
Restrito a convidados, o evento tem patrocínio da Abrelivros (Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais) da CBL (Câmara Brasileira do Livro) e do SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros), e apoio da SP Leituras (Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura), que administra, além da biblioteca, outros equipamentos e projetos para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Como na primeira edição, o encontro reunirá executivos e lideranças de Recursos Humanos do setor do livro, em meio a painéis, coffee-break e premiação de oito empresas (um total de 22 participaram do processo de avaliação). A lista – e todo o processo que a envolve – busca estimular reflexões e ações em torno da seguinte missão: tornar os ambientes de trabalho ótimos lugares para todas as pessoas.
“Não teremos um país leitor enquanto não cuidarmos de quem dedica a vida a formar leitores”, avalia Lu Magalhães, sócia do PublishNews. “O mercado editorial é feito por pessoas que ajudam a construir as bases intelectuais e humanas do país. As empresas da área precisam assumir, com coragem, o compromisso de serem espaços que façam, por dentro, florescer o respeito e a confiança”, diz.
Segundo a consultoria global, ao medir e melhorar continuamente a experiência dos indivíduos, as corporações transformam a cultura em uma vantagem competitiva, com maior colaboração, inovação, agilidade, pertencimento e bem-estar dos funcionários.
“Ouvir os colaboradores, colocá-los no centro da estratégia, implementar planos de melhoria de gestão, tudo isso gera resultados concretos, com aumento nos níveis de confiança, desenvolvimento e desempenho”, afirma Tatiane Tiemi, CEO do Great Place to Work no Brasil. “Ao participar do processo GPTW, chega-se a diagnósticos que orientam decisões mais assertivas e sustentáveis.”

De interessada a ranqueada
Puderam participar do processo do ranking organizações que desempenham atividades do ramo editorial, certificadas pelo GPTW e com 30 ou mais funcionários. Para se certificar, a empresa deve realizar uma pesquisa com seus funcionários e ser classificada como um ótimo lugar para trabalhar por no mínimo 70% deles. Então, ela recebe um relatório com o resultado do estudo e um selo digital de certificação, um atestado de qualidade quanto à gestão de pessoas, válido por 12 meses. Com este, torna-se elegível a participar dos rankings das Melhores Empresas para Trabalhar.
Os benefícios trazidos pela aplicação da pesquisa de clima organizacional são, de acordo com a consultoria global, diversos e significativos. Entre eles se destacam a atração de talentos, o aumento da produtividade e o estímulo à inovação. O objetivo é identificar pontos fortes e áreas que necessitam de melhorias, para então promover um ambiente mais positivo, produtivo e alinhado com o propósito da empresa. Os resultados ajudam na tomada de decisões estratégicas, trazendo bons frutos para a cultura organizacional e o bem-estar dos colaboradores. (Se para participar do ranking é necessário ter 30 funcionários ou mais, número estabelecido pelo GPTW com base em critérios globais de confiabilidade estatística, empresas com 10 ou mais já podem participar do processo de certificação).
Momento de inspiração e coroação
A cerimônia terá mesas/palestras sobre gestão de pessoas e recursos humanos, entrega de troféus e dois momentos para comes e bebes e networking. Também serão distribuídos exemplares da segunda edição da Revista PublishNews, que traz um artigo da diretora de diversidade e inclusão do GPTW, Vanessa Reis.
No texto, ela reflete sobre a boa liderança. “Liderar é, antes de tudo, construir relações de confiança, promovendo um espaço em que as pessoas se sintam ouvidas, respeitadas, pertencentes. Cinco atitudes diferenciam líderes inclusivos e humanizados: 1) Valorizar todas as pessoas; 2) Não reforçar estereótipos; 3) Praticar escuta ativa; 4) Promover pontes, não barreiras; 5) Ter coragem para combater exclusões históricas. Um combo transformador quando colocado em prática”, escreve.
São esperados cerca de 150 profissionais do setor do livro, entre CEOs, outros executivos e, principalmente, lideranças de RH. “A SP Leituras acredita na importância de reconhecer e valorizar as boas práticas de gestão no mercado editorial”, afirma o diretor-executivo da SP Leituras, Miguel Martin Gutierrez Filho. “Apoiar a edição de 2025 do Ranking GPTW-PublishNews e novamente receber o evento na Biblioteca Parque Villa-Lobos reforça nosso compromisso com a promoção da cultura, da leitura e do fortalecimento dos profissionais e organizações que atuam nesse setor estratégico para o país.”
Iniciativa inédita
O ranking “Melhores Empresas para Trabalhar no Mercado Editorial” é fruto de um esforço iniciado em meados de 2023, quando o Great Place To Work e o PublishNews se uniram a fim de mapear, de maneira inédita, organizações do ecossistema editorial no Brasil. Na primeira edição, 21 empresas participaram do processo de avaliação.
A Lista Mercado Editorial PublishNews-GPTW chama atenção para a importância de ter as pessoas no centro dos negócios e de melhorar os ambientes de trabalho, buscando potencializar o desenvolvimento e a satisfação dos colaboradores e o crescimento das empresas.

Pequenas empresas premiadas em 2024
- MOL Impacto
- Skeelo
- Luz da Serra Virtual
Médias e grandes empresas premiadas em 2024
- Grupo Neiva
- Aprende Brasil Educação e International School Education
- +A Educação
- Somos Sistema de Ensino S.A.
Serviço
Segunda Edição do Ranking “Melhores Empresas Para Trabalhar – Mercado Editorial”
Data e hora: 16 de dezembro de 2025, das 10h às 14h
Local: Biblioteca Parque Villa-Lobos (Av. Queiroz Filho, 1205, Alto de Pinheiros — São Paulo / SP)
Evento restrito a convidados (os convites serão enviados em breve, por e-mail e/ou WhatsApp)







