
Na quinta-feira, dia 16, serão exibidos cinco curtas-metragens de animação. Em Vigília noturna, de John Stevenson e Aiesha Penwarden, um marinheiro precisa enfrentar o trauma das batalhas da Segunda Guerra Mundial e os mistérios das profundezas do mar. A cada dia de passa, de Emanuel Nevado, tem como protagonista uma velha ratinha que decide regressar ao local onde foi feliz.
O filme Ilha da Calamidade, de David Johnson, mostra dois marinheiros náufragos que ficam presos em uma ilha tropical com um pinguim travesso. Já O menino e a coruja, de Mário Gajo de Carvalho, apresenta um garoto que vive a vida de forma mágica, rodeado pela atmosfera pitoresca da sua aldeia. Por fim, em Sequencial, de Bruno Caetano, um jovem confronta seus medos pessoais e as adversidades da vida.
O documentário Copinha é a atração do dia 17, na sexta-feira. Dirigido por Joaquim Salles, o longa-metragem acompanha a participação do Esporte Clube Macapá na Copinha, o maior torneio de futebol sub-20 do mundo. O filme mostra a vontade dos atletas Dayveson e Jeremias de chamar a atenção de empresários e olheiros, e o trabalho do treinador Miguel Seruca, que visa lançar a carreira de jovens atletas. Copinha retrata quem vive o futebol à margem dos grandes centros urbanos e aborda temas como masculinidade, religião e a busca por fama nas redes sociais.
E no sábado (18), a diretora Maria Clara Escobar apresenta o documentário Explode São Paulo, Gil. O filme conta a história de Gil, que, quando tinha 20 anos, mudou-se para São Paulo com a mulher para realizar o sonho de ser cantora. Enquanto este desejo não se concretiza, ela ganha a vida trabalhando como faxineira.

Cinema no Museu
Vencedor do Selo de Direitos Humanos e Diversidade da Prefeitura de São Paulo, o Luz na Tela promove sessões de cinema gratuitamente, democratizando o acesso aos mais diversos filmes. Desde a sua criação, em abril de 2024, exibiu Luzes da Cidade, de Chaplin; Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha; Super Xuxa contra o Baixo Astral, de Anna Penido e David Sonnenschein; e O Auto da Compadecida, de Guel Arraes, entre outros.
O Luz na Tela é realizado em parceria com a Levante Plataforma de Ideias, produtora e consultoria cultural voltada à criação, curadoria e gestão de projetos nas áreas de artes, comunicação e memória.
Programação
- Quinta-feira | Dia 16 | Animações Vigília Noturna, de John Stevenson e Aiesha Penwarden; A Cada Dia de Passa, de Emanuel Nevado; Ilha da Calamidade, de David Johnson; O Menino e a Coruja, de Mário Gajo de Carvalho; e Sequencial, de Bruno Caetano
- Sexta-feira | Dia 17 | Documentário Copinha, de Joaquim Salles
- Sábado | Dia 18 |Documentário Explode São Paulo, Gil, de Maria Clara Escobar
Serviço
Luz na Tela do Museu da Língua Portuguesa na 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Data: De 16 a 18 de outubro,
Horário: às 19h
Local: No Auditório do Museu (sujeito a lotação)
Grátis






