Janela Livraria inaugura terceira unidade em Laranjeiras, com prosa e música
PublishNews, Monica Ramalho, 12/11/2025
Com atividades infantis pela manhã, os escritores Gregório Duvivier e Marcelo Moutinho inauguram a loja no final da tarde, seguido pelo samba de Pedro Paulo Malta

As sócias da Janela Livraria © Monica Ramalho
As sócias da Janela Livraria © Monica Ramalho
A Janela Livraria vai inaugurar neste sábado, 15, com programação desde cedo, a sua terceira unidade no Rio de Janeiro — desta vez, num dos cantos mais charmosos de Laranjeiras, em frente à pracinha que notabilizou o bairro por causa de uma frequente roda de samba semanal, realizada por anos a fio pela turma talentosa do Choro na Feira e agora tocada por outros grupos musicais.

A livraria abrirá as portas na Rua Professor Ortiz Monteiro, 15, loja A, ao lado do tradicional Maya Café, cravada na esquina com a Rua General Glicério, Gal Gli para os mais íntimos, um daqueles lugares onde tudo de bom acontece. O novo endereço amplia a presença da rede carioca de livrarias independentes e escreve mais um capítulo na cidade como espaço de convivência e afeto em torno dos livros.

Idealizada pelas sócias Antonia Moura, Leticia Bosisio, Martha Ribas e Renata Maciel, a Janela Laranjeiras chega também para comemorar os cinco anos da marca, que nasceu às vésperas da pandemia, em março de 2020, e vem se fazendo ser notada no mercado editorial. Uma história que ganha mais 100 m² voltados à calçada, com vista ao cotidiano carioca e aos encontros que ele propicia.

“A Janela Livraria quer ser um ponto de cultura no bairro literário por natureza. Aquela rua é linda, uma das mais bonitas do Rio, é um grande jardim! Estamos sendo muito bem recebidas pelos estabelecimentos ao redor e, por isso, penso que seremos uma livraria com vocação de ser vizinha. Sabe aquele lugar que você pode beber um cafezinho, pegar uma xícara de açúcar, um livro que acabou de lançar, sabe?", diz Martha Ribas ao PublishNews.

Das quatro sócias, Martha é a mais experiente nesse mercado. Já trabalhou em todos os setores possíveis e imagináveis que fazem parte da cadeia de produção do livro. É, há anos, uma das mentes por trás da Bienal do Livro Rio e de tantos outros eventos literários na cidade. Experiência que se soma à vontade de Antonia, Letícia e Renata de oferecerem uma agenda de eventos constante e relevante, clubes de leitura, espaço para a criançada se apaixonar pelo mundo de imaginação que os livros atraem.

“Estamos super empolgadas com a área para crianças porque somos fãs da literatura infantil e acreditamos que o amor pelos livros começa na infância. A Janelinha é um projeto pelo qual tenho um carinho enorme e está ficando de encher os olhos! Queremos promover eventos, contações de histórias, oficinas e nos aproximar das crianças de Laranjeiras. É um bairro cheio de vida, com muitas famílias e pequenos leitores. Nós quatro estamos muito felizes e animadas com essa nova etapa”, testemunha Antonia Moura.

Vamos à programação de sábado! A partir das 11h, Joana Cabral dará conta das atividades infantis e da contação de histórias. Às 17h, está previsto o brinde de boas-vindas, seguido da mesa “O céu da língua e o chão da cidade”, às 18h, reunindo os escritores Gregório Duvivier e Marcelo Moutinho, com mediação de Cláudia Lamego, moradora da rua. Para fechar o dia, o cantor Pedro Paulo Malta vai assumir o microfone às 19h e emendará um samba melhor que o outro até às 22h, no restaurante Esperança Eco, que fica em frente à nova Janela.

Vale lembrar que o legendário Mercadinho São José foi reformado recentemente em outra ponta de Laranjeiras, e que a Livraria e Sebo Casa 11 vem movimentando o bairro com atividades que colocam o livro em destaque, entre elas a Feira do Livro de Laranjeiras, cuja segunda edição será realizada no mesmo dia 15 de novembro, nas instalações confortáveis no Colégio São Vicente, mais para a fronteira de Laranjeiras com o Cosme Velho.

Interessou? Leia: Festa Literária de Laranjeiras realiza a sua segunda edição em sábado inteiro de novembro

[12/11/2025 09:43:05]