
Dentro desta nova fase, a Palavras divulga três lançamentos ainda este ano: o livro informativo Andanças e descobertas de Oliver, de Ana Garralón, com ilustrações de Maria Pascúal de la Torre, o infantojuvenil Uma flor que cresce nos escombros, de Jairo Buitrago, com ilustrações de Erre, e a obra que inaugura o selo Dias62, a publicação em quadrinhos O florzinha, de Juan Sepúlveda e Antonio Santos Mercero, com ilustrações de Marina Cochet e tradução de Ivan Martin.

Já no segmento de livros didáticos, a Palavras ampliará a sua atuação, disponibilizando para os professores uma plataforma que oferece soluções educacionais, entre elas coleções didáticas para todos segmentos da Educação Básica, atividades e avaliações para formação integral do estudante e projetos para múltiplos letramentos, como digital e leitor literário.
E foi pensando em marcar essa a nova fase que a Palavras criou uma nova identidade visual, que expressa o amadurecimento e a força que a editora vem conquistando no mercado editorial brasileiro desde a sua chegada, em 2003.
Novo selo adulto

“A ideia é que, com a estrutura e aprendizagem adquiridas ao longo desses anos, a editora possa ampliar o universo de leitores e levar, com a mesma qualidade de produção textual e imagética, o propósito de incentivar a leitura entre pessoas de qualquer idade e formar novos leitores”, explica Cândido Grangeiro, editor da Palavras Educação, em nota enviada aos jornalistas.
Dentre os primeiros lançamentos programados para o selo Dias62 está a novela gráfica O florzinha, que retrata a repressão aos homossexuais durante a ditadura franquista na Espanha, trazendo um tema relevante, que não se limita a um ou outro contexto, mas a toda uma realidade que relega às sombras parcela significativa da humanidade. O novo selo também publicará Das ruas às linhas: vozes do slam brasileiro, uma coletânea de poemas que marcaram o desenvolvimento do slam no país, trazendo às páginas a voz e a resistência de importantes grupos das grandes cidades do Brasil. Este lançamento está previsto para março de 2026.
“O selo Dias62 chega com o propósito de formar um catálogo substancioso de textos literários, a partir do pressuposto de que a literatura nos permite experimentar os mais diversos aspectos da vida, criar e recriar projetos, testar formas de alegrias e esperanças, assim como de angústias, tristezas e mortes. Transitar, assim, pelos opostos para descobrir quem somos e o que desejamos”, enfatiza o editor.
Novos títulos
Com a chegada do selo, a Palavras projeta a publicação de mais de 20 títulos em três frentes: literatura para as infâncias e juventudes, livros informativos e o selo Dias62. “O nosso objetivo é ampliar o público leitor e consolidar o diálogo com tradicionais parceiros, em especial a escola, pública e privada, e as inúmeras iniciativas ligadas à educação popular e à formação de leitores. A ideia é atingir todo o país, com livros criativos, instigantes, que marcam profundamente o leitor e sua experiência leitora”, antecipa Cândido.
A Palavras também levará o seu catálogo de didáticos, bem avaliado e testado no PNLD, para outras frentes, desde associações que trabalham com educação popular até escolas privadas, em todos os segmentos da Educação Básica e com projetos pedagógicos inovadores.
“Olhando o futuro, os próximos lançamentos da editora contam com novidades empolgantes, como uma nova linha editorial voltada aos livros informativos, que emprestam da literatura toda imaginação e criatividade, para ativar, entre as crianças, a curiosidade pelo conhecimento e o gosto pela leitura. Os lançamentos literários, por sua vez, diversificam as linguagens e as temáticas hoje presentes no catálogo”, diz ele.
"Antes feito de papel e tinta, hoje o livro depende cada vez mais das tecnologias digitais – na concepção, na produção e nas formas de circulação. Nos esforçamos ao longo desses anos para dominar esse novo jeito de fazer, de tecer o conteúdo, didático ou literário, em múltiplos formatos, impresso ou digital”, resume o editor da Palavras.






