Com mais de 4,6 milhões de exemplares enviados em 2025, Leiturinha revela títulos preferidos dos leitores
PublishNews, Redação, 15/12/2025
Segundo clube de assinaturas e editora, os livros refletem respeito pela inteligência infantil e valorização da curiosidade

Detalhes das capas de alguns dos títulos escolhidos | © Leiturinha
Detalhes das capas de alguns dos títulos escolhidos | © Leiturinha
A Leiturinha – clube de assinatura de livros infantojuvenis e editora – enviou em 2025 mais de 4,6 milhões de exemplares para todas as regiões do país e para o exterior. Os títulos mais bem avaliados por esses leitores nos últimos 12 meses – listados abaixo – refletem respeito pela inteligência infantil e valorização da curiosidade, de acordo com a própria Leiturinha.

Para Leticia Dallacqua, do time editorial e curatorial da marca, “os livros favoritos de 2025 foram justamente aqueles que convidam à interação, revelando algo que todos têm em comum: o protagonismo infantil.” A especialista diz que interatividade foi ponto de destaque. “Seja com os bebês explorando o mundo com as mãos nos livros interativos ou as crianças desvendando seus próprios sentimentos e solucionando enigmas, os leitores participaram ativamente da leitura. Essa variedade de narrativas confirma o nosso princípio de valorizar a capacidade intelectual e a sensibilidade da criança em todas as idades”, comenta.

“Além disso, lembramos que o livro vai muito além da história: ele é uma ferramenta de conhecimento, afeto e presença. O adulto, nesse processo, é o principal facilitador. E essa mediação fortalece o vínculo e o afeto, sendo este um dos grandes motivos do sucesso dessas obras”, conclui a editora.

A seguir, conheça os sete títulos de Originais Leiturinha mais bem avaliados de 2025, com as sinopses fornecidas pelo clube.

  • O segredo dos números, escrito por Laís Graf e ilustrado por Drawingzilla

Faixa etária: 9+

Editora: Leiturinha

Número de páginas: 136

O segredo envolvendo uma sequência numérica antiga cria uma trama cheia de mistério, que prende a atenção de quem gosta de desvendar enigmas. A história acontece no ambiente escolar, com a protagonista e seus amigos se envolvendo em uma investigação dentro do próprio colégio, algo que torna a narrativa mais próxima e real para os leitores. A protagonista é uma jovem cheia de determinação e curiosidade, o que pode motivar os leitores a perseguirem seus próprios sonhos e paixões.

  • A garagem da boa noite, escrito por Tori Kosara e ilustrado por Meg Hunt

Faixa etária: 4-7 anos

Editora: Leiturinha

Número de páginas: 32

O livro apresenta uma abordagem única ao mostrar veículos de emergência em um ambiente noturno tranquilo, em vez da agitação do dia. Essa perspectiva diferente cria um clima de calma e segurança, ideal para a hora do sono. As crianças aprendem sobre responsabilidade, colaboração e a importância de cada função, transmitindo uma mensagem positiva sobre a contribuição de todos. A obra introduz conceitos como trabalho noturno e veículos, enriquecendo o vocabulário infantil e contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e a compreensão do mundo.

  • Quem pegou os morangos, escrito e ilustrado por Marta Comín

Faixa etária: 1-2 anos

Editora: Leiturinha

Número de páginas: 10

O livro prende a atenção dos bebês com seus mecanismos de "puxe e ache". A cada aba puxada, uma nova surpresa é revelada, mantendo o interesse e a curiosidade. Os personagens divertidos, como a rã Rafaela, o hipopótamo Oto, o macaco Marco e a jacaré Zezé, tornam a experiência de leitura ainda mais agradável. A paleta de cores vibrantes e as ilustrações de Marta Comin são visualmente atraentes para os bebês, capturando sua atenção e estimulando a percepção visual.

  • O meu tesouro, escrito e ilustrado por Maria Gianola

Faixa etária: 3-5 anos

Editora: Leiturinha

Número de páginas: 40

O livro aborda de forma sensível a transformação do protagonista, que inicialmente busca um tesouro material e gradativamente compreende a importância dos laços emocionais e da companhia dos amigos. A história permite que as crianças se identifiquem com os sentimentos do javali, como ciúmes e desejo de posse, e acompanhem sua jornada de aprendizado emocional. As ilustrações em tons suaves, que remetem à aquarela, e a linguagem simples criam uma atmosfera acolhedora e agradável para a leitura.

  • O mistério da torta de jabuticaba, escrito por Camile Pasquarelli e ilustrado por Bruna Assis Brasil

Faixa etária: 5-8 anos

Editora: Leiturinha

Número de páginas: 36

Estreia na literatura de Camile Pasquarelli, influenciadora parceira da Leiturinha. Na obra, ela oferece, além das histórias de maternidade e cotidiano familiar das redes, uma narrativa autêntica e inspirada em sua própria família. Aborda o tema da investigação e solução de mistérios de forma lúdica, com cada irmão usando uma abordagem diferente na busca pela torta: metodologia, energia e liderança. As ilustrações vibrantes e divertidas valorizam ainda mais a dinâmica familiar e o trabalho em equipe, mostrando como a colaboração entre os irmãos (e o cachorro Joacir) leva à resolução do mistério.

  • Dia de passeio!, escrito e ilustrado por Amanda Bahia

Faixa etária: 0-2 anos

Editora: Leiturinha

Número de páginas: 10

Estimula o desenvolvimento sensorial de bebês por meio das aplicações de diferentes texturas em tecido, permitindo a exploração tátil de elementos como penas e pelos, fundamentais para a percepção do ambiente. Recortes e abas promovem o desenvolvimento da coordenação motora fina e a compreensão de causa e efeito, incentivando a manipulação e a exploração ativa do objeto livro. Facilita a aquisição precoce de vocabulário ao introduzir conceitos básicos como frutas, vegetais e animais, auxiliando os pais na nomeação e associação de palavras e imagens.

  • Argo, nau de aventuras, escrito por Severino Rodrigues e ilustrado por Fih de Baiano (Gabriel de Menezes)

Faixa etária: 7-8 anos

Editora: Leiturinha

Número de páginas: 40

Oferece uma perspectiva narrativa única, pois a história é contada pelo próprio navio Argo. Isso permite que a criança vivencie a mitologia grega de forma inovadora e envolvente. Aborda os temas da identidade e da essência, explorando como as experiências vividas moldam os indivíduos: mesmo que "por fora" o navio mude, sua essência permaneça. A história serve como introdução acessível e divertida à mitologia grega, apresentando personagens como Jasão e os Argonautas em uma narrativa de aventura e emoção.

[15/12/2025 11:33:37]