
O essencial de Drummond: um século de poesia em cinco livros
Com projeto gráfico de Mayumi Okyama, o box Essencial Carlos Drummond de Andrade (632 páginas, R$ 279,90) traz os volumes Alguma poesia (1930), Sentimento do mundo (1940), José & Novos poemas (1942 e 1948), A rosa do povo (1945) e Claro enigma (1951) em capa dura com pintura trilateral, seis cards com autocaricaturas e versos do poeta, além de um livreto com ensaio inédito do poeta e editor Tarso de Melo e cronologia completa da vida e obra.
A fixação dos textos foi feita por Edmílson Caminha, pesquisador que teve acesso inédito a exemplares anotados e manuscritos deixados por Drummond. O trabalho dá continuidade ao projeto de reedição integral da obra do autor, conduzido pela Record, com títulos que traçam a curva de amadurecimento do autor e condensam o melhor da lírica brasileira do século XX.
“Segui-lo através das páginas em que ‘seu’ século se inscreveu é deslumbrante — e tormentoso”, escreve Tarso de Melo no ensaio que acompanha a edição. “São os livros que o consagram como o grande poeta brasileiro de um século em que não foram poucos os excelentes poetas que escreveram neste país”.
Dia D na Livraria Drummond: poesia em tempo presente

Na Livraria Drummond, que carrega com orgulho o nome do autor, o Dia Nacional da Poesia será celebrado ao longo de toda a sexta-feira (31). A data, instituída por lei em 2015 a partir de proposta do Instituto Moreira Salles (IMS), remete ao Dia D – Dia Drummond, evento anual criado pelo IMS em 2011 e hoje referência na celebração da poesia brasileira.
A programação inclui uma estante exclusiva dedicada à obra completa do autor — de edições históricas a antologias e títulos infantis —, além de descontos e brindes especiais nas compras de livros de Drummond. O espaço ganha também clima de festa literária, com leituras, música ambiente e intervenções poéticas.
E as homenagens continuam: no dia 17 de novembro, será inaugurada a exposição Drummond em Cena, no Hall do Conjunto Nacional, reunindo fotografias, textos e registros audiovisuais. A mostra ficará em cartaz até 7 de dezembro, reforçando a presença simbólica do poeta no coração da Avenida Paulista.



















