
De acordo com o evento, o programa incentiva colaborações e promove oportunidades únicas para profissionais de mais de 20 países se aproximarem do mercado local. O projeto é organizado pela Agência Literária de Sofia com apoio financeiro do Ministério da Cultura da Bulgária, com a parceria da Associação Búlgara do Livro e do Centro Nacional do Livro do país.
Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero e bacharel em Letras: Português e Francês pela Universidade de São Paulo, Thiago Bio é editor júnior no Grupo Editorial Aleph. Com passagem também pela Editora Morro Branco, há dois anos trabalha na produção editorial e na aquisição de novos títulos para os selos Aleph, Goya e Glida. No passado, atuou com edição de revista, reportagem, assessoria de imprensa e comunicação interna.
"É uma honra representar tanto o Grupo Editorial Aleph quanto, pela primeira vez, o Brasil no fellowship de uma feira tradicionalíssima, com mais de cinquenta edições", afirma Thiago ao PublishNews. "A ocasião nos permite estabelecer conexões verdadeiras, conhecer novos rostos e, principalmente, expandir a rede de negócios de cada lado — neste caso, com os países dos Bálcãs e do Leste Europeu e, em especial, da Bulgária. O programa terá discussões interessantes, voltadas a dar luz trazer à tona o mercado da região, e a recepção dos organizadores já está sendo calorosa mesmo à distância. Em linha ao que fizemos em outras feiras internacionais em 2025, de porte mais ou menos similar, como em Taipei e Sharjah, vou a Sófia com o intuito de apresentar nosso catálogo a editores internacionais com quem ainda não temos contato e preparar o terreno para futuras colaborações. Busco descobrir mais o que está sendo produzido e publicado de ficção especulativa na região, entender as práticas para o eixo de não ficção dali e solidificar a lista crescente de títulos infantis e infantojuvenis que lançamos há menos de um ano e meio. A oportunidade também, claro, serve para firmar eventuais contratos para tradução no Brasil."






