
O escritor Tiago Costa é o vencedor da 1ª edição do Prêmio Kindle Vozes Negras, iniciativa da Amazon Brasil em parceria com a Companhia das Letras, com o romance Via Pública. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (17), no Cineclube Cortina, em São Paulo, durante uma cerimônia que reuniu autores negros independentes, jornalistas, agentes e influenciadores literários. O prêmio reconhece e enaltece romances originais brasileiros de autoria negra no gênero de Ficção, publicados via Kindle Direct Publishing (KDP), ferramenta gratuita de autopublicação da Amazon. Como prêmio, Tiago receberá R$ 35 mil e adiantamento de royalties. O livro também será editado e impresso pela Companhia das Letras.
Tiago Costa ressalta que a visibilidade do prêmio consegue elevar as obras finalistas: "Todo mundo aspira alguma coisa: você estar numa editora grande, ser visível, ser lido. Nós cinco, os finalistas, temos um grupo e nós lemos os livros um do outro, porque, como eu disse para o pessoal, quando a maré sobe, o barco todo se levanta e isso significa que, quando você tem visibilidade, você quer levar todo mundo junto com você. E a ideia do livro é sobre isso: pela via coletiva, no sentido de que outras pessoas vivem junto com você. Eu estou muito honrado de concorrer com todos esses e muito honrado com o primeiro lugar", disse ao PublishNews.

A comissão julgadora foi formada por Bianca Santana, autora do livro Quando me descobri negra (Fósforo) e colunista da Folha de S.Paulo; Luciany Aparecida, professora e autora de Mata doce (Companhia das Letras), livro vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2024; e pelo escritor de ficção científica e afrofuturismo Ale Santos, autor do livro O último ancestral (HarperCollins). A concepção do prêmio é uma iniciativa da Amazon Brasil, realizada em parceria com a Companhia das Letras. Além da obra de Tiago Costa, os finalistas ao prêmio foram: Amiga com piscina, de Daiana de Souza, Borda infinita, de Tássia Nascimento, Febre inocente, de J. Oliver Jr., e Olhos rubros de sal, de Márcia Moura. Os finalistas terão seus livros publicados como audiolivros pela Audible no Brasil.
“Estamos muito orgulhosos em anunciar Via pública como a obra vencedora da primeira edição do Prêmio Kindle Vozes Negras. Este prêmio é fundamental para celebrar e amplificar a voz de autores negros independentes no Brasil, promovendo a representatividade e a diversidade em nosso cenário literário. Por meio do KDP, democratizamos a publicação, permitindo que talentos como Tiago floresçam e suas histórias alcancem um público amplo. É compromisso da Amazon garantir que todas as vozes encontrem seu espaço", afirmou Ricardo Perez, líder do negócio de livros da Amazon no Brasil, em nota enviada à imprensa.
Editora parceira do prêmio, a Companhia das Letras destaca a capacidade dos romances finalistas de apresentaram um panorama da diversidade dos registros literários da produção brasileira contemporânea. “Agradecemos às centenas de autoras e autores negros que participaram, parabenizamos todos os finalistas e saudamos Tiago Costa pela conquista. A Companhia das Letras acredita no poder da palavra e tem o compromisso de fazer com que todas as histórias encontrem seus leitores. Afinal, escrever é criar mundos dentro do mundo — e uma editora é, por essência, um lugar onde mundos se encontram.”, declarou Fernando Baldraia, editor de diversidade da Companhia das Letras, na mesma nota.






