados acima foram selecionados pela comissão organizadora entre as pessoas que tenham atuado de forma importante com o quadrinho brasileiro por pelo menos 25 anos. Essa é a única categoria que não vai para votação popular, esses quatro nomes já são Mestres.

As demais categorias estão em votação popular até o dia 19 de dezembro através do site https://angeloagostini.com.br/. O resultado será divulgado em 22 de dezembro por uma live no canal da AQC-ESP no YouTube em horário a ser confirmado. A cerimônia presencial de entrega dos troféus vai ocorrer em 2026.

Conheça mais sobre os Mestres do Quadrinho Nacional de 2025:

Adão Iturrusgarai

Adão Iturrusgarai é humorista, cartunista, artista plástico e escritor. Criou diversos personagens, como Aline e a dupla de caubóis gays Rocky & Hudson. Publica atualmente na Folha de S.Paulo e no jornal O Liberal.

Gian Danton

Gian Danton, pseudônimo de Ivan Carlo Andrade de Oliveira, é roteirista de quadrinhos. Já publicou dezenas de HQs junto com diversos artistas. É ainda um dos criadores do super-herói O Gralha e pesquisador acadêmico de quadrinhos.

Márcia D’Haese

Márcia D’Haese é artista plástica e criadora do personagem Smilingüido, que revolucionou a divulgação religiosa para crianças no Brasil. Depois de perder os direitos do personagem para a editora Luz e Vida em 1997, criou a tira Mig & Meg.

Zélio Alves Pinto

Zélio é pintor, jornalista, artista gráfico, escritor, caricaturista e ilustrador. É um dos fundadores do jornal O Pasquim e do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. É irmão de Ziraldo e marido da cartunista Ciça.

Tags: Quadrinhos
[17/12/2025 10:05:11]